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Estrategista All-Line

26/05/2019

Food Design

Mais que um alimento, uma memória

1) Design With Food (Design Com Comida) 2) Design for Food (Design para alimentos) 3) Food Space Design (Design de Espaços Alimentares): 4) Food Product Design (Produto Alimentar) 5) Eating Design (Comendo Design) 6) Food Service Design

Quando falamos em Food Design, logo pensamos: "ah, é a forma que colocamos os alimentos no prato, ou arrumar uma mesa de doces em um evento, para que fique harmonioso e bonito". Food Design vai além disso, o termo surgiu por volta de 1997, na Europa, e, atualmente é organizado pela Sociedade Internacional do Food Design (IFDS). O termo vem da junção das palavras Food - que significa alimento, e Design - um pensamento estratégico aplicado ao processo, produto ou uma experiência.

O Food Designer usa critérios quando projeta algo, entre eles estão: os ingredientes, na forma que serão utilizados, as embalagens onde esse produto será inserido, as experiências em que o usuário passará no momento da refeição e o impacto desse produto no contexto cultural em que ele está inserido. Segundo Marti Guixe, designer e autor dos livros Food Designing, um dos principais estudiosos desse assunto, o food design torna possível pensar no alimento como um produto de design, saindo da referência da cozinha tradicional e gastronômica.

O Food Design entende como criar, moldar e manipular materiais. Normalmente, possui uma vasta expertise em análise de necessidade de mercado e de consumidor. “O alimento é o único material com o qual você pode estimular os cinco sentidos. Significa que você vai ingerir o que eu criei, o que é o processo mais íntimo que pode existir”, afirma a Dr. Francesca Zampollo, fundadora do IFDS. Isso nos leva a outro ponto: o alimento é perecível, não dura. Um food designer, não cria um produto, cria uma memória”. Em 2007, Zampollo subdividiu o Food Design em seis categorias para melhor compreensão de suas aplicações e atividades. São elas:

1) Design With Food (Design Com Comida): compreende os materiais que fazem parte da preparação, distribuição e comunicação dos alimentos. Um exemplo disso é a embalagem onde o produto será inserido, ele não será apenas uma caixa ou recipiente, ele será um dos meios de comunicação do produto, que o fará ser reconhecido e lembrado. Um bom exemplo a ser citado é a embalagem desenvolvida para carregar um lanche em apenas uma mão e ainda gerar menos lixo com menos embalagem.

2) Design for Food (Design para alimentos): compreende os materiais que fazem parte da preparação, distribuição e comunicação dos alimentos. Um exemplo disso é a embalagem onde o produto será inserido, ele não será apenas uma caixa ou recipiente, ele será um dos meios de comunicação do produto, que o fará ser reconhecido e lembrado. Um bom exemplo a ser citado é a embalagem desenvolvida para carregar um lanche em apenas uma mão e ainda gerar menos lixo com menos embalagem.

3) Food Space Design (Design de Espaços Alimentares): é a criação dos espaços alimentares, levando em conta: os materiais, cores, iluminação, temperatura, música como também a roupa dos empregados e o comportamento em relação aos clientes. Um exemplo de Food Space Design é o restaurante Rice Home, localizado em Hong Kong. O restaurante serve pratos feitos de arroz, e utiliza esse elemento como objeto principal de decoração.

4) Food Product Design (Produto Alimentar): é o projeto de alimento a ser produzido em grande escala industrial, exemplos: pringles, macarrão, sorvete, chocolate, lanches, entre outros. Está presente em quase tudo que vemos nas gôndolas dos supermercados.

5) Eating Design (Comendo Design): é a situação onde há pessoas interagindo com a comida. Esse processo de interação entre pessoas e alimentos pode ser considerado um dos aspectos mais complexos, já que os projetos levam em consideração muitos aspectos diferentes e variáveis incontáveis. Um exemplo é a empresa NYC Food DesignPinch, que oferece o serviço EATING DESIGN, onde a comida é servida pendurada em um guarda-chuva, tornando a experiência lúdica e única.

6) Food Service Design: é aplicação dos conceitos de design de serviços nos alimentos, além de considerar basicamente as interações, ou seja, as atividades que ocorrem ao longo do tempo com metas e resultados. Um exemplo de aplicação do Food Service Design é o aplicativo ‘Too Good To Go’, que permite que você compre de restos de restaurantes a um preço baixo, alimentos que se não fossem consumidos iriam para a lixeira.

Como podemos analisar, o food design é a conexão da comida e da arte. Onde o design leva a inovação em produtos, serviços e nos sistemas de alimentação, que vai desde a produção, aquisição, preservação e transporte, até a preparação, apresentação, consumo e descarte. Por trás disso tudo, existe uma grande análise da necessidade do mercado e do consumidor. Além de projetar para alimentação, ele se utiliza de pensamentos estratégicos para tornar algo mais atrativo e funcional, para no final desenvolver projetos que utilizam a criatividade e usabilidade para criar produtos inovadores. Mas além disso a maior habilidade é agregar valor, serviços, experiências.

 

Jéssica Leme, Diretora de Arte