Prepare-se para ver sua marca conhecida, pelas suas melhores características, pelo mundo inteiro!
Imagine que seu público alvo sabe exatamente o que a sua empresa faz, como a sua equipe atua, o que a sua marca significa, e qual a sua proposta de valor para o mercado preterido. Visualize todas as redes sociais e plataformas da sua empresa trabalhando em harmonia para promover o seu trabalho, agilizando e acelerando significantemente o tempo de abordagem da sua equipe comercial, facilitando, adiantando e incrementando a sua oferta de valor.
Perceba que sua empresa é reconhecida por qualquer pessoa do mundo que procura sua marca nas plataformas digitais, em menos de cinco minutos. Tudo isso é possível de ser alcançado, por empresas e equipes de qualquer área, a partir da aquisição de conhecimento e ferramentas de comunicação social.
Para que tudo isso se torne realidade você e os líderes de sua equipe precisam desenvolver a percepção de comunicador, tornando-se aptos para compreender, rapidamente, como falar com o público alvo (com fotos, texto e vídeos) por meio das plataformas digitais, agregando, a cada momento, valor à sua marca, na medida em que cada membro da equipe também aperfeiçoa sua exposição pessoal. Para começar esse processo, é preciso que você tenha respostas para as perguntas que seguem:
A partir dessas respostas e diagnósticos, passamos a realizar a gestão da sua comunicação corporativa. Como isso funciona?
A partir de um acordo de absoluto sigilo entre sua empresa, equipe e o consultor, você tem tranquilidade de poder compartilhar inseguranças, dúvidas e informações a respeito do negócio. O consultor, da mesma forma, compartilhará experiências, cases e técnicas para que você seja assertivo em tudo o que produzir de informação a partir dos aspectos positivos da sua equipe e negócios que, quando divulgados de forma correta, podem gerar resultados.
A consultoria acontece por meio de encontros presenciais, conversas (on-line por meio de diversos canais como e-mail, WhatsApp, Instagram, Facebook, etc), leitura de bibliografia indicada pela equipe, experiências (produção de conteúdo) e desenvolvimento conjunto (entre consultor e equipe da empresa) das seguintes ferramentas:
1. BRIEFING: guiado por essa ferramenta você iniciará o processo de assimilação a respeito de quais informações são pauta sobre a equipe e a empresa. Que tipo de conteúdo relevante sua marca deve gerar? Quais são as referências? Quem inspira? Que caminho podemos seguir? Com quais plataformas a sua equipe e marca mais se identificam?
2. GESTÃO DA IMAGEM: vamos avaliar se a postura da sua marca e equipe estão alinhados com o propósito do negócio e se sua equipe comunica exatamente aquilo você gostaria que ela comunicasse para gerar resultados. Nessa etapa também vamos estudar referências e trocar ideias sobre novos padrões a serem adotados no dia a dia do time, de forma estratégica, sempre pensando na geração de resultados para sua marca.
3. GESTÃO DO CONTEÚDO: vamos avaliar todas as possibilidades de geração de conteúdo estratégico que a atividade da sua empresa possibilita. Vamos entender como gerar uma pauta (quais são os critérios básicos para que ela seja o mais profissional possível). Vamos avaliar a) quais informações, b) em que formato, c) prepararemos para quais plataformas.
4. GESTÃO DAS PLATAFORMAS: vamos observar referências e o que as marcas do seu segmento estão fazendo em suas plataformas. Vamos perceber que modelos devemos seguir e o que não queremos repetir. Vamos escolher com quais plataformas trabalhar e como será a nossa abordagem para cada uma dessas ferramentas.
5. CRONOGRAMA: A partir da escolha das pautas, referências, construção das personas da equipe, atitude da marca e seleção das plataformas que usaremos, vamos gerar o cronograma que vai nos mostrar por onde começar, como prosseguir e como manter o ritmo adequado de produção de informação e distribuição dos produtos para alcançarmos nossos objetivos.
6. PRODUÇÃO: A partir do nosso cronograma definido vamos indicar quem são os profissionais mais preparados para auxiliá-lo na produção do seu conteúdo qualificado. Há algumas coisas que a sua própria equipe poderá e deverá fazer (de acordo com as aptidões e talentos). Para outras atividades vamos indicar que você recorra a profissionais da área da comunicação (e outros assessores), sempre no intuito de que o seu material seja o mais assertivo possível.
7. AVALIAÇÃO DA REPERCUSSÃO: sua equipe será acompanhada para verificar a qualidade das suas publicações e apontar ajustes durante período estimado, até que sua própria equipe aprenda a avaliar tecnicamente o material produzido para sua marca e negócio. Nesse período vamos perceber também qual a melhor forma de responder ao público e como gerar venda a partir dos retornos que a empresa vai receber.
8. FEEDBACK: é preciso saber como você e sua equipe se sentiram ao trilhar essa jornada. Sua avaliação e feedback são muito importantes para o aperfeiçoamento da metodologia da consultoria. Minha missão é capacitar bons profissionais e marcas com missões diferenciadas para que comuniquem mais e melhor, gerando resultado em suas carreiras e negócios, além de um efeito positivo na comunidade em que estão inseridos, em seu país e no mundo.