Evento acontecerá na CIC, na próxima quarta-feira (21), e apresentará cases de empresas como Soprano, Pettenati, Scheer Churrasqueiras, Unicasa e Tramontina
Aproximar o empresário de um mercado em ascensão para a exportação é o principal objetivo da 18ª edição do Seminário de Negócios Internacionais da Serra Gaúcha, na quarta-feira (21). Com o tema “Experiências internacionais para seu negócio”, o seminário vai reunir um time de executivos de empresas da Região, das 8h às 12h e das 13h às 15h.
O analista da Gerência de Qualificação e Competitividade da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) Laudemir Müller fará a palestra de abertura, com o tema “A busca da competitividade no comércio exterior”.
Na sequência, a coordenadora da área de importação e serviços internacionais na Soprano Fechaduras e Ferragens EIRELI, em Farroupilha, Rosa Hugen, e a professora - pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina Luciane Stallivieri palestram no painel “Vivência internacional”, que vai abordar as experiências com expatriação e internacionalização de carreira.
O presidente da Pettenati Indústria Têxtil, Otávio Ricardo Pettenati, vem na sequência para falar sobre a vivência internacional da empresa, encerrando a programação da manhã.
Na parte da tarde, o diretor de Exportações e Negócios da Scheer Churrasqueiras, empresa de Caxias do Sul, Maurício Della Giustina, o coordenador Comercial de Exportação e Corporativo da Unicasa Indústria de Móveis, de Bento Gonçalves, Paulo Roberto Bellenzier Junior, e o vice-presidente do Conselho da Tramontina, de Carlos Barbosa, Joselito Gusso, participam da rodada de apresentações de cases regionais de exportação. O painel será mediado pela diretora de Negócios Internacionais da CIC Denise Gallio.
O evento é uma realização da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio de sua Diretoria de Negócios Internacionais.