Menu

Sommelier

14/05/2018

I Spumanti Naturali

“Quando um homem diz não ao champagne, diz não a vida!”, já salienta a famosa frase do filme “O Caçador”, com Robert De Niro. E como dizer que não?

O champagne nos acompanha sempre nos momentos mais bonitos da nossa vida: do casamento ao aniversário, da formatura a uma simples promoção, festejamos sempre bebendo esta a agradável borbulhante Andrea Zigrossi, Sommelier & Wine Influencer @trotterwine

“Quando um homem diz não ao champagne, diz não a vida!”, já salienta a famosa frase do filme “O Caçador”, com Robert De Niro. E como dizer que não? O champagne nos acompanha sempre nos momentos mais bonitos da nossa vida: do casamento ao aniversário, da formatura a uma simples promoção, festejamos sempre bebendo esta a agradável borbulhante. Entretanto o primeiro espumante produzido no mundo não é o champagne como muitos pensam e sim o Blanquette de Limoux. Seu nome tem origem na fina geada branca de recobre as folhas da variedade Mauzac, que compõe 90% da bebida, conferindo-lhe corpo e estrutura, enquanto o restante (10%) é composto de Chardonnay, que confere uma maior persistência aromática com notas de frescor. No ano de 1531, no monastério benedittino de Saint Hilare em Limoux, no sul da França, foi produzida a primeira “borbulhante” do mundo. Na época, os freis trabalhavam com técnicas de vinificação em garrafa, depois de ter descoberto, por acaso, que o seu vinho branco tranquilo, por uma involuntária e casual combinação, tinha se tornado frisante. A fermentação na garrafa teria dado origem ao primeiro Brut do mundo, um vinho frisante que surgiu mais de um século antes do Champagne. Foi assim que nasceram os espumantes naturais (conhecidos no Brasil como Nature), que não prevém a adição de substâncias externas, dado que o anidrido carbônico origina-se de um processo chamado “refermentação” (ou, segunda fermentação), que ocorre no interior da garrafa. É justamente a presença do anidrido carbônico, que gera as clássicas borbulhas que tanto fascinam os amantes do espumante. Mas quais são os melhores? Selecionei dois, que absolutamente merecem ser degustados: 

MONSUPELLO NATURE  

O encontramos na Lombardia, norte da Itália, em uma empresa agrícola, com mais de um século de tradição (desde 1893). É a família Boatti que gerencia e se dedica a cuidar dos próprio vinhedos. Graças à sua tenacidade e paixão, com o passar dos anos a empresa conquistou 112 medalhas de ouro em concursos enológicos. O espumante “Nature” em questão é um dos rótulos de ponta da vinícola. Composto 90% de Pinot Nero e 10% de Chardonnay, é um vinho de rara estrutura e preciosa delicadeza, dotado de nuances compexas, onde se percebe amêndoas amargas e avelã tostada. A cor é amarelo palha, extremamente seco, mas com uma espuma muito macia. Ótimo espumante, muito apreciado pelos peritos. 

LA HOZ - UMANI RONCHI 

Umani Ronchi é a empresa da famíglia Bianchi-Bernetti, que, desde 1959 produz com perfecionismo e originalidade vinhos de grande qualidade, sabendo valorizar as castas que encontram sua natural e melhor expressão nas terras de Marche e Abruzzo. La Hoz nasceu em 2008, produto feito 80% de uvas Verdicchio e 20% de Chardonnay. Apresenta uma cor dourada e perfumes frescos e intensos. Logo se percebe uma nota de limão e cedro, muito equilibrada com nuances de ervas frescas e lima. O gosto é muito persistente e equilibrado, lembra aromas de tostado e fragâncias. Uma agradável descoberta!

Andrea Zigrossi, Sommelier & Wine Influencer - @trotterwine

Tradução Livre: Caroline Pierosan - Segue versão em italiano:

 

