Menu

For All Exclusive

12/03/2019

Workflow Totalmente Digital

Christiane Crestani fala sobre as novas possibilidades da Ortodontia na era da tecnologia

Hoje temos muito mais procura de pacientes adultos que estão percebendo como a estética do sorriso interfere nas suas relações pessoais e profissionais. Foto: Caroline Pierosan O Invisalign aumenta muito a probabilidade de não haver necessidade de levar as crianças e adolescentes em consultas de urgências por quebra do aparelho, bem como facilita a finalização do tratamento sem cáries ou gengivites. Foto: Caroline Pierosan Ter a possibilidade de, com minhas próprias mãos e conhecimento, devolver a autoestima e o sorriso para as pessoas, é muito gratificante e realizador! Foto: Caroline Pierosan Não estamos aqui apenas para tratar dentes e sim para cuidar de pessoas. Quanto mais agradável e inesquecível for a visita do nosso paciente ao consultório mais feliz ele será! Foto: Caroline Pierosan Para mim a ortodontia é uma arte e eu amo ser uma artista do sorriso! Foto: Caroline Pierosan

Vivemos o raro e especial momento em que a tecnologia permeia cada vez mais todas as áreas do conhecimento humano, e, principalmente, áreas da saúde como a medicina e a odontologia. Atenta a essas possibilidades Christiane Crestani implantou, em Caxias do Sul, a metodologia Invisalign Alinhadores Dentais. Graduada há quase 20 anos (diplomada em 2000 pela Ulbra) e radicada na Serra Gaúcha desde 2005 (onde constituiu família e desenvolve seu trabalho em consultório próprio), a especialista recebeu a NOI para conversar sobre as diversas possibilidades da ortodontia digital. “Um dos principais diferenciais da ortodontia digital em relação a convencional, conforme minha experiência clínica, é a previsibilidade em relação ao resultado do tratamento”, afirma. Pioneira no uso da tecnologia Invisalign na Serra Gaúcha, Christiane também agregou ao seu atendimento, recentemente, todas as possibilidades que o Scanner Intraoral Itero pode oferecer. “O equipamento utiliza uma varredura ótica e laser para alcançar alta precisão e fidelidade na criação de um modelo digital 3D da boca do paciente. É como uma câmera que tira muitas fotos dos dentes e, simultaneamente, cria um modelo digital tridimensional com alta fidelidade na tela”, descreve.

A ortodontista explica que o equipamento agregou ao consultório e pacientes um novo conceito de ortodontia com um workflow totalmente digital. “Com a tecnologia disponível hoje realizo, na consulta de avaliação, o escaneamento do paciente. Isso nos mostra, por meio do modelo 3D, quais problemas ele tem, não só ortodônticos mas também restaurações mal adaptadas, retrações de gengiva e contatos entre os dentes superiores e inferiores (para avaliar a força na mastigação)”, exemplifica. “Outra possibilidade maravilhosa do scanner é a oportunidade de, durante todo o tratamento, podermos comparar se a movimentação em andamento está de acordo com o que foi previsto no planejamento virtual, assumindo total controle dos resultados”, propõe Christiane. “Já na consulta de avaliação também é possível simular como ficaria o resultado do tratamento ortodôntico, com um ‘antes e depois’, em que o paciente consegue visualizar o que seria possível mudar e melhorar, aumentando assim a sua percepção sobre a importância da ação”, complementa. A seguir ela compartilha seus conhecimentos sobre as novas e incríveis possibilidades da Ortodontia na era da tecnologia.

NOI: Como você conheceu o sistema de alinhadores Invisalign?

Christiane Crestani: Sempre fui muito curiosa com novidades e apaixonada por tecnologia e odontologia digital. Certa vez atendi uma paciente que perguntou sobre o Invisalign. No mesmo dia fui pesquisar e fiz minha inscrição no curso de credenciamento. Acredito que não só na área da saúde como em todas as profissões temos que estar sempre nos atualizando e trazendo para quem nos procura o que existe de melhor tanto na parte técnica da nossa atuação como na qualidade no atendimento (que acredito ser primordial para o sucesso). A partir desse momento conheci e me apaixonei pelo Invisalign.

