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Consultoria Exclusiva

18/07/2019

70 Anos de Ousadia e Superação

A Autotravi Borrachas e Plásticos LTDA é exemplo de versatilidade nos negócios e sucessão de gestão familiar bem sucedida

Sérgio Grillo, filho do fundador da empresa, nasceu em Caxias do Sul em 1944. Aos vinte anos começou a atuar na Autotravi ao lado do pai "Há 70 anos, não tinha praticamente nada por aqui. Minha vó fazia sabão, marmelada, tudo. A intenção das famílias era produzir coisas para vender umas para as outras. Na necessidade encontraram as oportunidades. O espírito da época era muito empreendedor. Isso marca a história da minha família e da empresa. Vejo isso muito no meu pai, até hoje. Ele é muito visionário", afirma Cristiano Grillo, CEO do grupo GRX Mundi A empresa possui um dos mais avançados sistemas de gerenciamento, rastreabilidade, controle de estoque e também ferramentaria própria e desenvolve mais de vinte mil produtos

Quando Ângelo Grillo resolveu investir na fabricação de goiabada, em 1945, era difícil imaginar que, 70 anos depois, o grupo empresarial formado a partir desta iniciativa produziria produtos de borrachas e plástico gerando 500 postos de trabalho diretos. Acostumado a trabalhar com madeira, Ângelo (natural de Garibaldi onde nasceu em 1901), resolveu inovar e tornou-se sócio do grupo caxiense que produzia o doce, empacotava erva-mate, fabricava sabão e até colchões (participavam deste grupo Francisco Casara, Nilo, Marcos e Otarino Travi). Foi este grupo que criou a famosa goiabada Predilecta, presente no mercado até hoje.

Em 1967, um dos sócios-funcionários do grupo fazia uma viagem de entrega de mercadorias quando teve um problema no amortecedor do veículo. Por causa deste contratempo Ângelo percebeu que a partir de uma máquina de esmeril seria possível transformar um pneu velho em pequenos discos redondos. Assim surgiu a indústria Autotravi Manufaturas de Borrachas LTDA.

A empresa passou a vulcanizar pneus criando buchas de suspensão para amortecedores de automóvel. Em seguida passou a fabricar perfis de borracha. “Há 70 anos, não tinha praticamente nada por aqui. Minha vó fazia sabão, marmelada, tudo. A intenção das famílias era produzir coisas para vender umas para as outras. Na necessidade encontraram as oportunidades. O espírito da época era muito empreendedor. Isso marca a história da minha família e da empresa. Vejo isso muito no meu pai, até hoje. Ele é muito visionário”, afirma Cristiano Grillo, CEO do grupo GRX Mundi.

De Pai Para Filho

Sérgio Grillo, filho do fundador da empresa, nasceu em Caxias do Sul em 1944. Aos vinte anos começou a atuar na Autotravi ao lado do pai. “Eu era encarregado do faturamento. Como a empresa era pequena eu tinha que saber um pouco de tudo. Acompanhei e ajudei no desenvolvimento do negócio”, lembra. Em 1965 a qualidade das borrachas era inferior e as estradas eram precárias, por isso se trocava muito frequentemente o material. Neste contexto a Autotravi expandiu. “Pneus sobrando sempre tivemos aos montes. O que fazer com isso? Já naquela época, nossa empresa seguia um princípio sustentável – reutilizar a matéria-prima”, relata Sérgio Grillo. A família comprou equipamentos e otimizou a produção das borrachas para amortecedores e perfis. “Em 1967 compramos um setor de perfil que a Fras-le tinha e pagamos parte da compra com ações da empresa”, lembra Grillo. Em 1982 a empresa, antes conhecida como Autotravi Manufaturas de Borrachas, passou a denominar-se Autotravi Borrachas e Plásticos LTDA., nome que carrega até hoje.

Em 1983 Sérgio foi a Argentina conhecer o projeto do engenheiro Agostin Ramos. A nova máquina permitiria a migração do processo de vulcanização convencional em autoclave para uma linha de produção no forno contínuo. “Foi a primeira máquina do gênero na região. Com a modernização do processo a produtividade aumentou, o que nos permitiu inovar nos produtos”, afirma. A partir da construção de seu primeiro equipamento, a empresa criou a Divisão de Máquinas. “De 1964 até os anos 1990 o país não podia importar. Nos restava comprar projetos e produzir o maquinário”, explica Grillo. “Hoje introduzimos fornos para vulcanização com uso de micro ondas e com a nanotecnologia fazemos misturas mais rápidas de manipular”, explica.

