Menu

Consultoria Exclusiva

16/12/2020

Um Negócio Grandioso II

Com o propósito de desenvolver o ser humano integralmente, a Unicesumar cria raízes em Caxias do Sul celebrando, em 2021, 5 anos de implantação de seu pólo educacional no município

"Nós consideramos que a Unicesumar é uma instituição diferenciada, posicionada hoje como uma das melhores EAD&quotS do país. O meu maior motivador, que mais me gera equilíbrio, é o meu trabalho, que me faz levantar todos os dias e fazer as coisas acontecerem" (Andrei Schmitt)

“O aluno é incentivado como um todo, não só no âmbito intelectual”, explica Tainey Schmitt Damas, diretora do pólo Unicesumar de Caxias do Sul que, em 2021, celebra 5 anos de atividade, servindo à cerca de 2 mil alunos. “Trabalhamos o lado espiritual, a parte emocional, e as habilidades sociais. Refletimos sobre o que o aluno está fazendo aqui na Terra, sobre qual é a sua missão, o quanto ele pode crescer, e o quanto precisa acreditar em si”, complementa Teresinha Schmitt, mãe de Tainey e Andrey, e idealizadora do projeto educacional no núcleo familiar, como contaremos a seguir. 

Há 30 anos no mercado educacional, a Unicesumar vem transformando vidas pela educação, pelo aperfeiçoamento constante da sua qualidade de ensino, e pela a ampliação de sua estrutura física e abrangência. A marca possui mais de 250 mil alunos em seus mais de 700 polos de educação à distância distribuídos por todo o Brasil, e em três polos internacionais, localizados em Miami (EUA), Dubai (Emirados Árabes) e Genebra (Suíça). 

“Caxias do Sul nos chamou muito a atenção pelo perfil da cidade, pelo perfil de empresas aqui instaladas, e por valorizar muito o estudo. Isso nos fez tomar a decisão de implantar a Unicesumar aqui”, complementa Tainey. Ela, o irmão e a mãe formam hoje o grupo que lidera nove pólos da rede no Brasil. “Sempre falo que as empresas, de fato, são as pessoas. Hoje estamos muito felizes pela grande quantidade de alunos, pelos nossos nove polos, pelas nossas ótimas equipes. Cumpro um papel de análise, desenvolvo o projeto, escolho quais são as cidades para onde expandiremos mas, sem a equipe, nós não conseguiríamos realizar nada. Contamos muito com os coordenadores de polo, o grupo administrativo, nossos tutores, e nossa equipe de vendas”, reconhece Andrey Schmitt.

No ensino presencial, a Unicesumar conta com quatro campi, nas cidades de Maringá, Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, todas no Paraná. O corpo docente é formado por mais de 800 professores, sendo 80% mestres e doutores, em sua maioria com vasta experiência de mercado. Pelo décimo ano consecutivo, a Unicesumar obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) em uma escala de avaliação de 1 a 5. “Nós consideramos que a Unicesumar é uma instituição diferenciada, posicionada hoje como uma das melhores EAD’S do país. O meu maior motivador, que mais me gera equilíbrio, é o meu trabalho. Levanto todos os dias para fazer as coisas acontecerem”, afirma Andrey. 

“Tudo que o ser humano precisa está dentro dele. A essência ele tem, mas precisa se desenvolver. A Unicesumar tem várias propostas para desenvolver o aluno a partir da sua metodologia. A ideia é transformá-lo em um cidadão, em um estudante que explora todo o seu potencial. Essa foi a única universidade que eu conheci com essa visão”, confessa Terezinha Schmitt, que incentiva todos a saberem mais sobre o projeto. A seguir, mostramos os belos pontos de vista dessa família de promotores da educação e do desenvolvimento humano.

Caroline Pierosan: A sua formação não é de educador, mas de gestor. Seria importante ter uma formação em Educação para atuar na área?

Andrey Schmitt Damas: Acredito que ter uma bagagem administrativa de gestão só soma nessa nossa empresa familiar. Esse foi o nosso diferencial porque minha mãe tinha dificuldades na área de gestão. A administração traz um norte mais abrangente. Também sabemos que a escola da vida é a que mais nos ensina. Tenho aprendido muito em toda essa minha trajetória.

Como fazes para gerir nove polos educacionais no Brasil com competência, mantendo o equilíbrio pessoal?

Eu sempre falo que as empresas, de fato, são as pessoas. Hoje estamos muito felizes pela grande quantidade de alunos, pelos nossos nove polos, pelas nossas ótimas equipes. Claro que meu papel é fundamental, de encarar o projeto, saber escolher quais são as cidades para onde vamos expandir, etc, mas, sem as pessoas, nós não conseguiríamos realizar nada. Contamos muito  com os coordenadores de polo, nossa equipe administrativa, nossos tutores, nossa equipe de vendas. Nós consideramos que a Unicesumar é uma instituição diferenciada, posicionada hoje como uma das melhores EAD’S do país. O meu maior motivador, que mais me gera equilíbrio, é o meu trabalho, que me faz levantar todos os dias e fazer as coisas acontecerem.

Recentemente você se envolveu em um projeto na área de marketing digital. Por que escolher essa área?

