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Comunicação Visual

27/01/2020

A Força Criativa do Brincar Livre

A importância do imaginário para o desenvolvimento da criança  

No brincar livre, a criança desenvolve a sua criatividade sem qualquer tipo de estímulo, apenas com condições para que possa criar e brincar, transformando elementos simples em grandes feitos A criança precisa estar livre, o que não quer dizer que esteja desamparada, há um adulto por perto que a observa e a respeita em sua totalidade É necessário oportunizar cotidianamente às crianças liberdade para correr, tempo livre para criar, construir novos brinquedos e crescer livremente Em nossa escola, a infância vai sendo saboreada a cada dia, para além do calendário escolar Brincando, as crianças atuam de forma criativa e interpretativa

Por meio da força imaginária, a criança se manifesta e se encanta pela materialidade do mundo. A imaginação, quando encontra a natureza, se potencializa, tornando-se conhecimento. Trazer a elementaridade da natureza para o ambiente da escola desperta a vitalidade criadora. Há uma força e um desejo que move o fazer livre da criança. E isso acontece por meio da imaginação. A imaginação, ativada ao brincar, seja com produções materiais, gestuais ou narrativas, pode incluir os quatro elementos da natureza e dos sentidos. É assim que trabalhamos nas nossas ações diárias.

No brincar livre, a criança desenvolve a sua criatividade sem qualquer tipo de estímulo, apenas com condições para que possa criar, transformando elementos simples em grandes feitos. Como o nome diz, a criança precisa estar livre para isso, o que não quer dizer que esteja desamparada, deve haver um adulto por perto que a observa e a respeita em sua totalidade. Não é necessário que haja interferência direta do adulto, apenas supervisão.

É necessário oportunizar cotidianamente às crianças liberdade para correr, tempo livre para criar, construir novos brinquedos e crescer livremente. Na Esconderijo Sapeca, o brincar tem lugar de destaque. É nosso papel proporcionar esses momentos, pois entendemos que, além de ser um direito da criança, o brincar é imprescindível ao crescimento e desenvolvimento, por meio das experimentações e das descobertas.    

Brincando, as crianças atuam de forma criativa e interpretativa. Construindo narrativas potentes, permeadas de significado, demonstram, desde muito pequenas, o seu protagonismo, tendo envolvimento significativo na construção do seu aprendizado. Assim, concebemos a criança como um ser rico em potencialidades, que apresenta autonomia e capacidades muito importantes a serem acompanhadas.

Nos momentos da brincadeira livre, procuramos interferir o mínimo possível na ação, direcionando o olhar para aquilo que as crianças estão construindo e produzindo. Assim, elas vão se tornando seguras e confiantes, capazes de criar de forma curiosa e divertida suas próprias brincadeiras. Em nossa escola, a infância vai sendo saboreada a cada dia, para além do calendário escolar. Durante o as férias, é preciso proporcionar ainda mais contextos que permitam a elas, a partir de todas as linguagens que dispõem, manifestar a sua ação inventiva, pulsante e brincante que permeia suas vivências e interações.

Nosso compromisso implica em ações ininterruptas de educação e cuidado, pois temos uma função social em relação ao atendimento das crianças. Aqui, oportunizamos um lugar de proteção e acolhimento às demandas infantis todos os meses do ano, de modo que as famílias possam seguir seus compromissos na certeza de que seus filhos estão usufruindo de um espaço de conhecimento e diversão. Ao mesmo tempo em que as acolhemos, desafiamos as crianças com propostas que promovem a sua autonomia em todos os sentidos.

 

Alana Ferreira | Esconderijo Sapeca