Em 2011 os grupos familiares Grillo e Travi optaram por separar-se. A marca Autotravi Borrachas e Plásticos LTDA foi mantida pela família Grillo em sociedade com Juarez Copat (que trabalhava com a família desde 1957) e  incorporada pela Holding familiar GRX Mundi. “Hoje temos o mesmo direcionamento para todas as empresas do grupo. Temos uniformidade de gestão, conduta, processo e custos, unindo forças”, explica Cristiano Grillo, que trabalha com o pai Sérgio desde os 17 anos de idade (Cristiano é natural de Caxias do Sul onde nasceu em 1973).

Juntamente com a formação do Grupo GRX Mundi criou-se o Conselho de Administração tendo Sérgio Grillo como presidente e Cristiano Grillo como CEO. “Optamos pela gestão profissional das três empresas da família (Autotravi Borrachas e Plásticos, Macrosul Fixadores que atua há 41 anos no mercado e Metalmatrix Indústria de Abraçadeiras, há 16 anos em atividade). “Cada empresa tem um diretor profissional. O Cristiano passará cerca de três anos como CEO e depois contrataremos um CEO Executivo para que meu filho passe a integrar o Conselho de Administração juntamente comigo”, explica Sérgio.

Projeção

Em 2014 iniciou-se o processo de estruturação da nova planta fabril localizada na Estrada Municipal Santo Bortolini no Bairro São Virgílio, em Caxias do Sul. “São mais de 20 mil metros quadrados de área. Investimos em infraestrutura e maquinário. Olhamos para o futuro com visão de crescimento e retorno de longo prazo. Por isso, decidimos sair do centro da cidade, criamos uma planta em piso único, formatada com análise de produtividade. É a lean manufacture – produção enxuta a partir do lean flow planning – estudo de planejamento de fluxo para que a empresa alcance máxima produtividade”, explica Cristiano. Atualmente em etapa de finalização de obras e adequação dos pavilhões a empresa prevê para junho o início da mudança para o novo parque fabril. “Nosso principal investimento é no sistema de misturas, com tecnologia americana, alemã e nacional. Estaremos em uma fábrica mais limpa e organizada. Teremos mais qualidade, beirando a perfeição. É o que chamamos de estado de arte”, projeta Cristiano.

Em 2015 a empresa celebra seus 70 anos de história atuando no mercado nacional e internacional, exportando para mais de 30 países (entre os principais estão Estados Unidos, países da América Latina, Europa, Oriente Médio, China e Índia), destacando-se na fabricação de borrachas e plásticos automotivos e industriais. A Autotravi atua nos segmentos de montadora de ônibus, montadoras agrícolas, autopeças, indústria em geral, transformadores de veículos, implementos rodoviários, furgões, naval, construção civil e vagões ferroviários (metrôs).

Desafio: Um Futuro Sustentável

Hoje, os produtos do grupo GRX Mundi são desenvolvidos em qualificados laboratórios de pesquisas, controles e desenvolvimentos o que permite a análise de matérias-primas e manipulação de propriedades físico-mecânicas e químicas. A empresa possui um dos mais avançados sistemas de gerenciamento, rastreabilidade, controle de estoque e também ferramentaria própria e desenvolve mais de vinte mil produtos.

A Autotravi utiliza matérias-primas sustentáveis em seus processos. “Produzimos uma borracha com elastômero à base de cana-de-açúcar, um produto com tecnologia limpa, feita a partir do etanol. Somos umas das primeiras empresas do mundo a fazer o perfil de elastômero”, afirma Cristiano.

Hoje mais de 70% dos resíduos da Autotravi são reaproveitados. A empresa também procura fazer com que os clientes sigam as regras ambientais no uso dos produtos que fornece e se dispõe a recolher suas borrachas. “Vejo que esta geração não está preparada para decidir usar produtos ecológicos. Ainda temos dificuldade de vendê-lo mesmo garantindo a mesma qualidade e preço do tradicional. É impressionante como ainda precisamos conscientizar as pessoas sobre a importância da sustentabilidade, e essa é uma luta pessoal minha e da empresa”, afirma Cristiano. “Mas tenho certeza que estamos plantando uma semente. Nossos filhos, que tomarão as decisões amanhã, escolherão a matéria-prima ecologicamente correta”, prevê.  O CEO afirma que o objetivo da empresa é dobrar de tamanho nos próximos cinco anos e gerar um incremento de 30% em relação à geração de postos de trabalho.

 

Caroline Pierosan | Publicação 2015