Menu

Pelo Mundo

21/02/2019

Norway

Um país muito especial, considerando suas belezas naturais, educação do povo e ótimos serviços

Parte histórica da cidade de Bergen. Foto: Ademir Pierosan Opera sobre o Mar em Oslo. Foto: Ademir Pierosan Embarcação Viking em museu de Oslo. Foto: Ademir Pierosan Prédio do Prêmio Nobel da Paz em Oslo. Foto: Ademir Pierosan Vista Geral do Parque Vigeland em Oslo. Foto: Ademir Pierosan Rampa de Esqui com Salto em Oslo. Foto: Ademir Pierosan Pequena Cidade Viking à margem do Fiorde dos Sonhos. Foto: Ademir Pierosan Parque das Esculturas. Foto: Ademir Pierosan Igreja Luterana em Formato de Aurora Boreal, Alta. Foto: Ademir Pierosan Lago em VOSS. Foto: Ademir Pierosan Igreja Luterana em formato de Aurora Boreal, Alta. Foto: Ademir Pierosan Parque de Esculturas. Foto: Ademir Pierosan Hammerfest. Foto: Ademir Pierosan Igreja Viking. Foto: Ademir Pierosan Casa Típica da Tribo Sami. Foto: Ademir Pierosan Casa da Tribo Sami, entre Bergen e Balestrand. Foto: Ademir Pierosan Lago em VOSS. Foto: Ademir Pierosan Cachoeira entre Oslo e Bergen. Foto: Ademir Pierosan

A Noruega, em termos de belezas naturais, é um dos países mais bonitos que conheço. Nossa chegada foi por Oslo, capital. Eu e minha esposa estávamos num cruzeiro, oriundo de Copenhague. A primeira impressão de Oslo, foi muito positiva pois, do navio, pude ver uma bela cidade com destaque para a ópera, sendo que parte dela está construída sobre o mar. Oslo é uma cidade moderna, repleta de flores e muito arborizada, bem como, chama atenção pela beleza das construções. Passeamos por muito tempo no centro da cidade, que é bastante tranquilo, apesar de estarmos numa capital. A visita ao parque Vegeland, que fica dentro do gigantesco parque Frogne, foi especial, pois ali há 212 esculturas em bronze e granito. As esculturas são de autoria do escultor Norueguês Gustav Vegeland e fazem referência a temas da existência humana, como fraternidade, eternidade, trabalho, sexo, ira e maternidade. Também no parque, destaque para as flores, águas e muito verde. É um ótimo local para piquenique e banho de sol.

Subimos a colina Holmenkollbakken, um lugar incrível, onde se tem a vista de Oslo e cercanias. O Local é próprio para esportes de inverno, como esqui. A alta temporada, obviamente é no inverno. Como estávamos no verão local, não vimos neve. Neste local, visitamos a rampa com trampolim de salto de esqui, a mais velha do mundo, sendo que, em sua base há o museu do esqui, dedicando espaço para exposições sobre as duas edições das Olimpíadas de inverno sediadas na Noruega; 1952 em Oslo e 1994 em Lillehammer. Após alguns dias, viajamos para a cidade costeira de Bergen, a segunda maior cidade da Noruega, banhada pelo mar do Norte. No caminho vimos muitas casas da tribo Sami, cobertas com terra e vegetação para amenizar o frio. No percurso as paisagens são de tirar o fôlego; flores, muito verde, cachoeiras e uma linda igreja Viking, de madeira. Num túnel pelo qual passamos, chamou-me atenção encontrar um cruzamento rodoviário, ali, embaixo da montanha.

Em Bergen, pude ver os maiores caranguejos e lagostas que já conheci. Estavam expostos vivos nos aquários das feiras, para escolha do consumidor. A cidade, tem belos parques e muitas flores, cercada por sete montanhas e porto de paragem dos cruzeiros dos mares do norte da Europa. A parte antiga, é patrimônio da humanidade da Unesco. Considero indispensável pegar o trenzinho disponível para subir a montanha e contemplar a vista geral da cidade, praia e do mar. Seguimos viagem para o interior para chegarmos a Balestran, uma pequena cidade localizada às margens do fiorde dos sonhos.

