Menu

Escrita Estratégica

09/07/2015

Amizade, Visão e Determinação

Em 2015 a Detella Restaurantes Empresariais completou 25 anos de gestão cumprindo a missão de preparar refeições saudáveis para milhares de pessoas todos os dias  

"Tínhamos o espírito empreendedor. Tínhamos tão pouco e fizemos acontecer! Acredito que a Detella Restaurantes Empresariais também mostra para as pessoas que, com muita determinação, é possível concretizar algo novo"  Olir Gavazzoni ( Foto: André Susin) "Mesmo que tenhamos mergulhado na incerteza, sabíamos que nossa mistura de ousadia e responsabilidade poderia dar certo. Isso vem da nossa educação, de nossas famílias batalhadoras que nos ensinaram a sempre trabalhar. Na empresa ousávamos, porém com precaução" Maristela Pierosan

“Queríamos ter uma empresa”. A frase repetida à quatro vozes sinaliza, até hoje, o vigor de dois casais empreendedores que tinham um sonho e não mediram esforços para realizá-lo. Hoje Maristela e Ademir Pierosan e Josedete e Olir Gavazzoni não apenas têm uma empresa mas, por meio dela, tornaram-se responsáveis por fornecer alimentação para milhares de pessoas todos os dias no estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Mãos Para Cozinhar

Em 1989 Josedete Gavazzoni, natural de São Marcos, formada em Ciências Exatas e pós-graduada em Dinâmicas de Grupo pela SBDG, casada com Olir Gavazzoni e mãe da pequena Cristina (então com um ano de idade) começou (depois de tentar outras atividades como trabalhar em um Banco, dar aulas e abrir uma confecção de roupas) a cozinhar para pessoas além de sua família. “Os convidados para comer na minha casa gostavam muito e pediam que eu lhes preparasse as refeições cotidianas”, conta Jose. A partir desta pequena demanda o embrião do negócio começou a ser gerado. “Fazíamos entrega de refeições a domicílio. Comprávamos um conjunto de viandas (recipientes para transportar comida) e o cliente comprava outro. A rotina dos almoços era agendada todo o mês porque na época não tínhamos telefone. Cozinhávamos para dez famílias, em média 30 refeições por dia. A divulgação do trabalho era feita pelos próprios clientes”, lembra Jose que no início da atividade contava com a ajuda de uma cunhada e de uma nutricionista para a elaboração do cardápio. Seis meses depois de começar a atender os primeiros clientes a demanda cresceu e foi necessário mudar-se da residência da cunhada para a casa dos Gavazzoni. Neste período Jose foi auxiliada pelo marido e por dois sobrinhos que moravam em sua casa. Ela cozinhava eles entregavam as viandas, transportadas na kombi da família.

Convite Para Crescer

Em janeiro de 1990 a proposta de sociedade foi feita ao casal Pierosan.  Ademir e Maristela sentiram-se desafiados pelo convite dos Gavazzoni. Passar a fazer parte da Detella Restaurantes Empresariais parecia uma boa oportunidade, já que compartilhavam do desejo de ter uma empresa. “Pensávamos que o negócio seria focando na atuação dos maridos. Porém, analisamos a realidade dos casais na época - Olir e Ademir tinham empregos estáveis - e ficou claro que nós duas seríamos as pessoas que precisariam se aventurar”, conta Maristela. A sociedade entre os casais se consolidou em abril de 1990, quando também surgiu a razão social Detella Alimentos LTDA, criada a partir da união dos nomes das duas sócias-fundadoras – Josedete e Maristela. Uma das principais contribuições dos Pierosan para a empresa foi a linha telefônica. “Na época poucos tinham telefone particular. Esse foi nosso capital de entrada, o que fez toda a diferença na dinâmica do trabalho. Precisávamos do número preciso de pedidos para fazer a comida, então eu ficava em casa pela manhã, fazia contato com os clientes e calculava as refeições daquele dia. Depois partia para a casa da Jose”, relata Maristela.

Investimento e Fé

Nos primeiros dois anos de funcionamento todo o retorno financeiro da Detella Alimentos era investido no negócio. “Não tínhamos salário. A remuneração era o alimento das nossas famílias. Sabíamos que demoraria para termos lucro, mas percebíamos que éramos inovadores e tínhamos potencial”, explica Maristela. “Nosso orgulho era ter uma empresa registrada, e sermos valorizadas pelo nosso produto”, completa Josedete. Foi apenas no terceiro ano de empresa que as sócias começaram a receber salários. Em 1992 a sede da Detella passou a funcionar no Bairro Santa Catarina, em um local alugado. Em 1994 Maristela, graduada em História pela Universidade de Caxias do Sul, recebeu um convite para lecionar e se afastou da gestão da empresa. “Eu tinha investido muito nos meus estudos e queria exercer minha profissão”, relata. Em 1994 a Detella Alimentos produzia cerca de 100 refeições por dia e tinha dois funcionários.

Visão Comercial

Em 1994 Ademir Pierosan, marido da sócia-fundadora Maristela Rates Pierosan começou a trabalhar na Detella Alimentos. Ademir é natural de Fagundes Varela e engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Pelotas, pós-graduado em Gestão Estratégica de Serviços pela UCS e pós-graduando em Teologia pela FLT. Atuou em empresas do ramo metalúrgico e de transportes. A trajetória profissional lhe dera ampla visão de gestão de negócios, mas passar a gerir uma empresa pequena, recém constituída, foi um grande desafio para o empreendedor. “Quase desisti da Detella para buscar emprego em uma empresa maior. Mas eu acreditava que ter um negócio próprio era um grande privilégio. Que bom que persisti!”, avalia.

