Menu

Pelo Mundo

03/01/2019

I Trulli

O surpreendente acervo histórico das casas de pedra italianas feitas para ruir

O Trullo (palavra que vem do grego cúpula), originou-se no período pré-histórico, quando a pedra calcárea, abundante na região, era assentada a seco. Foto: Caroline Pierosan A técnica passou por diversas transformações ao longo do tempo. O trullo mais antigo de que se tem notícia na Itália data do século XVI. Foto: Caroline Pierosan Entre o século XVI e o século XVIII a Puglia fazia parte do reino de Napoli. Fotos: Caroline Pierosan As famílias reais (os Asburgo e os Borbone da Espanha entre 1516 e 1713 d.C.) se achavam no direito de cobrar impostos dos nativos por suas propriedades e terras. Fotos: Caroline Pierosan I Trulli nasceram como obra arquitetônica de forma espontânea. Como a terra nessa região da Itália produz pedras continuamente os camponeses precisavam recolhê-las se quisessem arar e cultivar o solo. Foto: Caroline Pierosan A quantidade era tão grande que os agricultores começaram a utilizá-las para fazer alguns cômodos da casa, até que terminaram por fazê-la inteiramente com o mineral. Foto: Caroline Pierosan Em uma casa de menos de 20 metros quadrados viva uma família inteira de até sete pessoas. Foto: Caroline Pierosan O ambiente dentro dos Trulli é fresco no verão e quente no inverno. Foto: Caroline Pierosan As pedras são um ótimo isolante térmico. Fotos: Caroline Pierosan

* Quem se impressiona com as taipas (muros de pedra utilizados para demarcar propriedades) construídas pelos imigrantes italianos na região da Serra do Rio Grande do Sul, fica ainda mais admirado ao conhecer I Trulli. As casas do século 16, edificadas com a mesma técnica (pedras encaixadas a seco), conservadas intactas na região da Puglia, no sul da Itália, são símbolos históricos para o mundo.

Na cidade de Alberobello se concentra um conjunto importante de Trulli considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO. Ali, as muitas casas feitas inteiramente de pedras, equilibradas até o fim dos telhados cônicos, compõem uma pequena vila. “Bastava puxar a pedra certa, para a casa inteira vir abaixo”, conta o italiano Francesco Gatti, 26 anos, natural de Putignano. Mas por que alguém construiria sua casa com uma ideia dessas?

O estudante de psicologia da Universidade de Pádova (norte da Itália) explica a história das construções rupestres arcaicas e primitivas para os turistas que leva ao reduto turístico. “Ao se aproximarem os cobradores de impostos do rei, pedindo a taxa referente à propriedade da casa, os moradores puxavam a “pedra-chave” da base da residência, fazendo-a ruir, o que os liberava da cobrança”, conta o jovem italiano. “Afinal, que imposto pode ser cobrado por um amontoado de pedras?”, ri-se Gatti. “Depois que os cobradores partiam, bastava remontar o quebra-cabeças de pedra para ter novamente a moradia”, explica.

Gatti costuma levar amigos estrangeiros para conhecer I Trulli de Alberobello, cujas casas hoje, além de serem testemunho palpável da História, funcionam como ponto turístico, local para comércio de lembranças e consumo gastronômico. Os telhados dos Trulli eram decorados com símbolos supersticiosos (primitivos, pagãos ou religiosos). “E pensar que I Trulli eram as casas de pobres agricultores que se envergonhavam de não terem moradias modernas”, comenta. ”Passear por entre I Trulli de Alberobello é imaginar-se um morador dessa cidade de pedras construída minuciosamente por italianos rebeldes que se recusavam a pagar por terem um teto sobre si. É uma incrível viagem no tempo”, admira-se Gatti.

DESTAQUES:

O Trullo (palavra que vem do grego cúpula), originou-se no período pré-histórico, quando a pedra calcárea, abundante na região, era assentada a seco. A técnica passou por diversas transformações ao longo do tempo. O trullo mais antigo de que se tem notícia na Itália data do século XVI.

Entre o século XVI e o século XVIII a Puglia fazia parte do reino de Napoli. As famílias reais (os Asburgo e os Borbone da Espanha entre 1516 e 1713 d.C.) se achavam no direito de cobrar impostos dos nativos por suas propriedades e terras.

"I Trulli nasceram como obra arquitetônica de forma espontânea. Como a terra nessa região da Itália produz pedras continuamente os camponeses precisavam recolhê-las se quisessem arar e cultivar o solo. A quantidade era tão grande que os agricultores começaram a utilizá-las para fazer alguns cômodos da casa, até que terminaram por fazê-la inteiramente com o mineral"

Em uma casa de menos de 20 metros quadrados viva uma família inteira de até sete pessoas. As casas eram utilizadas principalmente para dormir. As pedras são um ótimo isolante térmico. O ambiente dentro dos Trulli é fresco no verão e quente no inverno.

 

* matéria de Caroline Pierosan, publicada na edição impressa setembro 2014 da revista NOI