Quais são os principais diferenciais que a ortodontia digital oferece em relação aos métodos tradicionais?

Um dos principais diferenciais da ortodontia digital em relação a convencional é a previsibilidade em relação ao resultado do tratamento. No caso do Invisalign utilizo um software chamado Clincheck® onde realizo, após o diagnóstico, todo o planejamento virtual do tratamento antes de iniciar a aplicação no paciente. Com isso posso controlar com mais precisão os movimentos que desejamos realizar e, ao mesmo tempo, minimizar movimentos indesejados, ou seja, tenho um controle muito mais preciso do que realmente quero fazer, aumentando a previsibilidade, também, em relação ao tempo de tratamento.

Como o Invisalign atua ?

O Invisalign não é apenas um aparelho, é um conjunto de alinhadores (placas) que atuam de forma sequencial. Cada alinhador vai movimentando os dentes gradativamente e em sequência. Eles podem ser trocados entre 7 e 15 dias (dependendo da indicação). O número de alinhadores que cada paciente usa depende da complexidade do caso. Tanto o tratamento quanto o aparelho são completamente individualizados para o paciente, não há dois Invisaligns iguais. Um dos grandes diferenciais em relação aos outros alinhadores é o material. Foram mais de oito anos de pesquisa e mais de 260 materiais testados para chegar ao SmartTrack®. Esse material faz com que o alinhador seja muito confortável pois se adapta perfeitamente aos dentes. Os pacientes comentam que praticamente nem sentem que estão usando o alinhador de tão confortável. Na verdade eles relatam que sentem falta quando estão sem. Outra grande vantagem desse material é que, por toda sua tecnologia, ele aplica forças mais suaves e constantes não gerando para o paciente aquele desconforto inicial de quando realizamos a ativação de um aparelho fixo, por exemplo.

Para quem é indicado?

Até 2018 ele era indicado para adolescentes a partir de mais ou menos 12 anos e pacientes adultos. Em 2019 foi lançado o Invisalign First que contempla o público infantil a partir dos 6 anos. Eu recebo muitas dúvidas de colegas e pacientes que ainda acham que o Invisalign só trata casos simples. Na verdade conseguimos tratar praticamente todos os casos, inclusive cirúrgicos. O que ocorre é que, muitas vezes, assim como na ortodontia fixa tradicional, temos que utilizar terapias auxiliares em casos mais complexos como elásticos, mini parafusos e às vezes até braquetes fixos. O que gosto sempre de enfatizar é que o diagnóstico, planejamento e a mecânica ortodôntica não mudam, apenas a ferramenta que vamos utilizar, o nosso objetivo continua sendo um sorriso estético, harmônico e funcional.

Como Invisalign First atua?

É indicado para crianças a partir de 6 anos, tendo sido projetado especificamente para crianças em crescimento com dentição mista (dentes de leite e permanentes). Esse tratamento tem indicação para o que chamamos de fase 1, quando procuramos melhorar algumas condições clínicas das crianças como dente torto, e corrigir problemas como falta de espaço para os dentes permanentes e pouca expansão do arco dentário. Nesta fase buscamos minimizar alguns problemas para posterior tratamento. Alguns pais me questionam sobre o fato de ser um aparelho móvel, temendo que as crianças não usem. Na maioria das vezes, nessa idade, utilizamos aparelhos móveis. Tanto pelo seu conforto quanto pela sua estética, o Invisalign é muito bem aceito pelas crianças. Quando falamos de adolescentes, uma das grandes brigas de pais e ortodontista é em relação à higiene e quebra do aparelho fixo, que pode acabar gerando problemas e transtornos enormes durante o tratamento. Agora imaginemos as crianças e adolescentes podendo tirar o aparelho para comer, escovar os dentes e passar um fio dental. O Invisalign aumenta muito a probabilidade de não haver necessidade de levar as crianças e adolescentes em consultas de urgências por quebra do aparelho, bem como facilita a finalização do tratamento sem cáries ou gengivites. Observo que hoje, os próprios adolescentes não querem mais usar aparelho fixo. Eles também estão preocupados com estética.

