Doenças mais perigosas acometem a visão de forma silenciosa
As doenças mais perigosas acometem a nossa visão de forma silenciosa. Este é o caso da degeneração macular relacionada à idade (DMRI), da retinopatia diabética e do glaucoma. Cerca de 60% das doenças que levam à cegueira são passíveis de tratamento quando diagnosticadas no início e, por isso, a visita periódica ao médico oftalmologista, mesmo quando não há alterações perceptíveis da visão, é essencial. O especialista detecta desde erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia), até doenças que podem levar à cegueira. Em alguns casos, o médico oftalmologista pode diagnosticar até mesmo doenças sistêmica (diabetes ou hipertensão arterial), outro motivo para visitar o consultório regularmente.
Exames de rotina, como a verificação da pressão intra-ocular e o exame de fundo de olho, permitem que o médico oftalmologista perceba antecipadamente sinais de doença. O mapeamento de retina pode detectar doenças graves como o câncer ocular e patologias neurológicas. Cuidados com a saúde (de forma geral) são os maiores aliados da preservação da saúde ocular. Hábitos de vida saudáveis, com uma alimentação rica em frutas e vegetais e a realização de exercícios físicos regulares, propiciam benefícios aos olhos. O tabagismo, por outro lado, favorece o surgimento de doenças, como a catarata, e é um importante fator de risco para o desenvolvimento de DMRI.
Esforços físicos em excesso ou grandes impactos podem causar problemas sérios na retina. Buracos, hemorragias e descolamento de retina são alguns destes transtornos. A retina, quando descolada, deve passar por cirurgia rapidamente para aumentar as chances de recuperação da visão. Por fim, vale mencionar a automedicação: um perigo aos olhos. Os colírios são medicamentos e seus efeitos podem ser diferentes dependendo da pessoa (o que faz bem para um pode fazer mal ao outro). Por isso, a prescrição de um médico oftalmologista é tão essencial e não deve ser negligenciada.
Somente o especialista pode avaliar por completo e tratar o paciente, prevenindo complicações. Não coloque a saúde dos seus olhos em risco. Consulte um oftalmologista regularmente e mantenha uma vida mais saudável.