Menu

Consultoria Exclusiva

14/11/2017

Associativismo e Conquista

Presidentes e líderes do CICBG, Sindmóveis e MOVERGS comemoram a inauguração do Centro Empresarial que abrigará a sede das entidades

Há mais de 100 anos buscamos, através das nossas ações, conquistar isso, assim como todas as pessoas que passaram por essas entidades. Ser presidente de entidades como as nossas é um privilégio. Aqui conquistamos muitos amigos e muitos valores. Só quem participa sabe, afirma Laudir Miguel Piccoli, presidente do CIC - BG O complexo tem 5,2 mil metros quadrados de área construída, contando com quatro pavimentos que abrigarão área administrativa, salas e auditório para 700 pessoas Em novembro deste ano (2017), juntos, eles celebram a inauguração do belo prédio que abrigará as sedes administrativas das três entidades

Os largos sorrisos do presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC – BG) Laudir Miguel Piccoli, do presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (MOVERGS) Volnei Benini, e do presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) Edson Pelicioli têm razão de ser. Em novembro deste ano (2017), juntos, eles celebram a inauguração do belo prédio que abrigará as sedes administrativas das três entidades. O complexo tem 5,2 mil metros quadrados de área construída, contando com quatro pavimentos que abrigarão área administrativa, salas e auditório para 700 pessoas. Além dessas três entidades, também ASCON, SEGH, SIMPLAV e SINDIBENTO já confirmaram a aquisição de salas no imóvel para abrigar suas sedes. “O projeto tem relevante significado também político – assinala a proposta de trabalho conjunto das entidades em favor dos setores que representam e, principalmente, do desenvolvimento socioeconômico de toda a região. Estamos protagonizando uma das conquistas mais relevantes de nossa história, que revela a maturidade das instituições e o compromisso de somarmos esforços em favor do bem coletivo”, afirma o presidente do CIC-BG, Laudir Miguel Piccoli. “Essa é uma vitória para o segmento empresarial. Certamente facilitará que tenhamos muitas outras conquistas em conjunto”, prevê Volnei Benini, presidente da MOVERGS. “A nova estrutura vai possibilitar que o Sindicato ofereça mais e melhores serviços a seus associados. Precisamos sempre exaltar o associativismo desse projeto, que é um dos pilares na atuação do Sindmóveis e uma das razões que elevaram o cluster moveleiro local à posição de destaque que ocupa hoje. Esse centro empresarial trará desenvolvimento para Bento Gonçalves, na medida em que estreita ainda mais os laços entre as entidades e as oportunidades de atuação conjunta”, assegura o presidente do Sindmóveis, Edson Pelicioli.

Volnei Benini, Presidente da MOVERGS - “É um honra poder participar deste momento junto com as duas entidades CIC e Sindmóveis. Para nós essa obra é um marco muito importante pois simboliza o momento da chegada de uma nova geração na entidade. Isso demonstra que nossa entidade é muito forte e representativa em âmbito municipal, estadual e federal. Consequentemente, isso que estamos inaugurando é um marco para nós, que comemoramos 30 anos de fundação da Movergs. Nesta data de aniversário conseguimos realizar, junto com essas entidades, a inauguração. É uma sede totalmente nova. Todos os nossos atuais associados serão beneficiados, e queremos atrair novos. Nosso antigo presidente, Ivo Cansan, já tinha a ideia de fazer uma sede nova. Ele fez boa parte disso tudo. Também ele tinha a visão de que é importantíssimo estarmos unidos. Nossa diretoria atual também pensa assim, que juntos somos mais fortes. A prova é este prédio das três entidades que mostra o associativismo. Isso é exemplo da integração que precisamos ter no nosso setor, no nosso município e no nosso Estado. Para os jovens que, ali na frente, vão estar ocupando o nosso lugar, quero dizer que é muito importante que eles venham para as entidades, que participem. A gente não ajudou a construir isso tudo somente para ter um prédio bonito. O intuito é que isso possa ser ocupado pelas próximas gerações, que possam dar continuidade e deixar a sua marca no setor moveleiro gaúcho. Nesse momento queremos agregar, cada vez mais. Precisamos de novas lideranças, novas ideias, novos ares. Isso é muito importante e faz bem! Cada um precisa, ao seu tempo, dar a sua contribuição, dedicando-se à sua comunidade” 

