Menu

For All Exclusive

17/09/2020

A Tecnologia como Aliada do Oftalmologista

“É preciso que o conhecimento científico seja aliado do relacionamento humano”

"Este ano tivemos a aprovação da primeira terapia genética no Brasil que é destinada ao tratamento de determinadas doenças da retina"

Há muito tempo a tecnologia tem se mostrado uma valorosa aliada da área médica, especialmente para a oftalmologia. Seja na investigação clínica ou no tratamento cirúrgico, as novidades avançam desenfreadamente. É preciso atualizar-se constantemente para acompanhar esta rápida evolução.

Temos visto os avanços tecnológicos participarem de todos os momentos do nosso dia a dia. A internet se popularizou e cada vez mais dependemos dela para atuar. Em nossa clínica, vivenciamos mudanças tecnológicas importantes em um curto período de tempo. Desde o agendamento do paciente, quando é possível que ele marque uma consulta apenas teclando e respondendo ao seu tempo, até o registro de informações, que ocorre de forma virtual. Hoje, temos na clínica um sistema informatizado integrado com os exames que permite o registro de dados com muito mais segurança. Estas mudanças trazem agilidade e confiança ao atendimento.

Os equipamentos que utilizamos seguem em constante desenvolvimento e atualizações, o que necessariamente precisa ser acompanhado pelo conhecimento técnico e científico. Hoje podemos avaliar o paciente em uma consulta de rotina e, se detectado, algum problema, conseguimos investigar no mesmo dia com exames de ponta. Na clínica temos equipamentos para avaliar CATARATA, DOENÇAS DA RETINA, GLAUCOMA, CERATOCONE e diversas outras doenças que podem acometer o paciente sem que ele tenha conhecimento prévio do problema. Exames especializados, sem dor ou desconforto ao paciente, podem auxiliar no diagnóstico. E mais ainda, a tecnologia permite avaliar a progressão, comparar, por exemplo, uma alteração que o paciente tenha apresentado em avaliações anteriores.

No campo cirúrgico, a oftalmologia foi pioneira no uso do laser para o tratamento de doenças. Esta tecnologia pode ser utilizada em cirurgias refrativas, para corrigir MIOPIA, ASTIGMATISMO, HIPERMETROPIA, PRESBIOPIA, e também em cirurgias de retina e vítreo, como é o caso das cirurgias de DESCOLAMENTO DE RETINA ou RETINOPATIA DIABÉTICA. A cirurgia de CATARATA evoluiu muito, proporcionando conforto e melhorando a qualidade de vida. A avaliação de cada paciente é realizada de forma personalizada para que se tenha uma melhora não apenas da visão, mas da saúde como um todo. O acesso às diversas tecnologias aprimorou os resultados dos tratamentos. E isso está disponível a todos, porém de forma individualizada para cada paciente, para cada caso.

O futuro é realmente promissor para nós, oftalmologistas, e para os nossos pacientes. Este ano tivemos a aprovação da primeira terapia genética no Brasil que é destinada ao tratamento de determinadas doenças da retina. Muito mais está por vir. Certamente a oftalmologia seguirá com inovações e os pacientes seguirão se beneficiando desta evolução tecnológica na saúde. A tecnologia certamente veio para ficar em nosso meio. Ela agrega informações valiosas à consulta oftalmológica e ao tratamento dos pacientes. No entanto, nada disso adianta se não houver conhecimento científico e relacionamento humano.

 

Mariana Thorell | Oftalmologista