Por meio das diferentes linguagens expressivas em articulação com as linguagens artísticas, as crianças materializam suas hipóteses e teorias, exibindo ampla curiosidade sobre as coisas, desde questões ligadas à natureza até as relações sociais que estabelecem
Incluir o ateliê em um contexto escolar e cultural, que considera as linguagens expressivas tão essenciais (pois são elas quetornam a experiência e o processo educacional mais completo e integral) é fundamental para entendermos os conceitos implicados ao concebermos a escola como um grande ateliê.As práticas desenvolvidas nesta perspectiva nascem a partir de posturas e disposições que podem ocorrer em uma escola com ou sem espaço físico denominado ateliê. Nesse sentido a ideia é concebida com a intenção de gerar inovação no ensino e na aprendizagem.
Ao compreender que toda a criança é criativa, inventiva, repleta de potencial e com múltiplas linguagens, nasce o desejo de contribuir e refletir cada vez mais sobre as infância(s) e a imagem da criança.As crianças utilizam múltiplas linguagens para se expressar e comunicar, assim construindo conhecimentos, e é através das relações que estabelecem entre paresque se desenvolvem e atribuem sentido as suas ações cotidianas. Nesse sentido, as linguagens expressivas perpassam por todo o espaço da escola, evidenciando um sistema comunicativo rico e potente.
Por meio das diferentes linguagens expressivas em articulação com as linguagens artísticas, as crianças materializam suas hipóteses e teorias, exibindo ampla curiosidade sobre as coisas, desde questões ligadas à natureza até as relações sociais que estabelecem. Quando ouvidas, elas nos mostram que é possível formular conhecimentos e saberes muito além das linguagens verbais ou escritas. Em seu desejo de expressar-se, utilizam um repertóriopoético e metafórico, que dá sentido e significado para aquilo que afeta a vida cotidiana tornando-se grande potência a ser explorada na escola.
Devemos ter atenção às criançase a seus processos de aprendizagem, considerando e reconhecendo-as como ricas em potencialidades, observando como pensam e aprendem.Assim, compreenderemos os pequenos como protagonistas das relações em quesãoincentivados a expressar suas ideias e pensamentos, percebendo o espaço também, como educador, eis que organiza e oportuniza experiências para que as crianças vivam, de fato, suas infâncias.As propostas que ocorrem no Ateliê Sapeca são criadas levando em conta as fases do desenvolvimento infantil e os projetos que estão sendo trabalhados na turma, estimulando diretamente o desejo da criança pela aprendizagem, aguçando e preservando o sentido estético de encantamento e surpresa da criança.
A Escola Esconderijo Sapeca tem um jeito próprio de cuidar e educar as crianças valorizando e potencializando a sua liberdade. Escutamos, orientamos e permitimos que as crianças tomem iniciativa de maneira ética e respeitosa. Visualizamos a criança como centralidade de todo o processo, tendo-a como sujeito de direitos e capacidades, que reconhece a dimensão da experiência e do saber que carrega consigo. Na nossa escola as crianças são, diariamente, incentivadas e encorajadas em suas pesquisas e relações. Os profissionais, por sua vez, são pesquisadores da infância e têm papel fundamental, pois apoiam e incentivam as crianças em suas pesquisas e descobrimento do mundo que as cerca.