Qual a principal diferença de um tratamento ortodôntico para crianças (em relação ao tratamento para adultos?)

No tratamento em crianças levamos em conta que ainda existe crescimento ósseo e buscamos sempre identificar se existe alguma alteração nesse crescimento que possa estar afetando funções respiratórias e mastigatórias assim como todo o desenvolvimento facial. Também avaliamos a real necessidade de intervenção precoce. Em pacientes adultos não contamos mais com o fator crescimento e, em muitos casos, como não ocorreu a intervenção precoce, temos que optar por tratamento orto-cirúrgicos.

Como você avalia o cuidado das novas gerações (pessoas até 20 anos) com os dentes?

Nos últimos anos tenho percebido uma grande mudança no perfil dos pacientes ortodônticos do consultório. Hoje temos muito mais procura de pacientes adultos que estão percebendo como a estética do sorriso interfere nas suas relações pessoais e profissionais. Já passou a época em que o tratamento ortodôntico era coisa de crianças e adolescentes. Por outro lado o que mais escuto é que o paciente quer corrigir seu sorriso mas não cogita de maneira nenhuma usar aparelho fixo ou, já usou e não colocaria de novo. Quando esse paciente descobre que existe uma maneira mais rápida, confortável e estética para melhorar e, consegue fazer uma simulação na hora (através do scanner) de como o sorriso ficaria, fica encantado.

Como funciona o Scanner Intraoral Itero?

O Itero é o scanner intraoral da Invisalign que utiliza uma varredura ótica e laser para alcançar alta precisão e fidelidade na criação de um modelo digital 3D da boca do paciente. Ele é como uma câmera que vai tirando muitas fotos dos dentes e simultaneamente criando um modelo digital tridimensional com alta fidelidade na tela. O Itero foi meu grande investimento de 2018 e agregou para o consultório e pacientes um novo conceito de ortodontia com um workflow totalmente digital. Com a tecnologia disponível hoje realizo até escaneamento facial do paciente. Na consulta de avaliação já faço o escaneamento e consigo mostrar para o paciente através do modelo 3D quais problemas ele tem, não só ortodônticos mas também restaurações mal adaptadas, retrações de gengiva, contatos entre os dentes superiores e inferiores (para avaliar a força na mastigação). Deixamos de lado o espelho pois, apenas com ele, tínhamos uma dificuldade enorme de fazer o paciente visualizar seus problemas. Nessa mesma consulta realizo também uma simulação de como ficaria o resultado do tratamento ortodôntico, como um antes e depois, em que o paciente consegue visualizar o que muda e o que melhora, aumentando assim a percepção sobre a importância do tratamento. Outra ferramenta maravilhosa do scanner é a possibilidade de, durante o tratamento, podermos comparar se a movimentação acontecendo está de acordo com o que foi planejado no tratamento virtual, assumindo total controle dos resultados.

No que consiste o curso Advanced Master of Invisalign?

O Advanced Master of Invisalign é um curso de quatro meses que se assemelha a um MBA ou aperfeiçoamento voltado para ortodontistas que já possuem alguma experiência clínica com o sistema Invisalign. O objetivo do curso é melhorar protocolos de atendimento clínico e aprender um pouco mais sobre como o Invisalign trabalha na prática. Foi uma experiência sensacional pois, além de aprender mais sobre o aparelho, pude trocar experiências maravilhosas com outros colegas. Quem trabalha com o Invisalign precisa estar sempre estudando e se atualizando tanto em cursos presenciais como on-line uma vez que a evolução dos protocolos e do próprio aparelho é muito rápida já que existe um grande investimento por parte da empresa em pesquisa e tecnologia.

