Menu

Oratória

09/07/2019

Força e Determinação

“Me apaixonei pelo negócio óptico ao perceber o quanto era importante”

"Hoje as mulheres tomaram conta no mundo dos negócios, a força feminina faz a diferença"  ( Foto: Gane Coloda )

As dificuldades que Deise Camargo passou na infância fizeram com que ela se tornasse uma mulher guerreira. Hoje ela é proprietária de seis óticas em Caxias do Sul e tem planos de quase duplicar o número em dois anos. “Ainda tenho muito caminho a percorrer, mas desistir jamais”, exclama.

Fale sobre a tua trajetória.

Sou técnica em ótica, comecei como consultora nesse ramo há 14 anos. Me apaixonei pelo negócio ao perceber o quanto era importante. Tornei-me gerente de uma das filiais da rede em que atuava. Amava muito meu ofício, tanto que resolvi criar coragem e abrir minha própria ótica. Hoje tenho seis lojas em Caxias do Sul, as Ópticas Flor de Margarida. Meu propósito é cuidar da visão de cada paciente com muita atenção, qualidade e profissionais habilitados e treinados para atuar no ramo. Estamos com projetos de, até 2021, estar com 10 ópticas na região.

Quais os teus planos pessoais para breve?
Minha vida sempre foi muito corrida! Fui mãe cedo aos 18 anos, tenho um filho maravilhoso de 13 anos, meu parceiro, e, como amo ser mãe, pretendo ter um bebê, em algum momento, nos próximos dois anos. Nunca deixei meus objetivos e propósitos de lado. Sempre fiz o máximo para conciliar estudo, trabalho e família. Formei-me em Gestão de Pessoas e sempre investi em treinamentos para minha melhoria.

Na tua opinião, o sucesso está atrelado a preço, atendimento ou qualidade de produtos?
Sucesso se deriva a resultado de amor no que se faz, brilho nos olhos e determinação. Nada vem de graça, todo esforço feito com muito amor e dedicação o resultado é garantido. Um bom atendimento com calor humano, olho no olho, um abraço, um forte aperto de mão, faz toda diferença, acredito muito nisso. Produtos, preço, todos têm, mas o diferencial quem faz somos nós, no atender a cada um com empatia, como gostaríamos de ser atendidos.

Embora o nível de igualdade de gênero tenha crescido muito, o papel masculino ainda é supervalorizado e muitas vezes vêm acompanhado de mais prestígio e poder. O que pensas sobre isso?

Hoje as mulheres tomaram conta no mundo dos negócios, a força feminina faz a diferença. Conseguimos conciliar casa, família e administrar muito bem nosso trabalho nos destacando cada vez mais.

Qual é a tua referência feminina?

Minha mãe, que passou muitas dificuldades, mas nunca desistiu de cinco filhos, sempre nos motivando a sermos melhores.

Do que ou de quem sentes falta?

Sinto mais falta de quando eu era criança. Por mais que eu tenha passado por muitas dificuldades, tive momentos inesquecíveis e maravilhosos. Éramos cinco irmãos, meu pai fazia de tudo para ao menos nos dar de comer, mas por ser criança não via isso como empecilho para não ser feliz. Meus pais sempre ensinaram a mim e a meus irmãos a nunca desistirmos de estudar e chegar honestamente aos nossos objetivos. Essas adversidades tornaram-me uma mulher muito forte e me deram muita força para lutar por meus objetivos e sonhos.

A que tu tens mais gratidão na vida?

A Deus, pois sem Ele não consigo levantar pela manhã, Ele é o ar que eu respiro.

 

Entrevista | Marina Grandi - Edição | Caroline Pierosan - Foto | Gane Coloda