Menu

For All Exclusive

01/04/2018

Saúde das Pernas

Praticar caminhadas, alongamentos e exercícios aeróbicos simples, melhora a circulação sanguínea e dificulta o surgimento das indesejadas doenças varicosas

A doença geralmente começa a se manifestar aos 35 anos. Aos 50 anos, metade da população tem varizes Aos 70 anos, até 70% das pessoas carregam essas marcas nas pernas (sendo mais comum entre as mulheres)

Viver é mesmo uma dádiva. Cada dia que passa, ganhamos mais experiência, conhecimento e maturidade. Mas a vida também deixa outras marcas. O corpo já não é mais o mesmo. Na dieta, menos sal, menos açúcar, menos gordura… e nas pernas, varizes! A doença geralmente começa a se manifestar aos 35 anos. Aos 50, metade da população tem varizes. Aos 70 anos, até 70% das pessoas carregam essas marcas nas pernas (muito mais comum entre as mulheres). E não se trata de um problema exclusivamente estético. As varizes causam dores, ardência e, dependendo do grau, provocam úlceras varicosas. “Se suas pernas ainda não apresentam sinais de varizes, você deve estar se perguntando: Tem como evitar? De forma efetiva, infelizmente não, mas manter o corpo em movimento, por exemplo, ajuda a prevenir”, explica o Dr. Vinícius Lain, cirurgião vascular da Clínica Vena.

A medicina avançou muito no que diz respeito a procedimento cirúrgico. A cirurgia a laser, por exemplo, é um procedimento menos invasivo e de recuperação mais rápida que a cirurgia convencional. Além deste tratamento mais convencional, há também a Escleroterapia convencional e Escleroterapia com espuma. Esse procedimento é geralmente indicado em casos mais leves da doença. Por ser bastante simples. “Praticar caminhadas, alongamentos e exercícios aeróbicos simples, melhora a circulação sanguínea e dificulta o surgimento das indesejadas doenças varicosas”, recomenda o médico.