Menu

For All Exclusive

12/10/2017

Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens Médicas

Hospital Tacchini utiliza o PACS possibilitando a obtenção de diagnósticos à distância e segundas opiniões médicas especializadas

O PACS é uma arquitetura computacional criada para capturar, armazenar, distribuir e exibir imagens médicas

Com o advento da tecnologia digital a quantidade de informação gerada na área da saúde aumentou substancialmente, principalmente por conta de imagens obtidas de equipamentos como ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, endoscopia, mamografia e radiografia. Para gerir tantos arquivos foi desenvolvido, na década de 80, o PACS (Picture Archiving and Communication System) que significa “Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens”. Basicamente, o PACS é uma arquitetura computacional criada para capturar, armazenar, distribuir e exibir imagens médicas. A partir do compartilhamento destas imagens, é possível obter diagnósticos à distância ou até uma segunda opinião especializada. Para os profissionais de saúde estão claras as vantagens, que vão desde integração de dados até diminuição de erros em todo o fluxo de trabalho. O Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves (RS), possui hoje o PACS da Microdata/MV Medicina Diagnóstica que garante mais agilidade na captura, armazenamento e distribuição de imagens. O Dr. Luciano Villarinho, radiologista do Hospital Tacchini (atualmente concluindo especialização nos Estados Unidos, na University of Mississippi), realiza à distância a análise dos exames gerados no Hospital Tacchini. Ele conversou com a NOI e explica como funciona a dinâmica do trabalho.

De que forma o PACS está melhorando a qualidade dos serviços do Tacchini?

Dr. Luciano Villarinho: O PACS representou um dos maiores avanços dos últimos anos no Serviço de Radiologia do Hospital Tacchini. Por meio deste sistema todas as imagens geradas por exames ficam armazenadas em um servidor central. Desta forma, pode-se visualizar os exames na íntegra em qualquer monitor dentro do hospital. Ou seja tanto no Pronto Socorro, bloco cirúrgico e nos andares de internação, os médicos podem visualizer exames recentes ou mais antigos. Para os radiologistas, o PACS possibilita a interpretação das imagens em monitores de alta resolução, com qualidade muito melhor do que a obtida antigamente, com as chapas de filme, além facilitar a comparação com exames anteriores. O PACS nos oferece também ferramentas que ajudam a interpretação das imagens, como medida de dimensões e densidade.

Na prática, como funciona a análise dos exames à distância?

Uma das vantagens do PACS é permitir que as imagens sejam visualizadas em qualquer lugar do mundo, desde que se tenha um acesso permitido. Ou seja, basta se conectar ao servidor do hospital via Internet para ter acesso às todas imagens de um determinado exame. Essa conexão segue regras internacionais de segurança de informação garantindo privacidade e segurança aos pacientes. No meu caso específico, o serviço de radiologia me envia os dados do paciente e eu acesso da minha “workstation” aqui nos Estados Unidos. Após interpretar as imagens, envio o laudo para o sistema. Se houver alguma dúvida com o exame posso pedir a opinião de professores aqui da Universidade, tudo por meio do PACS. 

“Uma das tendências mundiais da radiologia é a subespecialização. Ou seja, a grande quantidade de informação sobre patologias e o avanço dos métodos de imagem têm exigido que os radiologistas se especializem em determinadas áreas, ou seja, radiologistas especializados em pediatria, sistema musculoesquelético, mamas, etc. Estou realizando um fellowship na University of Mississippi em neurorradiologia, que corresponde a uma especialização que confere o título de Neurorradiologista. O Hospital Tacchini tem como meta a médio prazo a implementação de subespecialidades na radiologia, garantindo que os exames mais complexos sejam interpretados por profissionais que realmente conhecem profundamente cada area” (Dr. Luciano Villarinho, médico radiologista do Hospital Tacchini)

 

Recentemente também o Hospital Tacchini tem estendido o PACS aos consultórios dos médicos solicitantes, evitando que os pacientes tenham que levar pessoalmente os filmes para ter seu exame analisado.