Menu

For All Exclusive

03/07/2018

O Rosto Deles

Há procedimentos seguros, indolores e com resultados extremamente naturais para cada questão masculina

Há procedimentos seguros, indolores e com resultados extremamente naturais para cada questão masculina

Há uma tendência crescente no universo masculino de se cuidar mais, se notar mais. Reflexo claro dessa preocupação é o aumento do número de homens no consultório dermatológico.  As queixas começam um pouco mais tímidas, mas não são tão diferentes das femininas: uma ruguinha nova, uma mancha que não estava ali... A abordagem sim, é um pouco mais suave. Se nas mulheres já prezamos por naturalidade, na face masculina isto é imperativo. A conversa sempre começa dos princípios básicos, como por exemplo a conscientização quanto à necessidade do uso do filtro solar no dia a dia ou dicas de higienização para pele oleosa e vai, aos poucos, abrangendo cuidados mais específicos como o rejuvenescimento, calvície, poros dilatados, depilação da barba, entre outros. Muitos pacientes não estão familiarizados com os tratamentos de beleza e não raro acabam ficando assustados com a palavra “botox”. O importante é saber que existem procedimentos seguros, indolores e com resultados extremamente naturais para cada problema.

Manchas: a maioria é causada pela exposição ao sol e claridade do dia a dia. O principal ponto é diferenciar as benignas e puramente estéticas daquelas que podem evoluir para câncer de pele. Para o dermatologista isso é muito corriqueiro e geralmente fácil de ser feito já na primeira consulta. As lesões perigosas mais comuns são as chamadas queratoses actínicas, manchas vermelhas e ásperas que precisam ser removidas com o uso de ácidos, nitrogênio líquido ou cremes específicos. As demais costumam responder muito bem ao tratamento com clareadores, luz pulsada ou lasers, que, além de clarear a pele estimulam colágeno e melhoram as linhas de expressão.

Vermelhidão excessiva: essa queixa é extremamente comum na nossa região, especialmente no inverno, ao se expor ao frio ou tomar uma taça de vinho. O tratamento é muito simples, com duas a quatro sessões de luz pulsada eliminamos os vasos. A época ideal para remover os vasos é o inverno com um breve período de recuperação.

Calvície: Quando o assunto são os cabelos é importante diferenciar os dois principais problemas capilares, que são os quadros de queda daqueles de afinamento, que pode evoluir com a calvície propriamente dita em alguns anos. O diagnóstico geralmente é clínico e pode ser feito com a ajuda de um exame fotográfico chamado de tricoscopia ou biópsias. Além do tratamento clínico tradicional, com tônicos e comprimidos, dispomos de novas técnicas realizadas em consultório, como a Micro Infusão de Medicamentos na Pele (MMP) que ajuda a reverter os quadros de calvície com mais rapidez e segurança. Também é importante acessar o estado geral de saúde e a presença de problemas clínicos que possam desencadear ou agravar o problema, como doenças da tireóide ou a deficiência de ferro por exemplo.

Cuidados com a barba: Além das madeixas, a barba pode ser motivo de preocupação. Doenças que causam descamação no couro cabeludo podem gerar irritações na área da barba, sendo a mais comum a dermatite seborréica ou caspa da barba. A solução requer produtos de higiene pessoal específicos para os barbados. Aqueles que preferem a barba feita, tem como maior inimigo a foliculite, que são pequenas bolinhas de pus que parecem espinhas, especialmente na região do pescoço onde há o atrito das golas das roupas. Cuidados no barbear e cremes pós-barba adequados controlam parte dos casos, outros podem precisar tratamento com antibióticos tópicos, cremes preventivos entre cada barbear e até depilação a laser, que pode ser feita sob anestesia local, sem dor.

Rugas: as campeãs de queixas são aquelas entre as sobrancelhas, que conferem aspecto de brabeza ou irritação e os pés de galinha. O tratamento ideal é com o relaxamento da musculatura responsável pela formação dessas rugas, feito através da aplicação da toxina botulínica. Ao contrário do que muitos pensam, ela pode ser aplicada de forma muito natural e quase imperceptível aos olhares alheios. A aplicação é rápida, bem tolerada e não requer período de recuperação, podendo-se aplicar o produto e voltar a trabalhar imediatamente. O ideal é que seja repetida a cada seis meses em média, para que o paciente experimente o benefício cumulativo do tratamento. Para aqueles que não querem aderir a esse tratamento existem várias outras opções que induzem formação de colágeno e conseguem suavizar as marcas de expressão. As principais tecnologias são o laser de Co2 fracionado e a radiofrequência microagulhada. Os resultados são menos impactantes, mas tem naturalidade 100% garantida.

Poros dilatados: requerem o uso de cremes que diminuam a oleosidade e associação com laser, especialmente o Co2 fracionado, que além de remodelar o diâmetro dos poros trata linhas de expressão.

Gordura submentoniana: popularmente conhecida como “papada”, esse acúmulo de gordura causa prejuízo importante na harmonia facial por apagar o contorno mandibular e conferir aspecto de mais idade. Nos casos leves e moderados combinamos tratamentos como ácido desoxicólico e bioestimuladores, que são produtos injetados no tecido subcutâneo com o objetivo de destruir gordura e produzir colágeno e firmeza respectivamente. Para dar o acabamento e firmar ainda mais a pele, associamos a radiofrequência com tecnologia Varipulse®. Nos casos mais graves e onde já há flacidez das estruturas de sustentação profunda, não podemos perder tempo com os tratamentos não invasivos. Nessas situações já orientamos o paciente a procurar auxílio do cirurgião plástico para lipoaspiração ou lifting.

Contorno facial pouco definido: para os homens uma mandíbula bem definida e quadrada é fundamental, já que ela confere força e virilidade à face. Melhorar o ângulo da mandíbula, o contorno do mento e disfarçar o aspecto de buldogue lateral ao queixo é geralmente realizado com o uso de preenchedores, que são injetados sob a pele e deixam o contorno mais marcado e jovial. Este procedimento é rápido e não requer período de recuperação.

Perda de volume: especialmente em pacientes que se exercitam mais é comum a sensação de que a face está derretendo, com as bochechas e olheiras mais fundas e presença do “bigode chinês”. Essas queixas geralmente são corrigidas com o uso de bioestimuladores ou preenchedores, que tem por objetivo repor apenas o volume perdido e melhorar a elasticidade da pele, sem excessos, evitando criar formas arredondadas.

Themis Hepp e Alice Toigo