Menu

For All Exclusive

07/05/2018

Tempo de Clarear

Outono e Inverno são estações ideias para procedimentos estéticos

A luz pulsada é um dos principais tratamentos para a remoção de vasos dilatados e manchas na face, sendo muito eficaz também, para o tratamento de manchas castanhas no dorso das mãos "É preciso o acompanhamento do dermatologista e, por vezes, mais de uma consulta até acharmos o equilíbrio para cada paciente. Os procedimentos mais realizados nessa época são os Lasers de Co2 Fracionado e Q-switched, a Luz Pulsada, o Microagulhamento e as técnicas de MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele)", afirma Themis Hepp, médica dermatologista

Themis Hepp e Alice Toigo, Médicas Dermatologistas - atdermatologia.com.br

 

Com a chegada das estações frias temos o período ideal para iniciar os tratamentos de pele mais intensivos, especialmente clareamento de manchas e remoção de rugas. Após uma primeira avaliação identificamos o que precisa ser tratado e traçamos um plano individualizado para ser realizado durante o outono e o inverno. Geralmente iniciamos com a prescrição de cremes mais intensos, com clareadores e ácidos que costumamos evitar no verão. Além de promover excelentes resultados eles preparam a pele para os procedimentos mais invasivos e garantem melhores  resultados finais. Para usá-los, é importante atentar para a forma de aplicação e escolher o creme correto para cada tipo de pele. Esse processo não deve ser feito no balcão da farmácia, é preciso o acompanhamento do dermatologista e, por vezes, mais de uma consulta até acharmos o equilíbrio para cada paciente. Os procedimentos mais realizados nessa época são os Lasers de Co2 Fracionado e Q-switched, a Luz Pulsada, o Microagulhamento e as técnicas de MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele).

A luz pulsada é uma opção muito útil para o tratamento dos vasos dilatados das bochechas e nariz, comuns em indivíduos claros de descendência européia. Não só deixa a pele mais clara como melhora os quadros de rosácea, diminuindo a sensação de calor e rubor imediato quando o paciente entra em um ambiente quente ou toma um taça de vinho por exemplo. Esse também é o tratamento de primeira escolha para manchas marrons no dorso das mãos, conhecidas como melanoses solares ou manchas senis. Além disso a luz pulsada gera aquecimento do colágeno e subsequente estímulo na sua produção, melhorando a flacidez e as linhas de expressão substancialmente. Seus benefícios são duradouros e perduram por anos. Por tratar-se de uma fonte de luz, ela não é um tratamento de primeira escolha para o melasma. Para essas pacientes preferimos associar técnicas como microagulhamento, MMP e laser do tipo Q-switched. Atualmente há mais entendimento sobre a fisiopatologia dessa doença e novas opções de tratamento disponíveis. A associação de antioxidantes potentes tanto tópicos como por via oral e fotoprotetores por via oral tem aumentado muito o índice de sucesso no clareamento e prevenido recidivas. Além dos procedimentos tradicionais, a MMP veio como um sopro de esperança para as pacientes que sofrem com o problema. Ela é realizada com o uso de microagulhas que ajudam a introduzir medicamentos estéreis com ação clareadora diretamente na derme, onde chegam no sítio alvo em altas concentrações. Além do clareamento há melhora geral da textura e firmeza da pele. Casos refratários, com vasinhos e vermelhidão concomitantes tem ótimas respostas com os laseres do tipo Q-switched. Apesar de ainda tratar-se de um problema crônico há várias formas de deixar a pele sem melasma. O importante é ter a consciência de manter os cuidados para não haver recidivas.

Quando falamos de rugas o laser com resultados mais impressionantes é o Co2 fracionado. Ele atua gerando microcolunas de calor dentro da pele, que irão remover pequenas frações de tecido. Através desse procedimento inicia-se um processo de cicatrização com a formação de mais colágeno e fibras elásticas. Além do rejuvenescimento facial existem diversas indicações para o laser de Co2 fracionado – ele também corrige cicatrizes de acne, pós-traumáticas ou pós-cirúrgicas, atenua estrias, elimina lesões benignas de pele como hiperplasias sebáceas, siringomas e queratoses seborréicas entre outras. O número de sessões varia de acordo com a gravidade do problema a ser tratado (de uma a mais de cinco sessões). A recuperação dependerá da potência a ser utilizada, o que varia com a gravidade de cada caso. Por exemplo uma sessão de rejuvenescimento em uma paciente jovem irá cicatrizar em um período mais rápido que em uma paciente com mais marcas de expressão ou com cicatrizes severas de acne. Uma dúvida frequente, é “a partir de qual idade podemos fazer laser de Co2 fracionado?”. Como esse aparelho é extremamente versátil, a máquina pode ter sua potência regulada para cada indivíduo, assim, o laser também  ser aplicado em peles muito jovens. A indicação é para pessoas a partir dos 30 anos, mas eventualmente, pacientes mais jovens também podem se beneficiar de aplicações mais suaves.

A procura pela harmonização facial também é maior nas estações frias. A toxina botulínica e os preenchimentos podem ser realizados em qualquer época do ano, porém como qualquer procedimento injetável, pode deixar pequenos hematomas e  o período longe das praias pode ser benéfico. Cauterizações de lesões de pele pré-cancerosas, como as queratoses actínicas, comuns nos pacientes de pele clara, são preferencialmente realizadas enquanto o clima está mais ameno, pois o sol, suor e banhos mais frequentes no verão podem interferir na cicatrização.