Nesta época Olir Gavazzoni passou a integrar oficialmente a equipe. Gavazzoni é natural de Caxias do Sul e graduou-se engenheiro mecânico pela UCS. “Fazia compras e atuava como motorista e transportador das entregas. Levantava às 5h da manhã para ir ao CEASA comprar saladas e legumes”, explica Gavazzoni que, nesta época, realizava muitas das atividades operacionais da Detella. “Eu nunca me importei de ser um engenheiro formado e ter que fazer um trabalho braçal. Queria muito que a empresa funcionasse porque eu acreditava em um futuro próspero, então fazia tudo com alegria”, conta.

Pierosan atuava na gestão da empresa de forma integral, porém, focado em vendas. “Começamos a implementar práticas inovadoras e adotamos a política de elaborar refeições saudáveis. Apliquei os conhecimentos que trouxe da minha formação como agrônomo”, explica Ademir. “O fato de adotarmos tais práticas me motivou profundamente. Não se tratava mais apenas de ter um negócio próprio, mas também de fazer algo bom para as pessoas, uma comida que lhes fizesse bem à saúde”, conta.

Em outubro de 1995 a Detella mudou-se para o bairro Jardim Itália onde, até hoje, funciona a cozinha Central da empresa. Ali são produzidas as refeições transportadas. “Um dos momentos mais marcantes da história da Detella Alimentos foi quando assumimos o primeiro cliente administrado em 1996. Até então só levávamos a comida pronta até as empresas. Foi um passo importante para a mudança do perfil do negócio”, afirma Pierosan.

Estabilidade e Qualidade

Em abril de 1997 a Detella recebeu uma importante oferta. “Uma empresa do mesmo ramo propôs que assumíssemos diversos contratos. Eles queriam focar nos clientes maiores e sugeriram que passássemos a fornecer alimentação para os menores”, explica Pierosan. “Assumimos cerca de oito novos clientes de uma única vez”, relata. A partir deste momento a Detella Alimentos passou a ter o foco de negócio no padrão de restaurantes administrados, em que as refeições são preparadas no próprio cliente, em uma cozinha montada e gerida pela Detella Restaurantes Empresariais. Em janeiro de 2008 a empresa construiu sua sede própria no Bairro Jardim Itália.  

Em 2000 Olir Gavazzoni deixou o grupo para voltar a atuar em sua carreira de formação. No mesmo ano a empresa passou a atender clientes em outros municípios gaúchos, a começar por Farroupilha. Em 2004 assumiu trabalhos em São Valentin do Sul, em 2007 começou a atender em Vacaria, em 2008 em Alto Feliz, e em 2010 em Bento Gonçalves. “Em 2010 também começamos a informatização das unidades”, relata Jose. Em 2011 a empresa passou por um importante processo de renovação da marca, mudando seu logotipo e sua razão social para Detella Restaurantes Empresariais. No mesmo ano passou a atuar em Lagoa Vermelha, em 2012 em Nova Santa Rita e Dois Irmãos e Santa Cecília e Capão Alto em Santa Catarina. Em 2013 o grupo passou a atuar em Lages. Em paralelo a isso a empresa teve um importante crescimento nos últimos anos, sendo que, atualmente atua em 57 restaurantes.

Nesta trajetória a Detella Restaurantes Empresariais conquistou diversos prêmios como V e VI Prêmio Empresa Destaque Ambiental pela Secretaria do Meio Ambiente de Caxias do Sul, Destaque em Recursos Humanos (categoria organizacional projetos) em 2011, Top 5 no Divina Cozinha Top Caxias do Sul em 2013 e 2014, Top 5 Divina Cozinha Top Bento Gonçalves 2014 e Destaque do Ano em RH pela ARH Serrana, categoria Projetos em 2014. “Nosso foco nunca foi o tamanho da empresa, mas sim o crescimento sustentável, com responsabilidade e excelência em todas as áreas. Isso significa responsabilidade fiscal, social e ambiental. Além disso é importante para nós crescermos com recursos próprios”, explica Pierosan. De acordo com ele o principal desafio da liderança da empresa é manter o grupo sadio e ter uma equipe de alta performance guiada pelos valores da inovação, agilidade, transparência, crescimento sustentável e valorização do ser humano.

Um Novo Padrão de Alimentação

“O maior legado que estamos deixando é um novo projeto de alimentação” explica Pierosan. Seguindo o slogan “Qualidade de vida com Sabor Caseiro” a empresa oferece suco natural produzido com 100% da fruta in natura da época e também elabora refeições utilizando ingredientes e temperos naturais. “Enquanto todo o mercado remete para praticidade e economia, vamos na contramão. Temos mais custos com mão de obra e muito mais trabalho. Mas tenho plena consciência de que estamos fazendo o melhor”, afirma Pierosan, convicto. O empresário observa que este padrão permeia o estilo de vida das pessoas, imprimindo um novo ritmo ao seu dia a dia. “A partir do momento em que nos alimentamos bem, tudo na nossa vida funciona melhor porque a alimentação impacta no rendimento das pessoas. Acredito que estamos, por meio de refeições saudáveis, praticando medicina preventiva e contribuindo para a diminuição da quantidade de atestados apresentados pelos funcionários de nossos clientes”, concluí.

Caroline Pierosan