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Comunicação Visual

17/09/2020

"O Pote da Gratidão"

O Papel do Professor no Estímulo ao Aluno Nas Atividades Domiciliares

"Detalhes simples, como objetos pessoais, post-it, recursos visuais disponibilizados por editores de imagens e tomadas de vídeos ousadas são algumas das possibilidades para tornar agradável e singular a conexão que precisamos e queremos estabelecer com nossos alunos" (Marlôva Spagnol - professora de Língua Portuguesa e Produção Textual do Ensino Médio) "Ao fim de cada aula, os alunos fazem agradecimentos. Os mesmos são depositados no &quotPote da Gratidão" que será aberto assim que estivermos todos juntos novamente" (Adriana Rodrigues, professora do 2o ano do Ensino Fundamental) "A ludicidade precisa estar sempre presente. Mostrar a disposição para ajudar em tudo o que for preciso é importante pois o professor é a referência do aluno na instituição de ensino" (Gabrieli Lira Lorandi - Educadora Pré 2 D) "Acabei utilizando a tecnologia como uma grande aliada, com a utilização de imagens, vídeos e aplicativos tridimensionais, para tentar aproximar ao máximo o aluno daquilo que está sendo explicado" (Eloise Vieira Lima - professora de Ciências dos Anos Finais)

É praticamente impossível achar um setor da economia que não tenha sofrido adaptações em função da pandemia do corona vírus. Todos tivemos que reaprender a fazer o que já fazíamos, pois os métodos, os processos e as relações sociais mudaram de uma hora para outra. Assim também foi na Rede de Ensino Caminho do Saber. Os alunos precisaram se adaptar para assistir a aulas de casa, e aprender a entender a matéria por meio do computador. E para quem está do outro lado da tela, passando o conteúdo? O professor também passou por uma significativa mudança. Não só no método de ensinar, mas também na forma de manter a atenção do estudante que está em casa sujeito a tantas distrações. Agora, após mais de quatro meses de pandemia, nossos mestres do ensino nos mostram como vêm conseguindo cumprir essa missão incentivando o estudo e a dedicação dos estudantes em plena quarentena. Os depoimentos abaixo ilustram um pouco dessa rotina e trazem algumas dicas de sucesso para aulas on-line criativas e prazerosas nos quatro segmentos de atuação da Caminho do Saber: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio.

 

“Nós professores da educação infantil observamos uma grande demanda por aulas dinâmicas e criativas que favoreçem a interação, a afetividade e o aprendizado. Criamos diversas oportunidades de experiências significativas durante a pandemia. Uma das estratégias adotadas para explorar e manter aulas dinâmicas foi buscar conhecer todos os recursos ao nosso alcance. É importante usar diferentes espaços para a gravação. O pátio de casa pode ser um ótimo cenário ou a cozinha. Os alunos ficam entusiasmados ao realizar atividades em um ambiente diferente do qual estão acostumados. É importante estimular o exercício, dançando, cantando, ou com atividades recreativas. Vale envolver a família, criando cenários. Histórias que engajam a todos são muito bem-vindas. A ludicidade precisa estar sempre presente. Mostrar a disposição para ajudar em tudo o que for preciso é importante pois o professor é a referência do aluno na instituição de ensino” (Gabrieli Lira Lorandi – Educadora Pré 2 D)

“Há muitas diferenças entre realizar uma aula on-line e uma aula presencial, mas uma coisa é certa: ambos os formatos precisam de muito planejamento, pesquisa e dedicação. O desafio é criar atividades que envolvam a teoria e a prática de forma lúdica e que despertem a atenção dos alunos. Para planejar minhas aulas on-line, primeiro faço uma grande pesquisa. Estou sempre atenta às novidades na área da educação, tanto aqui no país, quanto no exterior. Em seguida, junto os objetos do conhecimento a uma atividade lúdica e, assim, crio uma aula dinâmica. Nesse momento a criatividade é tudo. Usar imagens ou músicas de fundo, fazer uma coreografia, fantasiar-se e até criar um avatar da professora, conta muito para tornar a aprendizagem significativa e despertar o interesse das crianças. Além disso, para trabalharmos o aspecto sócio-emocional (um dos pilares da escola), ao fim de cada aula, os alunos fazem agradecimentos. Os mesmos são depositados no “Pote da Gratidão” que será aberto assim que estivermos todos juntos novamente” (Adriana Rodrigues, professora do 2º ano do Ensino Fundamental)

“Trabalho com a disciplina ciências. Por si, o tema é bastante atrativo aos educandos, principalmente pelo fato de ser prática e ter muita relação com a nossa vida e com o ambiente em que vivemos. Porém justamente pelo fato de a matéria ser mais prática, precisei me reinventar. O grande motivador foi uma simples pergunta: como eu gostaria de ter estas aulas? A partir deste questionamento, iniciei o processo de reconstrução das atividades. Acabei utilizando a tecnologia como uma grande aliada, com a utilização de imagens, vídeos e aplicativos tridimensionais, para tentar aproximar ao máximo o aluno daquilo que está sendo explicado. Outra ferramenta que utilizo nas aulas é a abertura para diálogos, discussões de assuntos (que podem ou não) estar relacionados ao conteúdo trabalhado, pois possibilitam uma participação mais ativa do aluno. Assim consigo relacionar a ciência a tudo que falamos e conversamos durante nossas aulas. Tenho buscado diariamente materiais, informações e metodologias que possam me auxiliar a dar conta de tudo isso. Entretanto continuo sendo a mesma professora, trabalhando com o mesmo amor e encantamento pela educação e principalmente pelos meus alunos” (Eloise Vieira Lima – professora de Ciências dos Anos Finais)

“Quando há a oportunidade de assistir a aulas no mesmo dispositivo em que se encontram jogos, entretenimento barato e redes sociais (que chamam muito a atenção dos jovens) abre-se a possibilidade de ir além dos métodos de ensino convencionais. Inovar nas formas e personalizar a entrega de conteúdo é a grande sacada para o sucesso. Não me parece suficiente chegar à casa dos nossos estudantes da mesma forma que entramos em sala de aula. Detalhes simples, como objetos pessoais, post-it, recursos visuais disponibilizados por editores de imagens e tomadas de vídeos ousadas são algumas das possibilidades para tornar agradável e singular a conexão que precisamos e queremos estabelecer com nossos alunos” (Marlôva Spagnol - professora de Língua Portuguesa e Produção Textual do Ensino Médio)

 

Luma Leão