Menu

For All Exclusive

07/05/2018

Mapeamento Preventivo do Sistema Circulatório

O Eco Doppler mostra com clareza o padrão do fluxo sanguíneo a partir de um diagnóstico não invasivo

O Eco Doppler é um exame não invasivo, indolor, com relativa facilidade e rapidez de execução, que permite a visualização das artérias e veias bem como detecção das alterações presentes nestes vasos O exame do Eco Doppler permite avaliar a gravidade da doença arterial, ajuda a definir o potencial de cicatrização das úlceras e é indispensável no diagnóstico diferencial dos doentes com sintomas atípicos Com este exame podemos detectar obstruções na circulação, identificar e acompanhar o estreitamento da carótida, tratar e evitar AVCs, por exemplo", explica o médico Vinícius Lain, cirurgião vascular da Clínica Vena

Entre todos os exames de diagnóstico do sistema venoso e arterial, o principal deles é o Eco Doppler. A tecnologia de ponta com utilização do ultrassom, torna o equipamento capaz de reproduzir imagens com impressionante sensibilidade, especificidade e, acima de tudo, refletindo a dinâmica do organismo na medida em que realiza a leitura do “caminho do sangue”, detectando obstruções da circulação do corpo inteiro. O Eco Doppler mostra com clareza o padrão do fluxo sanguíneo a partir de um diagnóstico nada invasivo, sem utilização de cortes, agulhas, contrastes e emissões de raios-X. O exame é feito por um médico especialista em ultrassom e, geralmente, não exige preparo prévio à sua realização, salvos casos em que é recomendado jejum de algumas horas. “Utilizamos este aparelho para realizar ecografias com especificação para estudo de vasos. Quando precisamos analisar os vasos sanguíneos (artérias ou veias) por algum motivo, ou suspeita de doença. Com este exame podemos detectar obstruções na circulação, identificar e acompanhar o estreitamento da carótida, tratar e evitar AVCs, por exemplo”, explica o médico Vinícius Lain professor de Cirurgia Vascular da Universidade de Caxias do Sul e cirurgião vascular da Clínica Vena, especializada em tratamentos para patologias do sistema circulatório.

Durante o exame, a sonda de ultras sons é pressionada e movida sobre a pele. A aplicação de gel permite uma melhor obtenção da informação pretendida. Dentre inúmeros diagnósticos, é possível identificar trechos com estenose (estreitamento) e dilatações (aneurismas), mal formações e alterações de velocidade de fluxo, comparando áreas saudáveis com regiões doentes, bem como o nível de gravidade do quadro. Outro exemplo é a identificação do refluxo e calibres em veias com varizes, rigidez, espessura e calcificações da parede dos vasos sanguíneos, assim como a presença de trombos agudos ou antigos, de maneira não invasiva e em tempo real. As imagens obtidas (2-D ou modo B - bi-dimensional) proporcionam a visualização dos vasos e de seu conteúdo. “É uma ultrassonografia que não usa contraste e não tem radiação. Ele é fundamental para realizar tratamento de varizes com espuma, pois permite a aplicação da espuma de forma guiada com ecografia em tempo real”, complementa o médico. A partir da realização do exame são feitas fotos dos mapas com quadros azuis e vermelhos, possibilitando a perfeita visualização das áreas avaliadas.

A Clínica Vena é uma das poucas da Região da Serra Gaúcha a disponibilizar esse modelo aparelho. Entre as vantagens do exame está a extrema precisão diagnóstica, sem causar dor ao paciente. O exame pode ser repetido diversas vezes, possibilitando, um acompanhamento minucioso do quadro clínico. “Recomendamos que pessoas com 65 anos, principalmente homens, façam rastreamento com o Eco Doppler como medida de prevenção à doença da carótida e ao aneurisma da aorta abdominal (maior artéria do corpo, localizada na altura do umbigo)”, alerta Lain. “Homens e mulheres, que tiverem incidência dessas doenças em parentes, ou seja, que tiverem histórico familiar das patologias, devem realizar o exame antes disso, por volta dos 55 anos”, especifica o médico. O exame também é utilizado no processo preparatório para uma cirurgia de varizes, para mapear a área que será tratada. A partir dele também é possível rastrear aneurismas da carótida. “Com o mapeamento proporcionado pelo Eco Doppler, fica mais fácil para o médico decidir que técnica terapêutica irá usar, se irá tratar varizes com laser ou com espuma, por exemplo”, afirma Lain. “A atualização da equipe e dos equipamentos utilizados aqui na Vena é fundamental. O aparelho vem agregar à filosofia da equipe, de busca pela qualidade, para poder oferecer aos pacientes o melhor tratamento que existe, assegurando melhores resultados. Hoje temos aqui toda a capacidade de diagnóstico e tratamento para doenças vasculares possível. O paciente que entra aqui tem acesso a tecnologia de ponta para recuperar sua saúde de maneira segura, avançada e pouco invasiva, sendo atendido com os melhores equipamentos disponíveis”, assegura o médico. 

O Eco Doppler permite definir o mapeamento venoso, identificar se existem veias atingidas pela doença, qual a localização da doença e assim estabelecer o plano de tratamento mais adequado para o paciente. O ultrassom Doppler informa a velocidade, característica e o volume do sangue, além das imagens das veias e artérias, gerando as informações de anatomia e hemodinâmica. A imagem colorida de ultrassom garante clareza anatômica da imagem gerada.