No caminho, novamente muitas paisagens encantadoras; flores do campo, cachoeiras, ovelhas, gelo nas partes altas (apesar de estamos em pleno verão), lindas igrejas Vikings de madeira e lagos com água cristalina. Paramos em Voss para experimentamos, na origem, a mundialmente conhecida água de VOSS (considerada a água mais pura do mundo). A água VOSS é captada em um aquífero, que está abaixo de rochas, localizado numa área de natureza bastante selvagem numa região fria do sul da Noruega, onde não se constata qualquer tipo de poluição. Essa água, mesmo sem ser filtrada, possuiu baixos teores de sólidos dissolvidos e ausência de sabor. Destaco as embalagens de vidro usadas para envasá-la, lembram frascos de perfume.

Depois de uma noite em Balestran, no dia seguinte, fizemos um cruzeiro no “Fiorde dos Sonhos”; fazendo jus ao nome, um sonho! Águas transparentes, natureza exuberante, enormes falésias e vilarejos coloridos nas margens. Fiordes, são entradas de água do mar, entre altas montanhas, avançando para o continente. O fiorde dos sonhos é o maior e mais profundo da Noruega e o segundo maior do mundo. Possue em torno de 204km de extensão. As falésias que rodeiam o fiorde, podem alcançar altura, a partir da água, superior a 1.000 metros.  Seguimos viagem, com parada em Lillehammer, sede das Olimpíadas de inverno de 1994. Após passarmos pela Suécia, Finlândia e Rússia, retornamos novamente para a Noruega, no extremo norte, na Lapônia Norueguesa, no Círculo Polar Ártico. Por várias noites, vivemos a experiência do sol da meia noite, aliás, sol a noite toda!

Na pequena cidade de Alta, em torno de 1h da madrugada, saí para as ruas, para fotografar o sol. A experiência é singular mas, com o passar do tempo, comecei a sentir falta de uma noite com pelo menos umas horas escuras, pois nos quartos, apesar de bem vedados, sempre passava um pouco de luz solar. Quanto mais próximo ao polo norte, maior é o número de dias com sol 24 horas no verão e, maior é o número de dias com zero sol no inverno.  Ali, em Alta, achei curioso, no almoço numa lanchonete de um pequeno shopping, um copo de chop custar 68 coroas. Em seguida na loja ao lado, comprei quatro bermudas de algodão de ótima qualidade por 100 coroas (coroa é a moeda Norueguesa). Então, o chopp era caro ou as bermudas baratas? As duas coisas são verdadeiras. Os serviços na Noruega são bastante caros, porem, ótimos.

Seguindo para o norte, visitamos Hammerfest, a cidade com mais de 6.000 habitantes mais setentrional do mundo. Surpreendeu-me a temperatura agradável, mesmo estando neste ponto do planeta. A explicação que ouvi no local é que no verão, chegam as correntes quentes do golfo do México, deixando a temperatura amena. Fomos até cabo norte (Nortkapp em norueguês) referenciado com frequência, como o ponto mais ao norte da Europa. No caminho, vimos rebanhos de renas e  muita natureza selvagem. Em cabo norte, apreciamos a vista especial das falésias e, dos mares da Noruega e Barents. Apesar da claridade, a vista do sol da meia noite ficou prejudicada pelas nuvens.

Além de todas as belezas naturais, cabe destaque a educação do povo da Noruega. Mesmo com meu inglês limitado percebi a paciência deles quando a comunicação não fluía tão facilmente, bem como a gentileza no atendimento. A Noruega é um país extremamente desenvolvido, e é notável a simplicidade das pessoas, a simpatia e o respeito pelo turista. Características que ajudam a compreender o porquê de o país normalmente figurar no topo da lista mundial do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Despedimo-nos de um país muito especial, destacando suas belezas naturais, a educação do povo e os ótimos serviços. Iniciamos o retorno para a Finlândia, por terra...

Ademir Pierosan I ademir@detella.com.br I Viagem I Noruega – julho 2013 I Fotos I Ademir Pierosan