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Consultoria Exclusiva

11/03/2017

Amor pelas Pessoas, Paixão por Empreender

A Paglitur Viagens e Turismo completa 45 anos de pioneirismo, celebrando sua história como referência no segmento na Serra Gaúcha

"Meu pai dizia que produto todo mundo tem, agora o que faz a diferença, é como ele vai ser vendido. Nessa época em que vivemos, em que muitas vezes ninguém tem tempo para dedicar ao outro, quero que meu cliente tenha certeza de que é diferente comprar aqui" Juliana Paglioli Dannenhauer

Processos sucessórios nunca são fáceis. Perder quem amamos... ainda mais complicado. Pois foram justamente estes os dois desafios que Juliana Paglioli Dannenhauer precisou assumir, praticamente ao mesmo tempo. Lidar com perda da presença querida do pai Roberto Luiz Paglioli (falecido em 2008) e assumir a gestão a Paglitur Viagens e Turismo, pioneira do setor na Região da Serra Gaúcha, não tem sido uma empreitada simples. Entretanto gratidão, coragem e determinação guiam a psicóloga e empresária a abraçar a missão de preservar o legado de sua família, valorizando a história da agência que, construída pelo pai, há 45 anos auxilia moradores da Serra Gaúcha a viajar pelo mundo. Assumir a direção da empresa foi também a forma que Juliana encontrou para manter vivo o sonho que Paglioli sempre realizou com muito amor pelas pessoas e paixão por empreender. A seguir, ela compartilha a narrativa desta bela trajetória.

Visão, determinação e coração. Foi assim que Roberto Luiz Paglioli, tendo ao lado sua esposa Ana Maria Ainette Paglioli, plantou a semente do turismo na Serra Gaúcha, primeiramente recebendo o agenciamento da Cruzeiro do Sul em 1971. A partir de 1976 e da fusão da Cruzeiro do Sul com a Varig – Varig Cruzeiro tornou-se o nome do negócio. A cobiçada posição de representante Varig lhe foi conferida depois de minuciosa entrevista, avaliação e auditoria. “Muitas pessoas queriam essa representação. Creio que escolheram meu pai por conta do seu caráter inquestionável e também porque ele sempre se relacionou muito bem na Serra”, relata Juliana, psicóloga, hoje à frente da empresa consolidada pelo pai. Depois de conquistada a representação, foi hora de planejar com carinho o local onde seria implantada a agência. A “esquina do turismo”, como desde então ficou conhecida (localizada na R. Borges de Medeiros, 646, esquina com a Pinheiro Machado) foi totalmente reestruturada para o início do novo negócio.

“Neste aspecto meus avós apoiaram o início da empresa. Eles cederam todo o primeiro piso do prédio da nossa família para ser ocupado pela agência. Toda a decoração foi feita pelo renomado escritório de arquitetura Marchioro Bertussi. “A sala também foi vistoriada pela Varig e, por isso, decoração e ambientes precisaram estar de acordo com os critérios por ela determinados. Tudo foi meticulosamente pensado para remeter ao negócio, inclusive as luminárias que são criadas a partir de turbinas de avião”, conta Juliana que, na época, aos 13 anos, participou da inauguração da agência vestida de aeromoça. “No evento de abertura trouxeram o serviço de bordo da 1º classe da Varig para servir as pessoas. Foi um momento muito marcante na cidade”,  relembra a empresária. De fato, o local consolidou-se como “esquina do turismo, da tradição e da confiança”.

Desde então Paglioli passou a vender praticamente todas as passagens Varig para executivos e turistas da Serra. “Ele virou um símbolo do ‘viajar’ na Região. Se alguém pensava em ir para algum lugar, tinha que ‘ir no Paglioli’ comprar as passagens. Ele fazia questão de ouvir sobre a viagem do cliente, de indicar um roteiro totalmente personalizado. Era extremamente culto e querido. Tratava todos, do mais simples ao mais distinto, da mesma forma”, relembra Juliana. De acordo com ela, além de primar por um atendimento extremamente personalizado, Paglioli atendia as maiores empresas de Caxias do Sul. “Petenati, Fras-le ... ‘Seu’ Stedile era muito amigo do meu pai – tomavam café e faziam negócios. A agência era muito próspera! Chegou a ter 35 funcionários” relembra. Para Juliana, foi isso que conferiu ao pai valor, credibilidade e ‘brilho’. “Era honesto e idôneo e oferecia um atendimento de qualidade. Ele tinha um padrão minucioso, era caprichado. Todos os funcionários tinham que realizar suas funções de acordo com as regras. Esse foi o perfil que ele implantou no negócio, por isso que a empresa existe até hoje”, afirma. Em 1988, Roberto Luiz Paglioli trouxe o primeiro vôo regional da Varig para Caxias do Sul. “A cidade queria muito o aeroporto. Havia uma comissão que defendia essa causa e meu pai era muito incentivador da questão. Enquanto agente da Varig, juntamente com o presidente da Companhia, foi um dos incentivadores e entusiastas do primeiro vôo regional que aterrissou em Caxias do Sul, o que foi um alívio, já que o deslocamento a Porto Alegre era muito mais complicado naquela época”, pontua Juliana.

