Menu

Oratória

02/04/2020

Equação Equilibrada

“Quem conseguir acompanhar as inovações e se qualificar certamente desempenhará um papel relevante na sociedade”  

"Deveríamos focar na prevenção e não somente no tratamento de doenças. Ter hábitos saudáveis como realizar atividades físicas regulares, alimentação equilibrada, reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas e evitar o estresse excessivo" (Vanessa Bavaresco)

A médica gastroenteorologista Vanessa Bavaresco passa seus dias tentando equilibrar sua vida com atenções voltadas à família, amigos e profissão. Ela acredita que o sucesso é resultado de saber resolver esta equação.

 

Formação: Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande em 2009. Residência em Medicina Interna pela Universidade Federal do Rio Grande. Residência em Gastroenterologia pela Faculdade Federal de Pelotas.

Profissão: Médica Gastroenterologista

Tempo de atuação: 10 anos

O que eu mais gosto em meu trabalho é: ajudar as pessoas melhorarem suas vidas, proporcionando bem-estar físico e mental.

O mais desafiador em minha atuação é: a demanda constante por atualização profissional devido ao caráter dinâmico inerente à medicina.

Meu maior objetivo profissional é: expandir a abrangência na minha área de atuação através do estudo e implantação de novas técnicas e me manter sempre atualizada.

Eu sou uma pessoa que: me dedico plenamente às atividades que realizo e não fraquejo perante novos obstáculos.

Uma importante lição que aprendi: Que cada pessoa é singular e a única forma de poder auxiliá-la é escutando-a com atenção para compreender seus problemas e dificuldades, respeitando suas especificidades.

O melhor de mim é...  ser responsável e resiliente.

Um lugar: minha cidade natal, Veranópolis, onde posso me reconectar com minhas raízes e desfrutar momentos com a família.

Detesto: Falta de respeito e irresponsabilidade.

Amo: ter contato com a natureza e os animais. Passear em locais tranquilos, que me permitam refletir e recarregar as energias.

Uma frase que me inspira é: “O bom médico trata as doenças, mas o grande médico trata o paciente” (William Osler)

Ser mulher é... ser multifuncional, ser capaz de dividir seu tempo nas diversas tarefas do dia a dia, sem esquecer de si.

Um arrependimento: ter passado muito tempo morando longe da minha família.

Minha maior conquista: Formatura na faculdade de medicina, pois juntamente com minha família e amigos pude desfrutar desse momento gratificante e inesquecível.

O melhor momento para mim é: quando percebo que consigo ajudar alguém e que meu trabalho fez a diferença para aquela pessoa.

Sucesso é: estar realizada nos âmbitos pessoal e profissional. É alcançar os objetivos de vida planejados e me manter fiel aos meus princípios.

Para alcançá-lo é preciso: ter confiança e dedicação em suas atividades e saber dividir seu tempo e atenção entre família, amigos e profissão.

Inspiração: me inspiro em minha mãe, Maria, por ser uma mulher forte e independente, que sempre priorizou o estudo e os valores morais na criação de suas filhas.

Sonho: é viver intensamente o presente, focando o lado bom da vida e das pessoas. Desejo manter a paz de espírito e tranquilidade para atingir o que almejo, sem excesso de cobranças próprias.

Felicidade é: estar realizada, fazer o que gosta e com amor. É terminar o dia com a sensação de dever cumprido e ser grata por todas as conquistas alcançadas.

Quero transmitir que: não podemos perder a capacidade de admirar as coisas simples da vida, valorizar quem está ao nosso redor e ser grata pelas nossas conquistas

Ainda bem que a medicina... está continuamente evoluindo e proporcionando novos meios de cura e alívio de doenças.

As doenças físicas são... obstáculos que precisamos sobrepor através da fé em Deus e confiança nos médicos.

Deveríamos pensar mais... na prevenção e não somente no tratamento de doenças. Ter hábitos saudáveis como realizar atividades físicas regulares, alimentação equilibrada, reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas e evitar o estresse excessivo.

As médicas mulheres são... essenciais para reverter as desigualdades de gênero que ainda existem na medicina. Elas trabalham tanto quanto os homens mas ainda estão menos presentes em diversas especialidades médicas.

A saúde é: a harmonia entre os estados físico e mental.

Harmonia do aparelho digestivo resulta em...  algumas doenças podem ser prevenidas se a pessoa tiver uma vida saudável. Repense seus hábitos e analise o que precisa ser modificado. Na presença de sintomas é fundamental procurar seu médico para identificar a causa e realizar o tratamento adequado. A saúde digestiva em harmonia traz disposição, sensação de bem-estar e qualidade de vida.