Menu

Comunicação Para Grupos

30/11/2016

Por Que Orgânico?

Estamos aprendendo a comer bem, na medida certa, e com qualidade nutricional  

"O orgânico é o ingrediente de maior qualidade que podemos conseguir em nossa região. Mas e pizza, pode ser saudável? Claro! A pizza pode ser muito nutritiva e não apenas gostosa, porém pobre em vitaminas ou prejudicial ao organismo " Chef Thiago Paese Favero "Tudo o que usamos é de verdade! Nada pronto, &quotde caixinha". Isto sim, para mim, é coisa de gourmet: utilizar ingredientes reais" Chef Thiago Paese Favero O Bugio Eco fica na Visconde de Mauá, 390, bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul. O restaurante funciona das 18h as 23h

Vivemos uma onda de gourmetização de ingredientes, normalmente industriais.Tentam nos atrair com receitas prontas de pacote porém nada saudáveis, que geralmente custam “o olho da cara”, e acabam sendo uma bela enganação. Um chef que ama a gastronomia de verdade deve utilizar ingredientes puros, cultivados com a alma. Eles têm muito mais sabor e são muito mais saudáveis. Também são nutricionalmente mais ricos, sem falar na questão ecológica, e na soma destes fatores para o peso que a alimentação exerce sobre o planeta. O orgânico é o ingrediente de maior qualidade que podemos conseguir em nossa região. Mas e pizza, pode ser saudável? Claro! A pizza pode ser muito nutritiva e não apenas gostosa, porém pobre em vitaminas ou prejudicial ao organismo. Quem não adora uma pizza fresquinha, montada na hora? Se é possível utilizar produtos orgânicos, melhor ainda! Se consigo ingredientes únicos e acessíveis, quero que todos possam degustar. Gosto de usar cogumelos, que caem muito bem, são ricos em nutrientes e agradam a maioria.Temos molhos artesanais, como mostarda e pimenta verde, além de ingredientes diferentes de acordo com a estação, como flores comestíveis. Vamos harmonizando com o que os produtores regionais nos oferecem.

A massa é sempre um dos maiores segredos para se fazer uma boa pizza. A base da que produzimos é fermentada naturalmente a partir de bananas (o processo é mais lento e menos agressivo à digestão). Utilizamos ainda um mix de farinhas orgânicas, já reduzindo o teor de glúten, pois as farinhas brancas normais de hoje são acrescidas de muitos aditivos reforçadores e branqueadores. Também não utilizamos açúcar na massa, o que comumente é feito para alimentar o fermento. Em nosso caso, aproveitamos a frutose da banana. Temos também uma massa “tipo pão-de-queijo” (sem glúten), muito mais leve e que configura um super alimento à base de mandioca. E os queijos? Utilizamos como base ao molho vermelho um mozarela orgânico de produtores regionais, com menos gordura. O mozarela industrial convencional é muito pesado e não considero que seja um queijo de verdade. Usamos gorgonzola, parmesão uruguaio e coalho cichelero – é o que temos de melhor na região! Também elaboramos um excelente cream cheese vegano, sem lactose. Veganos e vegetarianos? Conosco estão no paraíso! Temos opções a partir de toda nossa criação dos molhos (sem lactose, neste caso), massas e receitas com muitos legumes e cogumelos sem usar nenhum ingrediente animal (nem ovos). Carnes? Prezamos pelo mais natural neste ingrediente, optando pelo gado angus da região de Farroupilha. Montamos também pizzas doces com uma receita de chocolate da Bahia, feito com cacau e coco. Tudo o que usamos é de verdade! Nada pronto, “de caixinha”… Isto sim, para mim, é coisa de gourmet: utilizar ingredientes reais. Estamos aprendendo e evoluindo. É ótimo perceber que as pessoas estão melhorando seus hábitos alimentares, curtindo esse alimento de ideal e coração que já vem da agricultura familiar, buscando comer bem ao invés daqueles exageros do passado e enganações. Uma vida saudável é uma bela escolha para você e o mundo!

Chef Thiago Paese Favero