Nasce a Paglitur Viagens e Turismo

Com a decadência financeira da Varig, a representação da empresa em Caxias do Sul foi encerrada. “Isso foi em 1993. Meu pai recebeu uma placa honrosa em reconhecimento ao seu trabalho mas ficou muito triste com o fato”, lembra Juliana. Embora abalado com o fechamento da empresa para a qual tanto se dedicara, Paglioli tomou a importante decisão de prosseguir no ramo do turismo, fundando, em 1994, a Paglioli Viagens e Turismo LTDA, a Paglitur. “Foi um grande desafio porque o trabalho mudaria totalmente de perfil. Ele estava acostumado a vender passagens Varig e agora teria que trabalhar com outros fornecedores e outros produtos. A equipe sofreu uma drástica revitalização e ele se organizou para atender a demanda, adaptando-se à nova realidade, bem diferente da que ele, até então, vivia – o turismo é uma área de negócios extremamente abrangente”, explica Juliana. Paglioli iniciou ações de marketing para promover a marca e começou a vender pacotes de turismo. “Acredito que as agências que existem hoje em Caxias do Sul, foram, em sua maioria, fundadas por profissionais que adquiriram experiência no ramo trabalhando na antiga Varig, sob a liderança do meu pai. Praticamente fundamos o segmento na região”, avalia.

Novo Panorama

O segmento exigiu novas habilidades da então reinaugurada agência de turismo Paglitur. “Era uma nova clientela, bem diferente da corporativa. Antes trabalhávamos apenas com venda de passagens, era um atendimento mais empresarial. Agora, o novo segmento contemplava tudo. Aluguel de carros, pacotes aéreos cruzeiros, vistos... agregamos uma série de serviços, inclusive intercâmbios!”, lembra Juliana. Começando um novo negócio aos 46 anos, Paglioli sempre foi otimista. “Meus pais viajaram muito e ele voltava cheio de ideias”, lembra a filha Juliana.

Perda e Recomeço

Em 2008, prestes a realizar mais uma viagem ao lado da esposa, Paglioli descobriu um câncer no pulmão. “Em três meses ele adoeceu e faleceu”, lamenta Juliana. A perda brusca do fundador e líder da empresa abalou a família e o negócio. “Meu pai tinha 66 anos quando faleceu. Era super jovem. Lembro que eu lhe perguntava ‘pai, o que é que vamos fazer sem você?’. Mas decidi prosseguir com seu sonho e manter a empresa. Quero manter vivo o que ele tanto amava. Tudo foi construído com muito afeto e união – não tem como desvincular”, explica Juliana, com sorriso e olhos marejados. “Meu pai tinha o perfil muito centralizador. Sempre deixava muito claro – tu és a dona! Mas nem sempre eu podia fazer as coisas como gostaria”, avalia com carinho. O processo sucessório e de reestruturação da Paglitur durou até 2015. “Busquei espiritualidade, informação e coragem e segui em frente. Não tem sido uma empreitada necessariamente fácil, mas, opto por continuar porque sei que Deus me fortalece sempre”, afirma, convicta, a empresária.

Etapas

Nós temos reformulado diversas coisas na Paglitur, inclusive o sistema de atendimento. Entramos no mundo da tecnologia e, hoje, ele é totalmente automatizado. A partir do celular podemos saber tudo que acontece – temos o controle das operações e da empresa. Se o cliente ligar e pedir a respeito de algo, temos relatórios prontos, o tempo todo. Hoje temos um sistema online para fazer reservas, voltado para os clientes corporativos. Fazemos 99,9% do trabalho online podendo atender clientes de qualquer parte do Brasil e do mundo. Enxugamos nossa equipe mas ganhamos em rendimento. Além disso revitalizamos a marca, estamos investindo e inovando nosso marketing, entramos nas redes sociais, temos e-mail marketing periódico e diversos materiais que estamos preparando. Estamos com fôlego renovado!”

Diante da Internet, Diferencial

Todos sabem que a internet é uma concorrente agressiva. Mas existe um público que quer atendimento presencial e é para esse público que queremos trabalhar. Consultoria é o diferencial da nossa agência. Quando alguém precisa ou quer fazer uma viagem, damos todo o suporte para que tudo esteja correto – conexões, transfer, hotel. É muito ruim sair de férias e ter um problema no meio do caminho para resolver sozinho. Nós prestamos assistência – resolvemos qualquer problema com o cliente final, para que ele não precise perder um tempo precioso, em que deveria estar desfrutando de sua viagem. Nosso telefone está disponível 24 horas.

Consultoria, Tradição e Confiança

Atendemos a Serra Gaúcha com foco em viagens de grupos e missões empresariais. As pessoas gostam de ter um roteiro e de serem acompanhadas desde aqui, da sua cidade de origem. Nesse momento o nosso maior desafio é dar continuidade à ‘esquina do turismo’ prosseguindo com excelência no trabalho e no atendimento, perpetuando-a também, como ‘esquina da tradição e da confiança’. Meu pai dizia que produto todo mundo tem, agora o que faz a diferença, é como ele vai ser vendido. Nessa época em que vivemos, em que muitas vezes ninguém tem tempo para dedicar ao outro, quero que meu cliente tenha certeza de que é diferente comprar aqui. Quando vamos negociar não ficamos presos sempre à primeira proposta - temos um padrão de negociação flexível. Adaptamo-nos às necessidades do cliente. Somos parceiros dele. Tanto que temos consultores que podem se deslocar e atender o cliente no seu local de trabalho ou na sua casa. Ser um consultor é algo muito especial. É ajudar alguém a descobrir para onde vai, como vai e por que vai. É ter delicadeza com as pessoas. Esse é um dos maiores legados Paglioli”.

Futuro

Esses planos todos me animam a continuar. Hoje vivemos uma nova etapa, de alegria, entusiasmo e muitos projetos. Nossa expectativa é ótima para esse ano. Organizamos a casa, temos pessoas comprometidas, que se identificam com o nosso negócio, preparadas para atender, de forma personalizada, a cada particularidade dos nossos clientes. Inovamos e agora estamos adequados para criar e proporcionar turismo neste novo contexto tecnológico”

Caroline Pierosan