Menu

For All Exclusive

07/05/2018

Unidade de Cuidados Especiais Tacchini

Um setor diferenciado, com olhar especial voltado ao paciente e seus familiares


A UCE atende a pacientes beneficiários de convênios e que apresentam quadro patológico que requer recuperação de forma prolongada "Buscamos proporcionar um atendimento diferenciado, garantindo o acolhimento, acessibilidade e humanização", explica a Coordenadora Médica da UCE, a médica Ana Paula Boscato Outro diferencial do setor é a atuação do médico José Vitor Zir, que coordena a Terapia Médico Familiar, voltada a atender familiares

Funcionando desde março de 2017, a Unidade de Cuidados Especiais (UCE) do Hospital Tacchini se consolidou como um setor onde o atendimento ao paciente portador de doenças crônicas e agudas (e, em alguns casos, em fase avançada/terminal) acontece de forma diferenciada, com a possibilidade do acompanhamento de um familiar nas 24 horas do dia. Além disso, são permitidos dois visitantes por vez, no período entre 10h30min e 22h. “Nossa intenção é melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos neste processo, pois entendemos o quanto ele pode ser desgastante. Buscamos proporcionar um atendimento diferenciado, garantindo o acolhimento, acessibilidade e humanização”, explica a Coordenadora Médica da UCE, a médica Ana Paula Boscato, destacando o empenho de toda a equipe multiprofissional. Localizada no prédio A da Instituição, a UCE atende a pacientes beneficiários de convênios e que apresentam quadro patológico que requer recuperação de forma prolongada.

Estrutura

A Unidade dispõe de seis quartos individuais, garantindo a privacidade do paciente e acomodação aos familiares e/ou assistentes. Os quartos contam com camas elétricas, TV, sistema de som, ar-condicionado, frigobar e banheiros privativos. Há equipamentos como monitor multiparâmetros e ventilador respiratório (caso o paciente tenha necessidade). Aos familiares é oferecida uma sala de convivência com poltronas, TV, ar-condicionado, frigobar e micro-ondas.

Diferenciais

À frente de todas as ações voltadas ao paciente está uma equipe multiprofissional constituída por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudióloga, farmacêutica, psicóloga, assistente social, equipe de higienização e copa. “Pelo menos duas vezes por semana, essa equipe avalia todos os pacientes com o propósito de definir as formas de tratamento a serem desenvolvidas e estuda a possibilidade de alta hospitalar. Nos casos em que o paciente tem essa alternativa, os familiares são treinados e acompanhados pelos profissionais de forma a dar sequência ao tratamento domiciliar”, explica a médica Ana Paula Boscato. Outro diferencial do setor é a atuação do médico José Vitor Zir, que coordena a Terapia Médico Familiar, voltada a atender os familiares. É um atendimento global que envolve toda a família. “Explicamos que a família é essencial para a recuperação. Esclarecemos questões que envolvem o diagnóstico e a gravidade da doença e interagimos com as famílias, de acordo com suas peculiaridades”, explica Zir.

Indicadores

Desde que começou a funcionar, em março de 2017, a Unidade de Cuidados Especiais já atendeu 97 pacientes; 25 deles tiveram alta. “A maioria é oriunda da UTI, seguido de pacientes que foram transferidos do Pronto Socorro. São números positivos. A missão da UCE é atender a pacientes cujo tratamento é prolongado, muitas vezes sem previsão de alta e conseguimos, mesmo assim, obter resultados positivos”, comemora a médica coordenadora da UCE.

Depoimento

“Agradecemos aos médicos, às enfermeiras e às técnicas que sempre fizeram o possível e o impossível para nos dar conforto naquele momento delicado, bem como as fisioterapeutas, a equipe do P.A e da recepção, sem esquecer das profissionais da limpeza e da copa. Temos apenas elogios à UCE do Hospital Tacchini, pois foram todos muito prestativos” (Familiares da sra. Olga Maria W. Tognon, paciente da UCE)