O Dia das Mães desperta a vontade de muitas mulheres serem mães e comemorarem a data no próximo ano em família
O planejamento da gestação vai muito além do momento certo para receber o bebê. A programação deve iniciar com uma consulta ao ginecologista entre dois e quatro meses antes da parada do método anticoncepcional ou das tentativas à gestação. Esse encontro com o especialista é importante para avaliar se a mulher tem condições de gestar e também preparar biologicamente o corpo para este momento.
O ginecologista, além de solicitar exames relativos à gestação, irá prescrever o uso de ácido fólico, uma substância que evita malformações auxilia na formação do tubo neural do bebê, que dará origem à sua coluna vertebral. Esse medicamento precisa ser iniciado antes que o casal inicie as tentativas de engravidar. Nessa consulta também são avaliadas as vacinas que a mulher precisa realizar.
Considerando que após os 35 anos da mulher há um aumento exponencial nas chances de conceber bebês com problemas genéticos, biologicamente o ideal é que a mulher engravide até esta idade. Se depois de um ano de tentativas, sem uso de método anticoncepcional, o casal não engravidar, é imprescindível investigar infertilidade em ambos parceiros e a necessidade de um tratamento específico.
Para as mulheres que tem indicação de tratamentos para engravidar, após o diagnóstico e indicação do tipo do tratamento a ser realizado (relações programadas, inseminação artificial ou fertilização in vitro), o ideal é visitar o especialista novamente um mês ou um ciclo menstrual antes do início do tratamento.
Para aumentar as chances de engravidar: