Menu

Videobooks

12/05/2019

Produto Com Identidade

À frente de uma marca que tem como diferencial a mistura entre industrial e artesanal, Iria Anschau (que atua no ramo malheiro há cerca de 30 anos), destaca que o segredo para o sucesso é fugir do óbvio e criar produtos diferenciados

A Schauline Tricot sempre procura fugir do tradicional, nosso foco é acrescentar algum elemento característico de nossa marca, seja em um bordado, seja em aplicações de estamparias, pedrarias, misturas de materiais, tecidos, peles, fios... É um contexto que, exige muito jogo de cintura para fugir do óbvio e conseguir criar produtos diferenciados! Carisma e muita energia são marcas registradas da empresária, Iria Anschau 52 anos, natural de Nova Petrópolis - RS, onde reside e lidera sua própria fábrica de malhas e tricot "Não abrimos mão de brincar com os detalhes, bordados, crochês, aplicações... Fazemos desses elementos itens fundamentais para criar a identidade visual da marca" Shapes com mais recortes, novas texturas, valorização de trabalhos manuais e que tenham identidade visual

Carisma e muita energia são marcas registradas da empresária, Iria Anschau 52 anos, natural de Nova Petrópolis – RS, onde reside e lidera sua própria fábrica de malhas e tricot. “A empresa iniciou em 1987, no 4º andar de um prédio, com apenas uma máquina LANOFIX”, relembra. Hoje, a empreendedora também possui uma loja no centro da cidade. “Atualmente contamos com maquinário de alta tecnologia e participamos anualmente de importantes feiras nacionais como Festimalhas, Expobento e Expointer”, destaca. Iria afirma que o grande diferencial da empresa é misturar o artesanal com o industrial. “Não abrimos mão de brincar com os detalhes, bordados, crochês, aplicações... Fazemos desses elementos itens fundamentais para criar a identidade visual da marca”, confidencia. A empresária sabe da importância de estar sempre em busca de atualização. “Nossas pesquisas são feitas periodicamente, durante o ano todo. Estamos atentos e conectados”, ressalta.

NOI: Como a marca procura se diferenciar numa região como a Serra Gaúcha, onde há tradição na Indústria Malheira?

A Schauline Tricot sempre procura fugir do tradicional, nosso foco é acrescentar algum elemento característico de nossa marca, seja em um bordado, seja em aplicações de estamparias, pedrarias, misturas de materiais, tecidos, peles, fios... Por nossa região ser tradicionalmente conhecida pela grande concentração de malharias, certamente é um contexto que, exige muito jogo de cintura para fugir do óbvio e conseguir criar produtos diferenciados! E temos atingido nosso objetivo com louvor. Criando peças com a identidade da marca.

O que o público mais procura hoje nesse produto?

O nosso público (por ser extremamente bem informado) sabe com muita clareza do produto que busca, principalmente em termos de  qualidade, durabilidade, conforto e praticidade. Nós focamos sempre na utilização de fios de ótima qualidade e que garantam atender todos estes requisitos.

Como o segmento segue (ou não) tendências de moda internacionais? Ou é um segmento que prioriza outros valores?

Acompanhamos os grandes influenciadores do mundo da moda que estudam e anunciam em seus desfiles conceitos, cores, formas e texturas para o mundo se inspirar! Entretanto muitas vezes são apresentadas ideias que não funcionam muito bem na prática do mercado consumidor. É neste momento que precisa existir (o que aliás, consideramos o mais importante) a identidade da marca. A identidade de um produto é algo extremamente complexo e difícil de ser trabalhado, mas, uma vez adquirindo identidade própria, o caminho se torna muito mais fácil!

Qual o futuro dos produtos do segmento?

Novas tecnologias estão sempre surgindo, tornando cada vez mais fácil a produção dos produtos, cores, formas e texturas. As tendências alteram e trazemos isso em cada coleção que lançamos. Shapes com mais recortes, novas texturas, valorização de trabalhos manuais e que tenham identidade visual.

Quem é referência nesse segmento e/ou produto, no mundo?

Contamos com as pesquisas em termos de cores da Pantone que influencia não somente o ramo têxtil, mas também o gráfico e de decoração. Em termos de formas e texturas gosto de estar de olho em marcas internacionais e nacionais que investem em tricot e peças diferenciadas. Aqui no Brasil recentemente surgiu uma marca chamada Señorita Galante, que apresenta peças feitas à mão, e tem um trabalho super diferenciado como o da Schauline.

ENTREVISTA I GREICE LEITE I FOTOS I GUSTAVO MEROLLI