No que consiste a premiação Top Doctor?

A premiação Top Doctor é concedida aos invisalign doctors a cada trimestre de acordo com a experiência e número de casos tratados. Tenho muito orgulho de ter sido uma das pioneiras em Caxias do Sul a trabalhar com o Invisalign e a primeira  a receber essa premiação. Em 2018 consegui fechar o ano com todas as premiações do trimestre e isso reforça a minha paixão e dedicação à ortodontia, ao Invisalign e aos meus pacientes.

Por que você aprecia tanto a ortodontia estética com alinhadores?

O que mais me encanta e motiva nos alinhadores é a possibilidade de realizar um tratamento ortodôntico sem sofrimento, restrições e curtindo cada etapa. O paciente de Invisalign é um paciente mais feliz e muito menos estressado se o compararmos com um paciente da ortodontia fixa. Ele não teve nada machucando sua boca durante o mês, não teve nenhuma restrição alimentar devido ao aparelho e, com certeza, percebeu mudanças no seu sorriso.  As consultas são bem mais leves e acabamos conversando e conhecendo muito mais nossos pacientes. Uma das coisas que mais prezo e cobro da minha equipe é a excelência no atendimento técnico e pessoal. Não estamos aqui apenas para tratar dentes e sim para cuidar de pessoas. Quanto mais agradável e inesquecível for a visita do nosso paciente ao consultório mais feliz ele será.

Por que você optou pela ortodontia como profissão?

Desde a primeira vez que entrei no consultório da minha ortodontista quando criança me apaixonei e nunca pensei em fazer outra coisa. Ter a possibilidade de, com minhas próprias mãos e conhecimento, devolver a autoestima e o sorriso para as pessoas, é muito gratificante e realizador! Um trabalho feito com paixão não tem como dar errado. Pra mim a ortodontia é uma arte e eu amo ser uma artista do sorriso!

 

TRAJETÓRIA
CHRISTIANE CRESTANI - Nasceu em 4 de março de 1977, em Santos-SP, filha de Valter Machado (in memorian) e Arlete Maria Fontes dos Reis Machado. É casada desde 2006 com o Engenheiro de Plásticos e Gestor Industrial Rafael Crestani, com quem tem dois filhos, Lorenzo (8 anos) e Isabela (4 anos). Em 1982 estabeleceu-se em Porto Alegre onde finalizou seus estudos. Em 2000 formou-se em Odontologia pela ULBRA e em 2005 mudou-se para Caxias do Sul, onde fixou residência e passou a dedicar-se quase que exclusivamente à Ortodontia. Em 2009 finalizou a sua especialização na área. Há quase 10 anos teve o primeiro contato com o Sistema de alinhadores Invisalign. Desde então apaixonou-se pela ortodontia estética e digital. Realizou o credenciamento Invisalign em São Paulo sendo uma das pioneiras a trabalhar com esse sistema em Caxias do Sul e Região. Em 2017 realizou o curso de aperfeiçoamento Advanced Master of Invisalign que elevou muito o seu nível de conhecimento e experiência com o sistema. Hoje 70% de sua rotina clínica é voltada para o Invisalign, principalmente depois que adquiriu o Scanner Intraoral Itero, o que trouxe para o consultório a experiência ortodôntica digital. Em 2018 recebeu todas as premiações Top Doctor do ano que se baseiam na experiência e nos casos tratados a cada trimestre, tornando-se speaker Invisalign do projeto Peer to Peer para a Região da Serra Gaúcha. A partir desse projeto leva sua experiência e conhecimento para os novos Invisalign Doctors.

 

Entrevista e Fotos I Caroline Pierosan