Menu

Comunicação Visual

15/12/2020

Desafios na Retomada da Educação Presencial

Como a escola supera as adversidades em ano de pandemia mantendo a qualidade no ensino?


"Temos provado que, mesmo com o coronavírus, a educação não para. Pelo contrário, ela se reinventa e ressurge, ainda melhor" (Maristela Chiappin) "Nosso objetivo é formar não apenas profissionais para o mercado de trabalho, mas líderes comprometidos e éticos na sociedade" (Maristela Chiappin) "Nosso processo de ensino-aprendizagem será ainda melhor, pois foi aperfeiçoado nesta pandemia e ganhará forças com o incremento de recursos tecnológicos" (Maristela Chiappin)

Desde setembro, a Rede de Ensino Caminho do Saber retomou, gradualmente, as aulas presenciais em todos os segmentos de ensino: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio. Respeitando os protocolos de saúde e segurança exigidos com a pandemia, a escola tem conseguido superar as adversidades do “novo normal” e qualificar o processo de ensino-aprendizagem, atraindo novos alunos.

19 de março de 2020. Primeiro dia de interrupção das aulas presenciais nas escolas de Caxias do Sul, incluindo a Rede Caminho do Saber, por causa da pandemia do coronavírus. Desde então, o que era para ser temporário foi se tornando duradouro. A quarentena não durou apenas 40 dias como o próprio nome diz, mas seis meses. Meio ano de isolamento, com aulas presenciais interrompidas e escolas vazias

Porém, para nós, isso não significava escola fechada. A Caminho do Saber passou a funcionar dentro de cada casa, com alunos e professores realizando atividades domiciliares, participando de aulas on-line e interações virtuais. Toda a equipe escolar se uniu para garantir a continuação do processo de ensino-aprendizagem no mesmo nível que a escola sempre forneceu. Todos precisaram se adaptar e conseguiram proporcionar um semestre diferente e atípico, mas também desafiador e criativo.

Durante todo o tempo em que as aulas foram apenas on-line, a Caminho do Saber realizou uma série de atividades para integrar alunos, pais e funcionários, mesmo que à distância. Entre elas: 

*Aulas on-line dinâmicas e criativas para os alunos; 

*Atividades domiciliares interativas para fixar a aprendizagem; 

*Atendimento individualizado à distância com psicólogos, coordenadores e professores;

*Lives e palestras gratuitas com assunto de relevância para pais, alunos e funcionários; 

*Campanhas solidárias para arrecadação de itens contra a Covid-19;

*Confecção de cartinhas distribuídas aos profissionais de saúde de Caxias do Sul;

*Campanha de doação de sangue entre pais e colaboradores;

*Drives Thru com doações de brinquedos e agasalhos, promovendo interação à distância entre alunos e equipe escolar; 

*Cine Drive In gratuito em comemoração ao Dia dos Pais;

*Feiras e apresentações virtuais abertas ao público; 

*Iniciativas online para compartilhar conhecimento durante a pandemia.

Um dos grandes destaques desse período foi a solidariedade da Rede Caminho do Saber. A escola se engajou em campanhas solidárias de combate à Covid-19 e arrecadou 116 máscaras e mais de R$ 3.300 em dinheiro para serem utilizados na compra de materiais de proteção contra o coronavírus. As doações foram entregues à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) para a campanha Caxias Contra a Covid-19. 

Além disso, a Caminho do Saber não esqueceu de trabalhar o socioemocional durante a pandemia e lembrou de quem mais estava sofrendo com o coronavírus: pacientes e profissionais de saúde que enfrentavam diariamente a pandemia. Os alunos escreveram 590 cartinhas com homenagens e agradecimentos que foram entregues nos seis hospitais de Caxias do Sul.

RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS

19 de setembro de 2020. Primeiro dia de retorno das aulas presenciais da Educação Infantil da Rede Caminho do Saber. Seis meses depois da interrupção, o primeiro segmento de ensino voltava para a escola. O retorno, claro, é opcional para os alunos e as aulas online seguem sendo oferecidas para quem desejar continuar em casa. Mas ver a escola com estudantes novamente foi renovador.

Para isso poder acontecer, a Rede se organizou para implementar todas as medidas de segurança e higiene exigidas pelos governos estadual e municipal. Foi criado internamente um Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E Local), formado pela equipe diretiva, Gestão de RH e de Qualidade, e estabelecido um Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus. 

