Uma experiência educativa transformadora é aquela que considera a criança como uma pessoa em condição peculiar de desenvolvimento e não mede esforços para articular o “brincar e cuidar” como situações indissociáveis no processo de aprendizagem e crescimento humano
A escola de educação infantil contemporânea é influenciada pelos novos saberes, novos tempos e espaços, novas legislações e novas pedagogias. Neste contexto, emergem diferentes experiências educacionais, quer sejam elas de características superficiais ou transformadoras. A primeira é facilmente percebida pelos discursos senso comum, expressos em frases prontas, as quais nem sempre se comprovam no âmbito de uma educação de qualidade. A segunda caracteriza-se em processos mais lentos, gradativos e respeitosos com as crianças, professoras e famílias, pois envolvem outra cultura educativa. Trata-se de um processo contínuo e de manutenção do desejo de aproximar a teoria da prática, de modo que a escola seja, na ação diária, o seu próprio discurso.
Uma experiência educativa transformadora é aquela que considera a criança como uma pessoa em condição peculiar de desenvolvimento e não mede esforços para articular o “brincar e cuidar” como situações indissociáveis no processo de aprendizagem e crescimento humano. Todos os esforços educativos terão baixo impacto se não vierem acompanhados de uma experiência sensível de infância. Tal sensibilidade inicia-se com a predisposição do adulto para acolhê-la como alguém que é, no agora, um sujeito pensante, sociável, participativo e atuante naquilo que envolve a sua vida e a relação com o entorno. As vivências da criança na escola, durante o tempo de vida na infância, envolvem uma rigorosidade sobre aquilo que lhe é oportunizado para não infantilizá-la ou adultizá-la.
Dizemos que a nossa pátria é a infância que tivemos, pois nela ficam guardados os registros dos acontecimentos que se transformam em memórias afetivas, simbólicas e históricas. E em tempos de infância na escola e de escola da infância, surgem experiências educativas transformadoras como essa que a Esconderijo Sapeca vem realizando por intermédio do brincar e do cuidar com bebês e crianças pequenas.
No futuro, esses acontecimentos educativos de hoje serão ainda mais visíveis porque fortaleceram as relações afetivas e intelectuais, as quais influenciarão a etapa da alfabetização, a escolha e formação profissional, bem como a realização pessoal que irá ser percebida com maior ênfase na idade adulta, refletindo nos relacionamentos e na convivência familiar e comunitária.
Portanto, as iniciativas da escola Esconderijo Sapeca, para a geração de conteúdo, estão sustentadas pelo ideal de uma escola com sabor de infância, da pesquisa que atiça ainda mais a curiosidade das crianças, do atelier como espaço de expressão e imaginação em contextos de experimentação, da linguagem em suas múltiplas manifestações e das crianças vistas como produtoras de cultura. Sem adjetivos, a escola da infância é essencialmente um espaço e um tempo singular para descobertas socioculturais, que ocorrem como se fôssemos ao quintal levantar uma pipa, colorida e amarrada a um barbante longo, preso ao dedo indicador, para que ela dance acima dos olhos de uma criança num céu sem fim.