Menu

All-Line Relations

02/07/2018

Mais Luz, Menos Custo

Retrofit Total para LED Gera Economia, Eficiência e Conforto no Ambiente de Trabalho

"Se em pequenos espaços já temos significativa redução dos valores das contas de luz com o retrofit, podemos imaginar o cenário em uma indústria em que a fatia dos custos mensais destinados com as contas de energia varia  de 20% à 30% da receita desta mesma empresa!" (Karyne Vargas) Retrofit Total para LED Gera Economia, Eficiência e Conforto no Ambiente de Trabalho (Karyne Vargas) Embora o valor das lâmpadas em LED seja mais elevado, quando comparado ao valor das lâmpadas convencionais, o investimento é justificado pois o retorno financeiro gerado a partir da economia é facilmente percebido

Muito falamos do quanto a troca das lâmpadas convencionais pelas com tecnologia em LED é uma ótima decisão para quem busca economia, durabilidade e redução de manutenção. Sabemos que é matematicamente comprovada a diminuição de consumo de energia com o uso do LED, bem como o quanto o valor é reduzido nas contas de energia posteriores ao retrofit. Embora o valor das lâmpadas em LED seja mais elevado, quando comparado ao valor das lâmpadas convencionais, o investimento é justificado pois o retorno financeiro gerado a partir da economia é facilmente percebido. Ou seja, o custo-benefício é extremamente positivo. O consumo de energia de uma residência ou de espaço comercial não se compara ao consumo gerado pelos grandes pavilhões industriais. Se em pequenos espaços já temos significativa redução dos valores das contas de luz com o retrofit, podemos imaginar o cenário em uma indústria em que a fatia dos custos mensais destinados com as contas de energia varia  de 20% à 30% da receita desta mesma empresa!

Como case de sucesso, quando falamos em Retrofit Total, citamos um trabalho realizado pela LEDLUXOR POWER LED BRASIL para uma grande empresa do setor metal-mecânico nacional com uma planta fabril contemplada com o retrofit 11.340 m². Ali, foram avaliados detalhadamente fatores essenciais para o sucesso de um projeto de grande porte, como custos (investimentos x payback), modelo de luminária adequado, localização ideal de pontos e altura de instalação, e iluminação apropriada conforme as normas nacionais. O projeto inicial foi voltado apenas para um dos pavilhões da empresa. Com a eficácia comprovada, a decisão do cliente foi por replicar o projeto para mais 5 pavilhões totalizando 550 pcs trocadas aproximadamente. O produto utilizado neste retrofit foi a High Bay modular 200w para substituição das tradicionais high bays metálicas de 400w. O ângulo escolhido no projeto foi de 60x150 graus gerando o melhor aproveitamento da luz emitida de acordo com o espaço em que as luminárias foram instaladas. O ganho de luminosidade se mostrou efetivo saindo de uma média de 200 lx e máxima de 240lx, para uma média de de 410 lx e máxima de 653 lx, melhorando significativamente a iluminação e se adequando as normas vigentes de acordo com as atividades exercidas dentro do pavilhão.

O sucesso desta empresa na economia gerada com a conta de luz, a partir da troca de todas as lâmpadas convencionais pelas de LED, está sendo muito grande. A economia anual gerada por este retrofit é de aproximadamente R$ 217.451,52, sem considerarmos os custos de manutenção (que as luminárias anteriores costumavam gerar no mesmo período) e que agora serão suprimidos. O retorno total do investimento será alcançado pela empresa num período estimado de dois anos. Isso só foi possível porque o trabalho foi realizado em equipe, com análise do profissionais envolvidos nas especificações corretas e personalizadas para este cliente. Este projeto contou com a visão estratégica da LEDLUXOR, que percebe no retrofit para o LED uma forma de gerar economia para seus clientes, a partir do momento em que os custos mensais com energia são significativamente reduzidos, aliando a isso, todas as melhorias e adequações técnicas que um projeto luminotécnico adequado proporciona. Além de visão e planejamento estratégicos a parceria com profissionais qualificados, projetos personalizados e produtos de qualidade são fundamentais para resultados de excelência.