Porque vimos que o futuro está no marketing digital. Com ele conseguimos saber onde está o nosso aluno, e definir “a persona” que buscamos. Começamos a trabalhar com marketing digital para captação e prospecção. Em seguida me tornei sócio dessa agência e conheci o potencial da escala. Tivemos grande sucesso nas experiências e hoje somos especialistas em captação para instituições de ensino. Estamos atendendo mais de 200 polos espalhados pelo Brasil e também temos clientes no exterior. 

Podemos dizer que todas as iniciativas empreendedoras precisarão passar por esse processo de aprender a usar o marketing digital?

Creio que sim. Vemos que a forma de educar hoje está mudando muito, e nossa vida também, cada vez mais. Sabemos que a tecnologia é algo que veio para ficar. Quem não absorver isso e não buscar essa mudança vai ficar para trás. O marketing digital hoje é de suma importância, para qualquer empresa. 

Como você avalia o mercado da educação EAD no Brasil?

É um mercado gigantesco. São quase 60 milhões de brasileiros capazes de ingressar no Ensino Superior. Isso atrai o olhar de várias empresas, até mesmo do exterior. A partir do decreto de 2017 (instrumento no qual o ministério da educação flexibilizou a abertura de polos) o EAD cresceu muito. Nós temos um novo cenário educacional, que eu considero um pouco caótico. Temos uma incrível oportunidade de captação, de abraçar esse mercado, mas muitas instituições não estão com o foco no ensino de qualidade, não têm como prioridade ter uma boa metodologia. Estão focados somente em números, Nós buscamos diferenciação. Esse é um dos objetivos da Unicesumar, estar olhando o mercado mas não abrir mão da qualidade e continuar fazendo essa captação de forma assertiva. Queremos continuar transformando a vida das pessoas. 

Você também é aluno da Unicesumar?

Sim! Curso Gastronomia.

Por quê?

Sempre gostei de cozinhar! Decidi fazer o curso porque é muito bacana! O material didático é considerado um dos melhores do país! 

Gestor e aluno!

Isso mesmo! 

O Andrei aluno lhe dá um pouco de know-how sobre como o seu cliente está se sentindo? Ele traz insights ao Andrei gestor? 

Claro! Estamos sempre atentos ao nosso método de ensino e à aprendizagem dos nossos alunos. Nosso objetivo é sempre estar ciente da dor do aluno. Sendo eu mesmo aluno da instituição, consigo identificar coisas que talvez, de fato, apenas como gestor, não estaria enxergando. Nossas equipes nos pólos estão focadas em atender bem, em dar um grande suporte para o aluno e isso faz toda a diferença na sua trajetória, até a sua formação.

Qual que é o teu maior propósito de vida hoje?

Gerar uma família com minha noiva Carol, que está comigo em toda essa jornada, desde o início. 

Por que você decidiu seguir os passos da sua mãe e trabalhar com Educação?

Desde que sai da escola eu queria trabalhar com negócios imobiliários. Me mudei para Curitiba para estudar nessa área e, ao mesmo tempo, estudava administração na Unicesumar. Nossa mãe teve alguns problemas de saúde em 2012 e, na época, ela tocava três negócios ao mesmo tempo. Era professora do município, tinha escola de EJA e a Unicesumar. Para ela era uma carga muito grande, não estava dando conta. A própria Unicesumar propôs que ela fizesse para novos investimentos e buscasse atualizar o polo. Foi quando ela me convidou. Eu já conhecia o projeto desde o iníco (desde pequeno já estava dentro da instituição), e entendi que era uma boa oportunidade de negócio. O mercado EAD estava crescendo muito e decidi encarar o desafio. Tranquei inicialmente o curso de negócios imobiliários e acabei não voltando porque, de fato, me apaixonei pela Educação. Em 2012 assumi o polo, e abri a minha empresa. Iniciei esse negócio com 18 anos e, a partir dali, assumi a gestão da Unicesumar polo São Bento do Sul. Aceitei esses desafios de cpmpreender o negócio, abrir essa empresa e mudar de estrutura.

“A educação é um negócio grandioso”, palavras suas! O que isso significa? 

Desde pequenos acompanhamos minha mãe, que é professora. Vivíamos em colégios observando o trabalho dela. Sempre vi a educação como algo importante. Assumir esse negócio e torná-lo grande é muito prazeroso! Eu fico feliz de ver o negócio crescendo. Claro que sempre buscamos sucesso tanto financeiro quanto de crescimento do negócio. Mas nós temos um produto diferenciado, nós trabalhamos com educação! Então transformar vidas (que é o que nós buscamos) e oferecer isso para as pessoas é um dos nossos maiores propósitos. Eu não vejo tanto como uma responsabilidade, mas mais como uma satisfação. É um privilégio poder estar à frente dessa operação. Me sinto muito feliz e satisfeito.

 

LEIA TAMBÉM:

Entrevista com Teresinha Schmitt:
https://www.revistanoi.com.br/editorias/legado/um-negocio-grandioso-iii_1.html
Entrevista com Tainey Schmitt: 
https://www.revistanoi.com.br/editorias/legado/um-negocio-grandioso-i.html

 

ENTREVISTAS I CAROLINE PIEROSAN
IMAGENS I JOSUÉ FERREIRA