Menu

Viva Bem

03/07/2019

Calor e Saúde, Também no Inverno!

Nossos hábitos alimentares são formados a partir de escolhas diárias que, por sua vez, são determinadas por influências culturais, sentimentos, poder aquisitivo e necessidades biológicas  

De acordo com os autores Contreras & Gracia, nós "comemos aquilo que somos" Lembre-se que além dos chás a ingestão de água é fundamental, pois só ela é responsável pela hidratação No inverno deixamos de consumir ou reduzimos o consumo de alimentos como frutas e legumes, porém eles são muito importantes, em qualquer estação do ano, pois ajudam a prevenir doenças recorrentes como gripes e resfriados Uma ótima ideia para aquecer de fato o corpo, é incluir alimentos / temperos considerados termogênicos (pimenta, gengibre, canela, cebola e páprica), que aumentam o gasto calórico além de acrescentar mais sabor às receitas "A Detella Restaurantes Empresariais não utiliza temperos em tablete em suas receitas (como caldos de galinha e afins), mas sim, temperos naturais"  (Tais de Oliveira, Nutricionista)

A comida tem amplo significado na cultura humana. Além de nutrir o corpo, ela também pode representar uma mistura de sentimentos e simbolismos. Nós comemos por vários motivos, quando estamos alegres, tristes, sozinhos ou em grupos. Nossos hábitos alimentares são formados a partir das nossas escolhas diárias que, por sua vez, são baseadas em nossa cultura, sentimentos, poder aquisitivo e necessidades biológicas. O mais comum é que busquemos por alimentos que nos foram apresentados desde a infância e, também, pelos que vamos conhecendo ao longo da vida.

De acordo com os autores Contreras & Gracia, nós “comemos aquilo que somos”. Nossas escolhas alimentares também são baseadas em nossa função fisiológica, e buscam suprir as necessidades que o corpo tem para sobrevivência. No inverno, com a chegada das temperaturas mais baixas, o nosso corpo sente a necessidade de proteção e aconchego. Por isso usamos roupas e cobertores mais quentinhos. Também por isso buscamos uma alimentação que possa nos aquecer, ao corpo e à alma.

Para Aquecer

No frio, temos a sensação de ter mais fome, e isso acontece por que o nosso corpo gasta mais energia para manter os órgãos aquecidos. Nessa época buscamos consumir alimentos mais quentes e calóricos como chás, sopas, caldos e feijoadas, ou seja, comidas que “esquentam”. Uma ótima ideia para aquecer de fato o corpo, é incluir alimentos / temperos considerados termogênicos (pimenta, gengibre, canela, cebola e páprica), que aumentam o gasto calórico além de acrescentar mais sabor às receitas.

Atenção

No inverno deixamos de consumir ou reduzimos o consumo de alimentos como frutas e legumes, porém eles são muito importantes, em qualquer estação do ano, pois ajudam a prevenir doenças recorrentes como gripes e resfriados. O ideal é consumir os legumes e as frutas da época como laranja, tangerina, caqui e goiaba. Essas frutas possuem os nutrientes essenciais para a estação. A laranja, por exemplo, é rica em vitamina C que reduz os sintomas de febres e resfriados.

Vitaminas Essenciais Para Consumo no Inverno

Vitamina C: Atua diretamente no sistema imunológico, fortalecendo os anticorpos prevenindo gripes e resfriados. É encontrada em alimentos como: mamão, limão, alface, espinafre, cenoura,  laranja, brócolis e couve-flor.

Vitamina A: É responsável pelo fortalecimento e manutenção das células de defesa do nosso corpo. É encontrada em vegetais verdes e amarelos como: cenoura, abóbora, batata doce, brócolis e melão.

Vitaminas do Complexo B: Equilibram o nosso sistema nervoso, estimulam a liberação e o controle do suco gástrico, facilitam a digestão e absorção dos carboidratos e das proteínas. Aumentam a imunidade do nosso organismo, previnem gripes e resfriados. Estão presentes em alimentos como: lentilha, abacate, gema de ovo, nozes, arroz integral, peixe, soja, banana e verduras verdes.

Vitamina E: Diminui o cansaço e retarda o envelhecimento por ser antioxidantes reduzindo câimbras. Essa vitamina está presente em alimentos como: nozes, amendoim, óleos vegetais, carnes, gérmen de trigo e gema de ovo.

Ferro e Zinco: São fundamentais para manutenção e o bom sistema imunológico: Estão presentes em: carnes em geral, semente de abóbora, feijão e amêndoas.

Com o frio é preciso ter cuidado para não reduzir drasticamente o consumo de água. Os líquidos são muito importantes para controlar todo o funcionamento do nosso organismo, como circulação sanguínea, composição das células, músculos e respiração. Lembre-se que além dos chás a ingestão de água é fundamental, pois só ela é responsável pela hidratação. Uma ótima opção é consumir as águas saborizadas. Basta colocar pedaços de fruta ou folhas de ervas como hortelã, juntamente com canela em pau, na jarra ou garrafinha, antes de consumir.

 

Tais de Oliveira - Nutricionista da Detella Restaurantes Empresarias