Economia de Energia de 40%
“Unidades fabris são um ambiente pouco favorável para uma iluminação com baixa manutenção e alta durabilidade. Partículas em suspenção, ambiente hostil, baixo índice de manutenção, são fatores que oneraram o sistema de iluminação. Definidos os parâmetros iniciais do projeto, com base na NBR ISO/CIE 8995-1/2013, realizou-se a simulação eletrônica do sistema de iluminação aplicando luminárias LED fornecidas pela LedLuxor. A solução proposta com 83 luminárias de 200W atendeu os parâmetros técnicos impostos pela técnica e legislação atual para as 6 áreas foco da unidade fabril. Área é composta por 4 setores de estoque, circulação de pessoal e movimentação de materiais, e setor de trabalho da  fabricação e maquinários. A implementação proposta proporciona melhor iluminação e uniformidade para as atividades desenvolvidas na fábrica de tubos. Com esta solução a economia de energia resultante é da ordem de 40%, para uma iluminação muito superior a encontrada, e em conformidade com a legislação atual. O resultado do projeto contribui para a melhoria do bem estar dos funcionários (facilitando o grau de atenção ás tarefas desenvolvidas nas áreas foco), está em conformidade ao momento atual de redução de custos (com um consumos de energia muito mais adequado), e aplica materiais de maior eficácia na iluminação atual, sistema LED. A aplicação deste primeiro projeto motivou o grupo empresarial a ampliar a solução para os demais pavilhões da unidade fabril” (Flavio Bortolotto Almeida, Engenheiro Projetista)

 

Melhorias para sistemas de iluminação de edifícios já consolidados
“Quando fomos chamados para visitar as instalações da Indústria logo percebeu-se a necessidade de um projeto de Retrofit. Buscamos com essa solução conservar a estrutura original de iluminação, substituindo as luminárias existentes por equipamentos mais modernos e eficientes. O ambiente demanda maior potência dos componentes, a fim de produzir maior fluxo luminoso, algo necessário para vencer o pé direito elevado e ainda prover suficiente iluminação no plano de uso. Esse foi o ponto de partida para o projeto, visando melhorar as condições de iluminação da fábrica, que se utiliza exclusivamente da iluminação artificial. O que buscamos foi modernização com sustentabilidade e economia inteligente. Neste sentido a opção foi substituir as luminárias existentes pelo sistema LED capaz de igualar o fluxo luminoso das mais potentes lâmpadas disponíveis, tornando possível o retrofit. O grande diferencial do LED se resume a dois fatores principais: eficiência energética (menor consumo de energia que produz maior fluxo luminoso) e a durabilidade (redução dos índices de manutenção), fatores importantíssimos para a indústria. A elaboração do projeto envolveu uma série de itens a serem estudados:
- Levantamento de dados arquitetônicos e característicos do local (dimensões, atividades desenvolvidas). Estudo do entorno imediato para elaboração do projeto e verificação da iluminância necessária ao ambiente;
- Caracterização do ambiente, determinação da Iluminância Mantida, do Índice de Reprodução de Cores e do Índice de Ofuscamento Unificado, NBR 8995;
- Adequação do espaço, no que diz respeito à iluminação sob normas vigentes.
- Critérios de elaboração dos cálculos para elaboração do projeto, considerando os pontos, medidas e raios relacionados com o nível de luz relacionado a um determinado ponto de trabalho;
- Estudo do histórico de consumo de energia da fábrica;
- Manutenção dos equipamentos de iluminação e seu desgaste;
Com o projeto finalizado e implantado na sua primeira fase, já foi possível perceber um aumento da eficiência energética e, ao mesmo tempo, a garantia de uma iluminação de qualidade. O resultado demonstrou a eficácia do sistema LED e motivou o Grupo a implantar o projeto nos demais pavilhões. Para um futuro melhor, é extremamente válido repensar e investir em melhorias para sistemas de iluminação de edifícios já consolidados.” (Sandra Carvalho, Arquiteta e Urbanista)