Além disso, a Caminho do Saber adotou rígidos protocolos de higiene, limpeza, distanciamento e circulação de pessoas para garantir a saúde de todos. As classes em salas de aula foram separadas e o uso do álcool gel e dos tapetes sanitizantes na entrada e saída da escola são obrigatórios e constantemente reforçados. As equipes fazem a aferição de temperatura de cada pessoa que entra na escola e o uso de máscara é obrigatório. Nenhum tipo de contato ou cumprimento é permitido e a lavagem das mãos se tornou um hábito indispensável.

Dessa forma, a apreensão e o medo de alguns pais com a volta presencial foram dando lugar à segurança e tranquilidade. “As reuniões virtuais da direção com os pais foram um fator muito positivo, porque foram extremamente esclarecedoras e bem importantes para a escola poder colocar todas as ações que estavam sendo tomadas. Afinal, a instituição está cheia de adaptações, não é igual ao que era em março. Foi muito bacana e toda a equipe participou, ficando à disposição para dúvidas”, conta Carolina Marchett, mãe dos alunos Guilherme (5º ano) e Júlia (9º ano).

Aos poucos, todos os segmentos foram voltando às aulas presenciais: Ensino Médio e depois Anos Finais e Anos Iniciais, respectivamente, encerrando a volta completa no dia 03 de novembro. “Eu tinha receio em relação a como as crianças iriam se comportar nessa volta. Mas a Caminho do Saber tem toda uma didática e preparação lúdica com os pequenos para usar propés, máscaras, respeitar o distanciamento, cumprir as regras de higiene, e a escola está muito bem preparada. Eu percebo isso quando vou buscar minha filha e vejo toda essa organização e cuidado ao receber as crianças. A Camila está adorando!”, comenta Charline Scola, mãe da Camila (Pré 2B – Educação Infantil).

A tranquilidade na volta às aulas também é sentida pela direção da Caminho do Saber. “Nós estamos preparados para receber os alunos novamente. Estamos tendo todos os cuidados e responsabilidades necessárias com os alunos e funcionários e tudo está transcorrendo muito bem. Nossa equipe está orientada e pronta para atender quem precisar. Temos certeza de que esse retorno gradual será um sucesso na nossa escola e, enquanto isso, seguimos oferecendo atividades domiciliares para quem desejar permanecer em casa”, explica Maristela Chiappin, diretora-presidente da Rede.

Futuro

2021. O que esperar do próximo ano depois de um 2020 tão conturbado, atípico e provocador?! Não sabemos como estará o andamento da pandemia, das vacinas, da contaminação pelo coronavírus na cidade, mas a nossa parte como escola podemos garantir.

Podemos garantir que a Rede Caminho do Saber seguirá oferecendo a mesma qualidade no ensino, com profissionais competentes e métodos inovadores. Podemos garantir que o nosso processo de ensino-aprendizagem será ainda melhor, pois foi aperfeiçoado nesta pandemia e ganhará forças com o incremento de recursos tecnológicos.

Nós seguimos girando e proporcionando um ambiente seguro e acolhedor na Serra Gaúcha com a missão de formar cidadãos protagonistas do seu futuro. Para isso, a Caminho do Saber conta com três pilares fundamentais:

Conteúdo: com uma plataforma de educação reconhecida nacionalmente, materiais didáticos constantemente atualizados e atendimento personalizado entre famílias e direção.

Tecnologia: com incentivo à pesquisa e inovação, salas de aula e laboratórios modernos, ferramentas tecnológicas como aliadas ao aprendizado e ensino qualificado de Educação Tecnológica.

Socioemocional: com campanhas solidárias anuais, atendimento diferenciado com psicólogas, cuidados para o desenvolvimento integral do aluno e iniciativas pensando no bem coletivo.

Com base nesses três pilares, nós norteamos a nossa educação e somos referência para a região. Nosso objetivo é formar não apenas profissionais para o mercado de trabalho, mas líderes comprometidos e éticos na sociedade. E é com essa qualidade que mantemos nossos estudantes na melhor escola da Serra Gaúcha e atraímos novos alunos para a Rede. Temos provado que, mesmo com o coronavírus, a educação não para. Pelo contrário, ela se reinventa e ressurge, ainda melhor.

 

Texto I Luma Leão
Fotos I Divulgação Caminho do Saber