Menu

For All Exclusive

02/07/2018

Odontologia Digital

Em todas as especialidades da Odontologia, hoje há um ganho significativo com o fluxo digital, tanto em agilidade e precisão, quanto em tempo de tratamento e conforto para os pacientes

Uma imagem 3D é obtida na tela, em tempo real e, a partir dela, o planejamento e o tratamento podem ser realizados, tanto um tratamento restaurador estético, quanto ortodôntico ou cirúrgico Procedimentos cirúrgicos menos invasivos hoje são possíveis com o uso de microscópios
operatórios, que possibilita um aumento de até 20 vezes no campo de visão O planejamento do sorriso do paciente é todo feito por meio digital. A análise
fotográfica é uma das etapas fundamentais desse processo O escanneamento intrabucal substitui as tradicionais moldagens com mais conforto e precisão

Os avanços tecnológicos têm alcançado também a área da saúde, proporcionando alternativas de tratamentos muito mais rápidas, indolores e eficazes, considerando tanto a recuperação quanto o conforto e a estética dos pacientes. A Odontologia entrou com tudo na era digital, em todo seu processo, desde o diagnóstico até a finalização dos tratamentos, começando pelo scaneamento intra-bucal, que substitui a moldagem física, e que produz uma imagem digital das arcadas. Essas imagens servem para o planejamento digital do sorriso do paciente e, posteriormente para produção de modelos 3D que são usados para a fabricação de alinhadores invisíveis para a Ortodontia, para a produção de restaurações e próteses dentais ou para implantes, com alta resolução. Possibilitam até mesmo que as cirurgias sejam guiadas pelo computador. Enfim, em todas as especialidades da Odontologia, hoje temos um ganho significativo com o fluxo digital, tanto em agilidade e precisão, quanto em tempo de tratamento e conforto dos pacientes. A seguir, explicamos algumas destas inovações, que estão revolucionando os tratamentos dentários.

Escaneamento Intrabucal 3D - O scaneamento intrabulcal coleta imagens por meio de um scanner que gera arquivos 3D das arcadas dentárias, substituindo moldagens convencionais pelos arquivos digitais. O scanner reproduz digitalmente em 3D todos os detalhes da boca, em alta qualidade de imagem e cor, possibilitando ao paciente visualizar a própria boca em ângulos diferentes, permitindo melhor entendimento dos tratamentos indicados pelo dentista. A documentação periódica dessas imagens auxilia também na manutenção e diagnóstico de algumas lesões. Os arquivos digitais gerados pelo scanner e transferidos para programas de computador, permitem planejar tratamentos ortodônticos, impressão das imagens para obtenção de modelos, placas de mordida e dentes provisórios, e também a confecção de laminados cerâmicos / lentes de contato, coroas e restaurações, por meio de fresadoras. O processo de escaneamento é rápido, resultando em maior conforto para os pacientes e menos tempo “de cadeira”. 

Smile Design – O planejamento digital do sorriso, ou smile design, é uma ferramenta utilizada para redesenhar o sorriso. Com esta técnica o paciente pode visualizar como será o resultado da mudança do sorriso antes de começar qualquer procedimento. A avaliação clínica é feita por meio de radiografias digitais, seguidas por uma análise fotográfica em vários ângulos. Também é realizado o escaneamento intrabucal para obtenção de uma imagem 3D dos maxilares. Essas informações são transferidas para um programa de computador que permite criar o desenho digital do novo sorriso. Depois de aprovado pelo paciente um modelo é criado (por meio de impressão 3D) e adaptado sobre o sorriso atual, proporcionando a visualização real do projeto. É possível ver, na hora, como o sorriso do paciente poderá ser! Depois, são selecionadas as melhores alternativas para recriar o sorriso de acordo com as necessidades de cada paciente.

Odontologia Digital Restauradora - O planejamento do sorriso do paciente é todo feito por meio digital. Depois do projeto pronto, todas informações são enviadas para um equipamento que confecciona as restaurações cerâmicas pelo método de fresagem. Blocos de alta resistência são esculpidos exatamente como planejado no computador, obtendo-se desde dentes provisórios até restaurações, laminados cerâmicos convencionais e ultra finos (as lentes de contato), coroas sobre dentes e implantes, dentre outras possibilidades. 

Endodontia (Tratamento de Canal) - Na terapia endodôntica, ou tratamento de canal, o uso da radiografia digital, além de diminuir o tempo de tratamento, se comparado à radiografia convencional, possibilita a manipulação da imagem no computador. O uso das ferramentas do sistema auxilia no correto diagnóstico e na correta interpretação dos casos. É possível visualizar a forma e a curvatura das raízes e medir o comprimento do canal durante o tratamento. Além das radiografias digitais, a tomografica computadorizada também contribui para a precisão do diagnóstico de fraturas radiculares e reabsorções dentárias, auxiliando no planejamento de cirurgias e no diagnóstico e tratamento de lesões apicais extensas.

Ortodontia - O Diagnóstico Digital ocupa um papel de destaque com o uso de radiografias, tomografias, imagens digitais e até mesmo modelos das arcadas dentárias digitalizados, com o uso de Scanners intrabucais, que reproduzem as arcadas dos pacientes sem a necessidade das tradicionais moldagens. O Planejamento Digital na Ortodontia é mais confiável e previsível já que o paciente visualiza resultados antecipadamente. Os Sistemas Modernos de tratamento ortodôntico utiliza alinhadores dentais transparentes, praticamente imperceptíveis, que podem ser confeccionados com a utilização de modelos digitalizados em 3D, gerando uma sequência de tratamento que será analisada pelo ortodontista e acompanhada pelo paciente, assegurando conforto e agilidade aos tratamentos.

Cirurgia Plástica Gengival - O delineamento do contorno gengival influencia muito a na estética do sorriso. Com o scaneamento intrabucal podemos fazer o correto diagnóstico e o acompanhamento a longo prazo de recessões gengivais. Além disso, a partir do planejamento digital da altura em que deve ficar a gengiva para termos uma harmonia do sorriso, um guia cirúrgico é impresso numa impressora 3D para auxiliar o procedimento cirúrgico (que também hoje é menos invasivo devido ao uso da microcirurgia plástica periodontal - feita com o uso microscópios operatórios, que aumentam em até 20 vezes o campo de visão). Isso traz muito mais conforto, previsibilidade de resultados e, acima de tudo, segurança ao procedimento.

Cirurgia Guiada pelo Computador -  Com os sistemas modernos de planejamento cirúrgico, a cirurgia de implantes é realizada primeiramente no computador, oferecendo maior precisão quanto à posição do implante e à quantidade óssea disponível. Depois de pronto o planejamento digital, um guia cirúrgico é impresso em uma impressora 3D (feito em resina super resistente), para indicar a localização exata em que deve ficar cada implante. A cirurgia guiada pelo computador favorece a instalação dos implantes de maneira muito menos invasiva e mais confortável para o paciente. Na grande maioria dos casos, a cirurgia é sem incisões (ou cortes) na gengiva. A confecção dos dentes pode ser feita na mesma sessão tornando a execução da etapa protética mais simplificada, segura e rápida para o paciente. 

José Carlos Martins da Rosa, Cirurgião Dentista