Menu

For All Exclusive

29/10/2019

Glaucoma: O Ladrão Silencioso da Visão

Estima-se que em 2020, quase 80 milhões de pessoas sofrerão com a doença, que pode causar cegueira

O glaucoma, quando tratado precocemente, permite que a pessoa mantenha a visão pelo restante da vida

Todo ano, são notificados aproximadamente 2,4 milhões de novos casos de glaucoma, somando 60 milhões de pessoas no mundo com a doença. Estima-se que em 2020 existirão 79,6 milhões de pessoas acometidas. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença é a segunda maior causa de cegueira, perdendo apenas para a catarata. Só no Brasil, o glaucoma chega a atingir 1 milhão de pessoas acima dos 40 anos — e o risco triplica após os 70 anos de idade.

O glaucoma é uma doença ocular capaz de causar cegueira se não for tratada a tempo, o que acontece muitas vezes, já que 80% dos glaucomas não apresentam sintomas no início da enfermidade. É uma doença crônica que não tem cura, mas na maioria dos casos, pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais chances de evitar a perda da visão.

Existem fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença, como idade avançada, hipertensão ocular, miopia elevada, raça negra e hereditariedade. O glaucoma pode ser detectado somente com o exame oftalmológico cuidadoso, em que o médico faz a medida da pressão intraocular, o exame de fundo de olho e, quando necessário, exames mais detalhados. Geralmente, o tratamento é feito com colírios, mas procedimento a laser ou cirurgias podem ser necessários, conforme recomendação médica, de acordo com o tipo de glaucoma e estado do nervo óptico do paciente. O glaucoma, quando tratado precocemente, permite que a pessoa mantenha a visão pelo restante da vida. Consulte regularmente o seu oftalmologista! Ele enxerga o que você não vê!

 

Dra. Daniela Leães - Clínica Visão Serra