I Spumanti Naturali

“Quando un uomo dice no allo champagne, dice no alla vita”, recita cosi la famosa frase tratta dal film "Il Cacciatore" con Robert De Niro. Come dargli torto, lo champagne ci accompagna da sempre nei momenti più belli della nostra vita: dal matrimonio al compleanno, dalla laurea ad una semplice promozione, festeggiamo sempre bevendo questa piacevole bollicina! Tuttavia il primo spumante prodotto al mondo non è lo champagne come molti pensano, bensì la Blanquette de Limoux. Il suo nome deriva da una sottile pruina bianca che ricopre le foglie del vitigno Mauzac, utilizzato per il 90% nell’uvaggio, conferendo al vino corpo e struttura, mentre il restante 10% è composto da Chardonnay, che dona una maggiore persistenza aromatica con note agrumate. Dunque nel 1531, nell’Abbazia benedettina di Saint Hilare a Limoux, nel sud della Francia, venne prodotta la prima "bollicina" al mondo. I monaci all'epoca lavoravano sulle tecniche di vinificazione in bottiglia, dopo aver scoperto per caso che il loro vino bianco fermo, per un'involontaria e casuale combinazione era diventato frizzante. La rifermentazione in bottiglia avrebbe dato origine al primo Brut al mondo, un vino frizzante, che ha anticipato di più di un secolo la nascita dello Champagne. È cosi che nacquero i spumanti naturali, i stessi che non prevedono l'aggiunta di sostanze esterne, dato che l'anidride carbonica si crea grazie ad un processo chiamato "rifermentazione" il quale avviene all'interno della bottiglia.  E' proprio la presenza dell'anidride carbonica, a fare in modo che si vengano a creare le classiche bollicine che tanto affascinano il gusto degli amanti dello spumante. Ma quali sono i migliori? Ne abbiamo selezionati 2, che meritano assolutamente di essere degustati: 

* MONSUPELLO NATURE  

Ci troviamo in Lombardia, nord Italia, in un azienda agricola che pone le sue basi più di un secolo fa, nel 1893. È la famiglia Boatti che gestisce e si dedica alla cura dei proprio vigneti. Grazie alla loro tenacia e passione, l'azienda nel corso degli anni conquista ben 112 medaglie d'oro in concorsi enologici. Lo spumante "Nature" in questione è un vino di punta dell'azienda. Composto dal 90% Pinot Nero e 10% Chardonnay, è un vino di rara struttura e preziosa finezza, dotato di sentori complessi, dove spiccano la mandorla amara e la nocciola tostata. Il colore è giallo paglierino, estremamente secco ma con una spuma molto morbida. Ottimo spumante dedicato agli intenditori. 

LA HOZ - UMANI RONCHI 

Umani Ronchi è l’azienda della famiglia Bianchi-Bernetti, che dal 1959 produce con cura e artigianalità vini di grande qualità, sapendo valorizzare quei vitigni che trovano la loro naturale e migliore espressione nelle terre delle Marche e dell’Abruzzo. La Hoz nasce nel 2008, prodotto con uve verdicchio 80% e chardonnay 20%, si presenta con un colore dorato e profumi freschi ed intensi. Si percepisce subito una nota di limone e cedro, ben bilanciata da sentori di erbe fresche e lime. Il gusto è molto persistente ed equilibrato con ricordi tostati e fragranti. Una piacevole scoperta! 

“O Nature ainda é pouco conhecido no Brasil e pouco produzido. Para se obter um espumante Nature (sem adição de açúcar) o nível de exigência em relação a safra e a uva utilizada é muito maior em comparação aos espumantes que podem ser equilibrados com o licor de expedição (um preparo de açúcar e outros compostos que serve para amenizar a acidez e adocicar o sabor da bebida). Normalmente os espumantes, recebem a adição do licor de expedição, o que vai determinar se a bebida será mais ou menos doce. No caso do Nature, não se adiciona nada de açúcar. O espumante nature contém apenas o residual proveniente da própria fruta, da uva, e, por isso, a qualidade da fruta precisa ser excelente, para que seja possível produzí-lo” (Edgar Scortegagna, Enólogo e presidente da Associação Brasileira de Enologia - ABE)
“O espumante nature é um produto que, em todo o mundo, incluindo o Brasil, satisfaz um pequeno percentual de consumidores por ser um espumante muito seco. A grande maioria dos consumidores prefere o espumante brut por ser mais ‘redondo’ ao paladar e de fácil interpretação. Entretanto, o ‘nature’ é uma grande bebida que pode satisfazer a curiosidade e o paladar de um apreciador atento e preparado. Normalmente vem servido a uma temperatura de 4C° como aperitivo, no início da refeição, combinado com salame, queijos curados e salgadinhos preparados com pequenas e leves folhas de farinha de trigo, tomate e mussarela” (Roberto Rabachino)
O que é um espumante Nature?
Para ser Nature, um espumante não pode ter açúcar adicionado. Na Serra Gaúcha (RS – Brasil) são poucas as vinícolas que produzem a bebida (algumas: Cave Gueiss, Pizzato, Casa Valduga, Luiz Argenta, Perini, Salton, Ravanello). Mas vale a pena procurar e experimentar! A seguir a classificação de acordo com a quantidade de açúcar incluido na bebida, a partir do Extra Brut:
  0 –    3 gramas açúcar / litro – nature
  3 –    8 gramas açúcar / litro – extra brut
  8 –  15 gramas açúcar / litro – brut
15 –  20 gramas açúcar / litro – sec
20 –  60 gramas açúcar / litro – demi-sec
60 – 100 gramas açúcar / litro – moscatel