Menu

Viva Bem

12/05/2019

Clareamento Dental: O Sorriso Mais Clean!

Um sorriso harmônico, com dentes alinhados e brancos, se tornou a meta de muitos pacientes, mudando a prioridade que, anteriormente, era focada na saúde e função mastigatória

O clareamento dental é um procedimento comum e um dos mais procurados quando o assunto é estética bucal Por mais simples que o procedimento pareça, não é exclusivamente estético e requer muito critério para sua indicação A avaliação inicial, profilaxia (limpeza profissional) e orientação do cirurgião-dentista é imprescindível Um sorriso harmônico, com dentes alinhados e brancos, se tornou meta de muitos pacientes, muitas vezes mudando a prioridade que anteriormente era a saúde e função mastigatória Luan Vinícius Camatti

O clareamento dental é um procedimento comum e um dos mais procurados quando o assunto é estética bucal. Os brasileiros estão entre os que mais buscam esse serviço. Um sorriso harmônico, com dentes alinhados e brancos, se tornou meta de muitos pacientes, muitas vezes mudando a prioridade que anteriormente era a saúde e função mastigatória. É importante salientar que, por mais simples que o procedimento pareça, não é exclusivamente estético e requer muito critério para sua indicação. A avaliação inicial, profilaxia (limpeza profissional) e orientação do cirurgião-dentista é imprescindível. Somente um profissional preparado saberá conduzir e orientar com segurança o tipo de clareamento, a concentração ideal do produto, a frequência e a maneira correta de aplicar o gel até alcançar o grau de clareamento possível. Existem diversos métodos de clareamento, entre os mais utilizados estão o caseiro e o de consultório.

O que é e como ocorre o clareamento dental profissional?

O processo de clareamento dos dentes acontece por meio de produtos químicos como o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio. Esses agentes clareadores recuperam a cor original dos dentes, que foi modificada durante a vida ou em decorrência de diferentes fatores, ou ainda, promovem o clareamento dos dentes originalmente escurecidos. O gel aplicado sobre a superfície dental, é ativado quimicamente, de modo a liberar oxigênio, com isso o oxigênio livre quebra as partículas de pigmento que deixam o dente amarelado. As moléculas permitem que o dente tenha uma reflexão de luz maior, de modo a se mostrar mais claro.

Como funcionam os métodos para clarear os dentes?

Existem duas maneiras: a caseira, como o próprio nome diz, o paciente aplica o gel em casa sob a orientação e acompanhamento do cirurgião-dentista em consultas intermediárias; e o clareamento de consultório, que é realizado pelo profissional em ambiente clínico sob supervisão. Também podem ser utilizadas as duas técnicas combinadas, quando indicado. O uso do laser durante a aplicação no consultório, pode ser associado ao tratamento na tentativa de potencializar o processo do clareamento, porém alguns estudos questionam a segurança e a eficácia desse procedimento.

Clareamento de Consultório

Neste procedimento, o dentista aplica um gel de alta concentração, e se faz necessário a utilização de uma barreira protetora para a gengiva e afastamento labial, para evitar queimaduras nos tecidos. Dessa maneira, o objetivo é alcançado em poucas sessões de aplicação.

Clareamento Caseiro

Esse é o método realizado pelo paciente. Ele deposita a quantidade de gel indicada dentro de uma moldeira perfeitamente adaptada aos dentes. Esse gel tem uma concentração bem menor do que àquele usado no clareamento de consultório. Os materiais são fornecidos pelo cirurgião-dentista, que orienta e supervisiona o tratamento durante as visitas periódicas ao consultório. O tempo de tratamento caseiro varia de 14 a 21 dias, e geralmente é a opção mais indicada por ser mais lento e, consequentemente,  menos agressivo. Ao final do tratamento, é fundamental uma sessão de polimento dos dentes e aplicação de flúor, o que promoverá o "fechamento dos poros" do esmalte dental e trará longevidade à manutenção da cor, além de eliminar uma possível sensibilidade residual dos dentes.

A escolha dos métodos

O resultado do clareamento depende de diversos fatores, e, também, do que é possível fazer em cada caso. Isso se explica pelo fato de cada pessoa possuir uma anatomia dentária diferente, bem como diferentes quantidades de cada camada dentária, esmalte e dentina. Quanto mais conservada a estrutura dental, ou seja, maior quantidade de esmalte, melhor será o resultado. Antes de iniciar o tratamento, é importante realizar uma avaliação clínica e fotográfica, para observar possíveis áreas de desgaste dental ou raízes expostas, que possam gerar hipersensibilidade. Também é indispensável realizar uma profilaxia prévia e diagnóstico por imagens radiográficas, para evitar que possíveis infiltrações em restaurações mal adaptadas ou até mesmo presença de cáries possam interferir no tratamento.

É recomendada a substituição de restaurações defeituosas, e reversão de quadros de gengivite e periodontite previamente ao tratamento. Os dois métodos de clareamento dental são eficazes, mas a escolha do tratamento varia de paciente para paciente. A maioria dos profissionais recomenda, para obter melhores resultados em um período de aplicação menor, o uso simultâneo da técnica caseira e de consultório.

O que é importante saber sobre a alimentação e hábitos durante o tratamento?

Evitar alimentos que tenham maior taxa de acidez, já que pode haver aumento de sensibilidade após a aplicação do produto, como frutas e sucos cítricos, temperos mais fortes, como vinagre por exemplo, e refrigerantes. Estudos mais recentes, comprovam que não existe relação direta no resultado do tratamento com a ingestão de alimentos e bebidas com corantes, como café e vinho, e sim relacionado a maus hábitos de higiene bucal favorecendo o acúmulo de placa bacteriana e tártaro.

Sensibilidade Dentária

A sensibilidade dentária também representa um risco, e pode comumente ocorrer em diversos níveis durante a aplicação do agente clareador. Normalmente essa sensibilidade dura poucos dias após o término da aplicação, e pode ser controlada durante o tratamento pelo cirurgião-dentista, administrando as concentrações do produto e aplicando um gel dessensibilizante para auxiliar na remineralização do esmalte.

Uso indiscriminado e os danos causados

Apesar da prescrição ser restrita ao uso pelo cirurgião-dentista, são facilmente encontrados, principalmente na internet, produtos similares, que na maioria das vezes são anunciados por pessoas leigas no assunto, que não fornecem a procedência e nem a composição do produto, podendo comprometer a saúde bucal dos usuários. Existem também cremes dentais clareadores e o pó de carvão ativado, que muitas vezes possuem partículas abrasivas que podem causar danos aos tecidos gengivais e até mesmo desgaste dental a longo prazo. O uso indiscriminado e sem orientação de um professional legalmente habilitado, pode causar danos irreversíveis como desgaste da superfície dental, inflamação nas gengivas, ulcerações e retrações gengivais, e em casos mais graves necrose pulpar (morte do nervo do dente).

 

Luan Vinícius Camatti