Menu

Comunicação Para Grupos

02/07/2018

O Olhar Moderno Sobre a Cachaça

“Diversos drinks hoje são feitos com cachaça e a gastronomia também está cada dia evoluindo e aceitando esta bebida tão genuinamente brasileira que tem todo o seu estilo e requinte”

A melhor cachaça é aquela que agradar o seu paladar, beba ela gelada ou ao natural, em drinks ou pura com pedras de gelo feito com água de coco. O importante é saber valorizar o que é nosso! (Foto: Divulgação) Karen Panizzon, Roselene Ferreira, Susana Chies e João Pulita, brindam com drink de cachaça (Foto: Divulgação) Andrea e Daniel Guerra degustam drink feito de cachaça Casa Três Vendas  (Foto: Divulgação)

Na época do Brasil Colônia, tínhamos muita produção de açúcar. A primeira espuma que fervia e subia à superfície era chamada de Cachaça. Ela era fornecida aos animais ou descartada. A segunda espuma era consumida pelos escravos, em seguida, com a destilação da espuma e do melaço fermentados, e a produção do líquido de baixa qualidade, esta passou a ser nomeada Cachaça sendo fornecida a escravos ou adquirida por pessoas de baixa renda. Ainda hoje, as pessoas, em especial da região Sul do nosso País, têm medo deste produto magnífico, pois ainda têm em mente o velho conceito da cachaça. Os tempos mudaram, hoje estamos em pleno século XXI e o olhar sobre a Cachaça já é bem diferente. Diversos drinks hoje são feitos com cachaça e a gastronomia também está cada dia evoluindo e aceitando esta bebida tão genuinamente brasileira que tem todo o seu estilo e requinte.

Minas Gerais é um local onde muitas mulheres cuidavam dos alambiques enquanto os homens trabalhavam no garimpo. O Estado é produtor de cana de açúcar e possui diversos alambiques maravilhosos, que produzem cachaças de primeiríssima qualidade. Neste ano, tive a oportunidade de conhecer a Expocachaça, que ocorreu nos dias 07 a 11 de Junho em Belo Horizonte. Durante a feira percebi a quantidade de alambiques de todo o nosso país - Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte e, lógico, Minas Gerais, entre outros. O conhecimento é sempre válido. É por meio dele que aprimoramos os nossos conceitos e passamos a enxergar o mundo com outros olhos. As Cachaças produzidas hoje, pela maioria de alambiques de primeira qualidade, passam, no processo da destilação, pela separação entre: cabeça, coração e cauda. O coração é a parte de excelência da cachaça, ou seja, a cachaça de boa qualidade tem que ser feita apenas com o coração da cana. A melhor cachaça é aquela que agradar o seu paladar, beba ela gelada ou ao natural, em drinks, ou pura, com pedras de gelo feito com água de coco. O importante é saber valorizar o que é nosso. Uma degustação de cachaças com queijos, produto colonial típico da Serra Gaúcha, fica um espetáculo! Tim tim!

Susana Chies - Empresária e Cachacier