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Comunicação Para Grupos

03/07/2019

Assinatura Gastronômica Online

Além de ser uma proposta inspiradora e uma forma diferenciada de apresentar produtos temáticos, o Clube do Nono ainda gera economia

Queremos exportar a cultura e a gastronomia local para o restante do Brasil ( Foto: Cleiton Camassola de Sene ) A caixa Serra Gaúcha surgiu da ideia de um cliente de São Paulo que já era assinante da caixa Sabores do Mundo, mas que gostaria de receber produtos daqui, como o salame, queijo e embutidos ( Foto: Cleiton Camassola de Sene )

A assinatura gastronômica online do Clube do Nono entrega aos participantes, todos os meses, uma caixa de produtos selecionados, em duas modalidades, a caixa Sabores do Mundo e a caixa Serra Gaúcha. O projeto idealizado pelo empresário Cleiton Camassola de Sene nasce a partir de uma seleção criteriosa de itens para cada edição. “Realizamos um estudo de três a quatro meses, de todos os produtos que compõem as caixas. Temos uma equipe especializada nesse teste de aceitabilidade, qualidade e avaliação do que será incluído na caixa de cada mês”, explica. Além de ser uma proposta inspiradora, e uma forma diferenciada de apresentar produtos temáticos, a ideia gera economia. “Consumindo a caixa o cliente economiza em média 58% do que se comprasse os itens separadamente, no mercado”, explica Sene que está desenvolvendo estratégias para popularizar a marca e a contratação de assinaturas por todo o país.

O que o assinante do Clube do Nono recebe todos os meses?

Todo mês o assinante recebe uma caixa com um tema surpresa. Na Caixa Sabores do Mundo incluímos uma bebida e comidas que sejam harmônicas, que se complementem em sabor e que façam jus ao tema do mês. Já na caixa Serra Gaúcha criamos temas a partir das cidades da nossa região. O foco é enviar produtos que as agroindústrias produzem. Queremos exportar a cultura e a gastronomia local (que é super bem conceituada) para o restante do Brasil. Então participar do Clube do Nono é uma oportunidade para quem já visitou o Rio Grande do Sul e a Serra Gaúcha poder receber no seu estado as delícias que cultivamos e produzimos.

Como é realizada a seleção dos itens? Quais são os critérios?

O primeiro passo é definir o tema e estudar a respeito de quais produtos vão integrar a temática. A partir dessa definição nós degustamos um por um. Após a aprovação, se acharmos que ele vai se encaixar com a proposta, programamos a compra. Para a nova proposta que estamos lançando, a caixa Serra Gaúcha, seremos pautados pelo tipo de produto característico da região que escolhermos, por meio de um processo que inicia na pesquisa e no contato com os produtores locais.

Por que evidenciar os produtos da Serra Gaúcha?

A caixa Serra Gaúcha surgiu da ideia de um cliente de São Paulo que já era assinante da caixa Sabores do Mundo, mas que gostaria de receber produtos daqui, como o salame, queijo e embutidos. Diante dessa solicitação, desenvolvemos a ideia de divulgar para o Brasil o que a gente produz aqui. Toda a região Sul produz farta gastronomia, que é admirada por quem vem de fora nos visitar. Acredito que as pessoas gostariam de receber em casa essas lembranças da Serra Gaúcha. Percebo que desejam conhecer um pouco mais daquilo que produzimos aqui, em cada época. Assim, esse cliente vai poder degustar e consumir as nossas delícias. Existe muita coisa boa que é feita aqui e a ideia é divulgar ainda mais isso, possibilitando que os outros Estados conheçam um pouco mais sobre nós. A caixa é uma oportunidade de resgate para aqueles que foram embora do Sul e já não têm mais contato com a cultura e com os produtos que marcaram sua infância. Tornando-se assinante essa pessoa passa a receber mensalmente esses produtos.

Como destacar-se no mercado de assinatura online?

É evidente a ausência de empreendimentos com essa configuração no mercado. Não temos algo que realize a entrega de comida e bebida de uma forma temática, com uma abordagem surpresa e que preze pela harmonização. Há muitos clubes de bebidas e comidas, porém praticamente nenhum com a ideia de temática. A nossa estratégia é instigar as pessoas com o elemento surpresa. Não é maravilhoso receber uma caixa com produtos de gastronomia temática todos os meses, no aconchego do lar?

Como surgiu a ideia do clube de assinaturas?

Inauguramos a nossa loja física, Nono Nando Empório Gourmet, em março de 2017, em São Marcos (RS). Durante os meses do empreendimento percebi que as pessoas eram resistentes a experimentar produtos novos. A ideia do Clube do Nono nasceu justamente para que eu pudesse fazer uma seleção variada de produtos e sugerir que provassem, no intuito de fidelizar o cliente da loja. Eu fazia planos de três meses para que os clientes provassem as nossas seleções e, com o passar do tempo, a proposta começou a despertar o interesse das pessoas de fora da cidade. Desconhecidos passaram a me procurar porque queriam assinar também. Em seguida eu resolvi investir no site, que passou a se chamar Clube do Nono, e aí a necessidade de inovar nos fez chegar à caixa “Sabores do Mundo”. O Clube surgiu para atender um interesse que eu tinha de convidar às pessoas a provarem produtos que elas não consumiam normalmente.

Qual a sua meta?

Quero ser reconhecido nacionalmente e despertar o interesse das pessoas em assinar e fazer parte desse projeto. O objetivo é conquistar assinantes em todos os Estados do país.

O que é preciso para ser um bom empresário?

É imprescindível ter persistência e força de vontade. Devemos buscar inovação mantendo o controle sobre o empreendimento, com planejamento e metas definidas. Esse é o caminho para prosperar.

Como iniciou tua trajetória como empresário?

Tudo começou há mais ou menos dois anos, quando eu ainda morava em Bento Gonçalves e tive a ideia de abrir uma microempresa para vender vinhos sob encomenda. Comecei com uns amigos comprando vinhos e depois passei a trazer outros produtos gourmets como azeites e queijos, tudo sob encomenda. Ao retornar para São Marcos, minha cidade natal, decidi investir na abertura de uma loja reunindo itens nacionais e importados, algo que era inédito na cidade porque não tinha nenhum empreendimento no segmento de empório gastronômico. Quando eu comecei a trabalhar com a ideia, meu desejo era trazer para cá uma diversidade de produtos que não era possível encontrar no supermercado. A minha trajetória como empresário, apesar de recente, tem me ensinando muito. Aprendo todos os dias enfrentando as dificuldades do nosso país, em especial no Rio Grande do Sul; são muitos os desafios de empreender, buscar crescer com um negócio próprio, persistir nele e fazê-lo se consagrar. É um grande propósito!

 

ENTREVISTA I DAIANE DE TONI I EDIÇÃO I CAROLINE PIEROSAN