Laudir Miguel Piccoli, Presidente CIC – BG - “Esse momento é muito emocionante! Entendo que esse (associativismo) é um modelo vencedor! O exemplo está aqui nesta excelente obra, linda construção, representando a união de lideranças de Bento Gonçalves, essas forças vivas é que conseguiram proporcionar esse momento especial. Há mais de 100 anos buscamos, através das nossas ações, conquistar isso, assim como todas as pessoas que passaram por essas entidades. Todos os seus dirigentes tiveram muitas pessoas trabalhando para que isso acontecesse. Hoje nós brindamos tudo aquilo que os presidentes anteriores, os diretores, colaboradores e a cidade de Bento Gonçalves fizeram para que isso acontecesse. Com valores humanos (que foi o que mais trabalhamos) e com união para a integração, finalmente chegamos onde estamos aqui hoje – um momento de muita felicidade! Esse momento é um marco para Bento Gonçalves, para nossos associados, para os visitantes. Todos poderão perceber o quanto Bento tem em termos de classe empresarial de sucesso, que procura estar sempre à frente, fazendo cada vez mais. Ser presidente de entidades como as nossas é um privilégio. Aqui conquistamos muitos amigos e muitos valores. Só quem participa sabe. Então estamos vivendo um momento muito especial. Quem diz “sim, eu aceito” ser diretor, ou ser presidente, ou estar à frente de uma comunidade ou entidade, sabe que tudo isso contribui para para uma cidade mais pujante, uma vida mais feliz, e faz com que tenhamos uma satisfação muito especial!”

Edson Pelicioli, Presidente do Sindmóveis - “Para mim é um privilégio estar como presidente da entidade neste momento, no ano em que completamos 40 anos de fundação do Sindmóveis. Nosso presente é esta nova sede, esta nova infraestrutura, que representa o espírito associativista, tão importante para o desenvolvimento de Bento Gonçalves. A sede é muito importante justamente por causa de todo o conhecimento que vamos gerar a partir das atividades realizadas ali. Nesses 40 anos nós desenvolvemos o maior polo moveleiro do país e todos temos esse mérito. Esse projeto não é apenas de um presidente e de uma gestão. Ele vem sendo trabalhado pelos últimos 6 presidentes da entidade, pelo menos. Então me sinto muito privilegiado em participar neste ano que vamos entregar a obra. É um marco! A infraestrutura vai melhorar muito, para atender o associado com mais acessibilidade. Esse projeto ajuda o desenvolvimento da comunidade (são mais de 300 empresas locais envolvidas). Uma parte da população de Bento Gonçalves trabalha no setor moveleiro. Então essa sede simboliza o fortalecimento do setor e a sua continuidade. O Centro Empresarial não é de uma entidade, é da comunidade. Fica o convite para que todos se envolvam e nos ajudem a fomentar o desenvolvimento da nossa comunidade.”

