Menu

Comunicação Visual

04/07/2019

A Criança é Produtora de Cultura

“A intencionalidade docente e a sedução estética dos contextos de aprendizagem associadas ao tempo, espaço e materiais ofertados às crianças, permitem que, ao se relacionarem, elas inventem seus fazeres da vida cotidiana”

Procuramos cuidar e educar, materializando nossos objetivos na infraestrutura de ambientes planejados e construídos para atender aos pequenos com segurança e qualidade A Escola de Educação Infantil Esconderijo Sapeca atua há 25 anos em Caxias do Sul, cuidando e educando crianças de 0 a 5 anos e 11 meses "Fazemos com a criança, acreditando na educação integral e na potencialidade das experiências da infância"

A educação infantil, no Brasil, está passando por mudanças e transformações influenciadas por novas políticas educativas e por experiências inspiradas em pensadores europeus, americanos e latino-americanos. A escola de educação infantil Esconderijo Sapeca escolheu um posicionamento pedagógico híbrido. Contudo, dá ênfase à experiência de infância, entendendo que, na cultura de pares - relação que ocorre entre criança e criança – há saberes que vão sendo revelados (a partir da apropriação direta e criativa) afetando o seu modo de sentir e agir. Assim, gradativamente, a criança vai construindo conhecimento e desenvolvendo competências necessárias para participar do e no mundo adulto.

Viver uma experiência de infância implica a proteção do tempo aiônico, tempo de intensidade, de presença e inteireza. O educador e filósofo argentino Carlos Skliar instiga a pensar sobre o tempo chronos, kairós e aión. O primeiro tempo é linear, cronológico, aquele que marca a rotina das pessoas. O segundo é raro, tempo de oportunidade, da relação. Tempo de estar com o outro, de aprender e construir juntos. O outro é o tempo da infância e, portanto, de cada criança, sendo capaz de possibilitar que a experiência aconteça, assim, única, pessoal e intransferível. É importante que a escola seja percebida como organismo vivo, e como um espaço de transformação e inovação. Com base no modelo praticado na Esconderijo Sapeca procuramos cuidar e educar, materializando nossos objetivos na infraestrutura de ambientes planejados e construídos para atender aos pequenos com segurança e qualidade.

O trabalho com crianças pequenas exige planejamento da gestão pedagógica, da equipe organizacional e de pessoas em processo de formação continuada. A articulação e a interdependência entre os diferentes processos da gestão pode possibilitar que a escola seja, por excelência, uma instituição que fomenta a vontade de aprender, e, principalmente, um lugar que acolhe, no cotidiano, vidas em processo de crescimento. Na área pedagógica, destacam-se as concepções e os fundamentos que dão sentido à experiência singular de cada criança de modo que ela possa produzir cultura infantil.

A partir da intencionalidade docente, contextos de aprendizagem são produzidos, cuja sedução estética associada ao tempo, espaço e materiais ofertados aos grupos de crianças, permite que elas, ao se relacionarem, inventem seus fazeres da vida cotidiana. Um olhar e escuta sensível ao tempo da criança qualifica os processos educativos individuais e coletivos: o sono, a alimentação, a higiene, a aprendizagem, o brincar, as interações e as descobertas que são próprias desta fase da vida. No entrelaçamento de inspirações educacionais, o italiano Loris Malaguzzi, fundamenta a teoria-metáfora das cem linguagens da criança. Trata-se de uma abordagem pedagógica que valoriza a pesquisa e a arte como estratégias de ensino que visa explorar as linguagens expressivas e artísticas, promovendo a participação e protagonismo dos pequenos.

Tudo isso está intimamente articulado com os projetos inovadores de educação infantil: (1) Cuidar é chique. O projeto promove ações para a hospitalidade e o acolhimento nos espaços e nas relações construídas entre crianças, professoras e o mundo. (2) Esconderijo tem tudo que preciso, é uma iniciativa dirigida às famílias e às crianças, no entrelaçamento de encontros e de convívio com toda a comunidade escolar. (3) Biblioteca: uma casa que cabe muita gente se inspira na lógica da formação do leitor literário, da mediação da leitura e do acesso ao livro, possibilitando que a criança e a família usufruam da Biblioteca e do acervo literário para explorar o simbólico contido nas narrativas. (4) Ateliê Sapeca. É um projeto voltado para as linguagens artísticas e expressivas da criança. O cuidado estético vincula-se à imagem da criança como sujeito de direitos nas múltiplas linguagens, que nutre a curiosidade divertida. Os resultados alcançados com esses projetos servem de motivação e consolidação dos fins da escola. Ou seja, uma escola que respeita o ritmo e o tempo dos processos das pessoas envolvidas no ato de educar.

Em 25 anos de atuação da escola Esconderijo Sapeca criamos condições para alimentar sonhos e esperanças. A dedicação e a constância de propósito servem de mote para a projeção de novas etapas com novos arranjos culturais que resultam da concepção de que a criança é produtora de cultura e, nesse sentido, a Esconderijo Sapeca assume o papel de fazer com a criança, acreditando na educação integral e na potencialidade das experiências da infância.

 

Profa. Ms. Patrícia Giuriatti - Assessora Pedagógica da Escola Esconderijo Sapeca