Menu

Escrita Estratégica

15/01/2020

Ela, à Frente de Uma Equipe, Numa Empresa de TI

“Não é apenas o que pensamos que importa, mas o que o cliente precisa, sobretudo” (Clarissa Francescatto, Gestora Comercial do FOCCO LOJAS)

"Eu acredito que eu tenho cumprido esse papel e é o que eu tento realmente; transformar minha liderança em um exemplo positivo" (Clarissa Francescatto) Foto: Josué Ferreira "O desafio de ser profissional mulher existe em qualquer ambiente. Tento ser exemplo e inspirar outras para que também lutem, para que batalhem para ter o seu espaço"  (Clarissa Francescatto) Foto: Josué Ferreira "Não é apenas o que pensamos que importa, mas o que o cliente precisa, sobretudo" (Clarissa Francescatto) Foto: Josué Ferreira

Ela é a primeira mulher a ocupar um cargo de gestão na empresa com mais de 200 funcionários. O campo profissional da tecnologia da informação ainda é, predominantemente, deles. Então, Clarissa Francescatto sabe da importância de seu papel de ser, ícone. Ela é um modelo que abre caminho para muitas possibilidades (inclusive a de sonhar) para outras profissionais. Nesse ano, Clarissa participará do time que liderará uma grande empreitada da empresa, de ampliar (em muito) seu panorama de atuação com o lançamento de novos produtos que poderão contemplar um universo de 40 mil clientes (enquanto hoje a solução oferecida engloba um universo de 6 mil clientes). A seguir a jovem fala sobre a sua responsabilidade, sonhos e expectativas para viver esse grande desafio.

Caroline Pierosan: Qual o desafio de ser uma jovem liderança feminina em um universo corporativo predominantemente masculino?

Clarissa Francescatto: Na verdade o desafio de ser profissional mulher existe em qualquer ambiente. Tento ser exemplo e inspirar outras para que também lutem, para que batalhem para ter o seu espaço. A FOCCO é uma empresa de mentalidade aberta, flexível, mas, em todo o mercado de trabalho, esse é um assunto delicado. Percebo que a mulher ainda precisa buscar provar que é uma boa profissional, que pode realizar as mesmas coisas que os homens...

Hoje te sentes uma referência?

Sim. Sou uma das poucas mulheres que atuam na FOCCO e sou abordada por mulheres que desejam crescer na carreira internamente também. Então eu acredito que eu tenho cumprido esse papel e é o que eu tento realmente; transformar minha liderança em um exemplo positivo.

Se você precisasse destacar três aspectos principais da tua liderança, quais seriam as principais características?

Humanização, afeto, determinação, e, incluo, praticidade para resolver problemas.

Nesse ano a empresa está planejando um movimento muito importante que é o de gerar uma solução que vai poder atender 40 mil lojas no Brasil. A solução que a empresa comercializa atualmente atende um universo de seis mil lojas. É um salto bem grande! Como está tua expectativa para esse momento, como tu estás te preparando pessoalmente, e preparando a tua equipe?

Esse é um momento que esperamos por muito tempo. Temos preparado não só a área comercial, que é onde eu gerencio o setor, mas, também, a FOCCO, como um todo, para receber essa demanda. Nesse ano iniciamos pesquisas de mercado, pois nosso intuito é que esse novo produto agregue, de fato, ao cliente. Que traga retorno. Não queremos que seja apenas um software que a gente alimenta com informações, mas, também, que possamos trazer mais performance para as operações de varejo. Temos mais de 30 vagas de trabalho abertas na empresa, para incluir pessoas nessa missão. As áreas irão crescer; a comercial, a de produto, atendimento, sempre visando esse contato com o cliente final. Temos trabalhado muito com co-criação, que significa ter o cliente dentro da FOCCO nos orientando e dizendo quais são as melhores práticas, o que precisamos trabalhar, e o que é importante para esse mercado. Vamos nesse ritmo de construção. Acreditamos que 2020 vai ser bem importante para que possamos expandir realmente a operação do varejo da FOCCO com qualidade de atendimento e de produto, oferecendo soluções aderentes. Não é apenas o que pensamos que importa, mas o que o cliente precisa, sobretudo.

 

Assista ao Vídeo Dessa Entrevista:

 

ENTREVISTA I CAROLINE PIEROSAN
FOTOS I JOSUÉ FERREIRA
DECUPAGEM E PRODUÇÃO I FERNANDA CARVALHO