Destaque para a Engenharia da obra - O auditório para 700 pessoas é um dos destaques da engenharia da obra conduzida pela Construtora Poletto. Mesmo alocado no piso térreo, esse auditório consegue manter amplos vãos livres, sem a interferência de pilares estruturais. Tal solução é fruto do uso de vigas de concreto protendido, extremamente resistente e frequentemente utilizado em pontes e viadutos. Opção segura, permitiu manter a funcionalidade pretendida para o auditório sem qualquer comprometimento à estrutura da edificação. O prédio também tem elevadores e garagem coberta. “O Salão de Eventos é Destaque – uma estrutra totalmente profissional, cozinha profissional, local para 700 pessoas sentadas, e mesas e cadeiras para fazer eventos (formaturas, casamentos, congressos – para 450 pessoas sentadas e servidas da melhor forma) – climatização, equipe profissional, tudo pensando para melhor servir. Destaque para Mesa de Reuniões – o mobiliário do Centro Empresarial Bento Gonçalves foi pensado e projetado com profissionais competentes. Temos um símbolo, uma mesa enorme de reuniões onde tomaremos as decisões importantes para o futuro da entidade. Ela simboliza o poder das lideranças e entidades. Temos salas que podem ser moduladas (com paredes móveis) para treinamentos e cursos, oportunizando que diversos eventos possam ocorrer no mesmo lugar. Teremos salas com TV e internet disponíveis para os associados. Em nossa ampla estrutura temos gerador próprio, estacionamento interno para 50 veículos e externo para 100 veículos e uma central de inteligência de monitoramento”, explica Laudir Miguel Piccoli, Presidente CIC – BG.

HISTÓRICOS

SINDMÓVEIS - Desde 1977, o Sindmóveis Bento Gonçalves representa e defende os interesses das indústrias moveleiras do município, atuando em nível municipal, estadual e nacional. Suas ações visam obter melhores condições de desenvolvimento para o setor, através de programas inovadores e do apoio a seus associados. A consolidação do polo moveleiro de Bento Gonçalves em muito está relacionada à história do Sindmóveis, embora as primeiras fabriquetas tenham sido instaladas na região com a chegada dos primeiros imigrantes italianos. O polo, atualmente, é considerado o maior do Brasil e abriga algumas das mais importantes empresas fabricantes de móveis planejados do país. Conta com 300 empresas moveleiras do Rio Grande do Sul, que representam cerca de 50% do faturamento e do emprego da indústria do município, responsáveis por 33% da produção gaúcha de móveis e 10% da produção nacional.

MOVERGS - Há três décadas a MOVERGS surgiu no segmento moveleiro com a missão de representar as indústrias de móveis do Rio Grande do Sul, atuando na defesa dos interesses da cadeia produtiva de madeira e móveis dessa região. Dentro de uma política que engloba a criação de ferramentas e estratégias de atuação exclusivamente direcionadas ao beneficiamento dos associados é que, desde 1987, a Associação tem direcionado seus esforços. São projetos e facilidades que, combinados, oferecem suporte às empresas para que invistam na ampliação do potencial competitivo de seus negócios – e, com isso, conquistem resultados.Desde sua fundação, em 1987, a Movergs vem acumulando conquistas em benefício do progresso do segmento moveleiro. Em seus primeiros anos, o principal desafio foi unir o setor e aproximar as empresas da realidade internacional. O próximo passo de destaque foi a organização da Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIMMA Brasil) – que ocorre a cada dois anos no parque de eventos de Bento Gonçalves (RS). Consolidada como referência em geração de negócios e inovação para a cadeia produtiva de madeira e móveis, a FIMMA Brasil oferece inúmeros benefícios para as indústrias e se tornou um marco histórico para a Movergs.

CICBG - A trajetória do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) iniciou em 24 de junho de 1914 – na época, com a denominação de Associação Comercial. Décadas mais tarde, com sua atuação já consolidado junto à comunidade empresarial bento-gonçalvense, a entidade ampliou ainda mais a sua abrangência, acolhendo em sua composição, a partir 9 de março de 1981, o Centro da Indústria Fabril. Atualmente, são cerca de 700 associados unidos em torno de uma causa comum.

É praticamente impossível dissociar a participação do CIC-BG da história de crescimento do município. Muito mais do que representar os anseios dos principais setores da economia local, responsáveis por elevar cidade à condição de uma das mais desenvolvidas do Rio Grande do Sul, a instituição também tem como uma de suas premissas mais valorosas o envolvimento direto e constante em causas comunitárias, exercendo o seu papel fundamental na construção de uma sociedade melhor.

Entrevistas: Ana Facchin l Edição: Caroline Pierosan l Fotos: Josué Ferreira