Menu

Oratória

07/04/2020

Elas Protagonizam

“Quero inspirar o protagonismo feminino e contribuir para um mundo mais igualitário, saudável e feliz”

"Meu objetivo com o caderno ELAS é valorizar a mulher e todo o seu universo pessoal e profissional"

O caderno ELAS valoriza a mulher e todo o seu universo pessoal e profissional. Inspira o protagonismo feminino e contribui para um mundo mais igualitário, saudável e feliz. Pois sabemos que, mesmo com todos os desafios, existem inúmeros projetos incríveis e superinspiradores com mulheres no comando. Eles são a prova de que o empreendedorismo feminino é real e tem capacidade para crescer cada vez mais, transformando nossa realidade. Apresento, a seguir, pessoas fantásticas, que reafirmam a posição da mulher como essencial para a sociedade em todos os seus âmbitos e servem de inspiração para que mais mulheres se dediquem ao empreendedorismo.

Empreender é transformar, é gerar movimento. O empreendedorismo feminino cresce a passos largos no Brasil, criando um movimento de modificação no cenário empresarial nacional. As mulheres têm aumentado sua representatividade e inovado nas formas de trabalho. Com elas, surgem também novos desafios e oportunidades para serem exploradas nos negócios. Na mesma medida em que as empreendedoras contribuem para o desenvolvimento do país, elas também investem na educação de suas famílias e, assim, possibilitam o crescimento de mais pessoas. O empreendedorismo feminino tem toda essa força. E é também expressivo em termos numéricos. O Brasil é o terceiro maior país em negócios com presença feminina, e, a cada dia, novas empresas são abertas pelas mulheres, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. Devagar e sempre (embora ainda diante de muitas desigualdades), as mulheres conquistam cada vez mais espaço na economia. Em 2019, 25% das aberturas de empresas nacionais foram realizadas por mulheres O crescimento do empreendedorismo feminino tem funcionado como ferramenta de equiparação de direitos entre os sexos, na medida em que, ao galgarem posições cada vez mais relevantes no mundo dos negócios, elas passam a reivindicar seu reconhecimento como personagens participantes do crescimento econômico.

O principal fator que leva as mulheres a se lançarem no empreendedorismo, segundo pesquisas, é a satisfação pessoal, além da vontade de fazer a diferença e trazer algo de novo e positivo para o mundo. A presença das mulheres no empreendedorismo trouxe uma nova visão para os negócios, tem influenciado tendências e, acima de tudo, incentivado outras mulheres e empreenderem. É um ciclo virtuoso que se auto alimenta. O empreendedorismo feminino traz para o cenário empresarial algumas características natas das mulheres que acabam impactando positivamente no dia a dia dos negócios. As mulheres empreendedoras prestam atenção maior a detalhes, são intuitivas e muito sensitivas, características que melhoram seu desempenho na gestão de negócios. Tendem a aliar as principais características femininas com atitudes desbravadoras como coragem, determinação e iniciativa. Tendem a investir mais em capacitação. Em sua grande maioria, costumam ser mais atenciosas e cuidadosas com os clientes, o que cria um cenário propício à fidelização dos mesmos, gerando assim um negócio com base sólida e duradoura de consumidores e, finalmente, as mulheres tendem a conciliar melhor suas atividades profissionais com as atividades pessoais, o que dá mais estabilidade ao negócio, uma vez que problemas pessoais não têm tanto impacto sobre o dia a dia da empresa.

Pensar que há pouco mais de 50 anos, mulheres casadas precisavam de autorização do marido para trabalhar e hoje coordenam grandes empresas, equipes enormes e têm grandes responsabilidades me parece fantástico. O caminho que as mulheres precisam percorrer em busca de igualdade ainda é longo. Mas muito já foi conquistado e iniciativas como as que citei ajudam a mostrar o poder feminino nos negócios e sua capacidade de inovar, criar, transformar e crescer. A mulher tem mostrado à sociedade cada vez mais que o “seu lugar” é onde ela quiser e que características biológicas não definem ou limitam sua competência e capacidade. A previsão é que o empreendedorismo feminino continue crescendo nos próximos anos e que as mulheres, cada vez mais, assumam papéis estratégicos nesse cenário. Uma das formas de colaborar para isso, é reconhecer os trabalhos e iniciativas de diferentes mulheres que já estão fazendo história com o empreendedorismo. Divulgue, apoie, busque informação e sempre pense no trabalho dessas mulheres quando for buscar qualquer tipo de produto ou serviço.

 

Texto | Marina Grandi
Edição I Caroline Pierosan