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Oratória

09/07/2019

Negócios em Família

Fundada geralmente pelo patriarca, com objetivo de suprir necessidades financeiras, a empresa familiar representa mais de 90% dos negócios no Brasil  

Diretora comercial da Rádio Spaço FM, Lúcia Cristina Portolan Lorandi lida com os desafios diários de trabalhar em uma empresa familiar

Lúcia Cristina Portolan Lorandi trabalha numa delas. Ela é gerente comercial da Rádio Spaço FM, a emissora mais potente do interior do estado. Ela considera desafiadora a atividade de gerir o negócio de comunicação, em uma empresa familiar. Saiba o porquê na entrevista que segue.   

Como é teu trabalho na rádio? 

É gratificante porque gosto do que faço.

Algo que te orgulha?

A Rádio Spaço FM foi contemplada com alteração de classe, ou seja, passou  para classe “E” Especial, o top das emissoras de FM. Isso significa que temos maior abrangência, mais potência e consequentemente ampliamos  a audiência. Hoje existem apenas 13 emissoras no estado do RS na classe E, todas elas estão localizadas na região metropolitana de Porto Alegre. E a Spaço FM é a 14ª no Estado do RS, a primeira e única na Serra Gaúcha a integrar esse grupo. É a emissora mais potente do interior do estado.

Quais os prós e contras de trabalhar em uma empresa familiar? Por quê?

Unifico numa palavra: aprendizado. É bastante complicado, é um desafio constante, porque, às vezes, uma decisão profissional que diverge com a opinião de colegas pode ser mal interpretada e considerada como caso pessoal. E, em alguns casos, os desafios se concentram na área econômica, mas uma empresa familiar tem que se preocupar também com os valores culturais. É necessário muita compreensão, cautela e entendimento porque alguns fatores podem até inviabilizar o negócio. Mas temos que ter segurança e manter o equilíbrio, ter bem claro o que a gente conhece e até que ponto pode chegar. Procurar evitar os conflitos, impedindo ao máximo que o convívio familiar seja abalado. As pessoas pensam e agem de formas diferentes, mas tem que ficar bem claro que, dentro de uma empresa, numa hora de decisões, quem conhece o assunto em determinada área, opina. Quem não conhece, acata. E  tudo é aprendizado.

Planos para um futuro breve? 

Expansão da empresa com a abertura de sucursais em algumas cidades do Rio Grande do Sul.

Qual característica que tens que as pessoas não veem?

Sou sincera e, por meio da minha sinceridade, acredito que todas as outras características que eu tenho são percebidas pelas pessoas.

O que mais te motiva quando pensas no futuro?

Meu filho, Râmi, ele é minha motivação constante. O meu futuro já está definido, mas o dele está acontecendo. O Râmi é muito inteligente, sabe muito. Ele me ensina a todo instante e isso me motiva muito.

O que tua família representa na tua vida?

O que aprendi: uma base sólida.

Se tivesse que fazer tudo de novo, o que mudarias?

Não mudaria nada.

Que palavras te definem?   

Preocupação e certeza. Estou sempre preocupada com os assuntos e com as pessoas que me relaciono. Gosto que os negócios e ações com os quais estou envolvida saiam da melhor forma possível. Tenho dificuldades em aceitar que algo não saiu de forma correta. E quando faço um trabalho, serviço e atividade, gosto de atuar para ter certeza do melhor.

És apegada a alguma fé? 

Sim, acredito em Deus.

 

Entrevista | Marina Grandi - Edição | Caroline Pierosan