Menu

Viva Bem

08/05/2019

Fibras

Qual o Papel Desse Elemento na Harmonia da Sua Saúde?

As fibras têm a importante função de auxiliar no funcionamento do aparelho digestivo, promovem a saciedade, retardam a absorção de alimentos com alto índice glicêmico, além de reduzir os níveis de colesterol LDL. Foto: Caroline Pierosan Elas podem ser encontradas em frutas, verduras, folhosos, aveia, grãos e cereais integrais. A seguir, a nutricionista Lilian Fries, Coordenadora Operacional da Detella Restaurantes Empresariais, responde algumas das principais dúvidas a respeito do consumo desse item tão importante para a dieta e saúde humana. Foto: Caroline Pierosan O ideal é a ingestão diária mínima de 30g de fibras por dia, entretanto consumo maior do que o recomendado não ocasiona prejuízos à saúde. Foto: Caroline Pierosan Lilian Fries, Coordenadora Operacional da Detella Restaurantes Empresariais, responde algumas das principais dúvidas a respeito do consumo desse item tão importante para a dieta e saúde humana. Foto: Caroline Pierosan As fibras solúveis são assim denominadas, pois são absorvidas pelo trato intestinal, retardando o esvaziamento gástrico e gerando saciedade. Foto: Caroline Pierosan O consumo de fibras solúveis reduz o tempo de absorção de alimentos, principalmente os com alto índice glicêmico, reduzindo os níveis de glicose sanguínea. Foto: Caroline Pierosan

As fibras têm a importante função de auxiliar no funcionamento do aparelho digestivo, promovem a saciedade, retardam a absorção de alimentos com alto índice glicêmico, além de reduzir os níveis de colesterol LDL. Elas podem ser encontradas em frutas, verduras, folhosos, aveia, grãos e cereais integrais. A seguir, a nutricionista Lilian Fries, Coordenadora Operacional da Detella Restaurantes Empresariais, responde algumas das principais dúvidas a respeito do consumo desse item tão importante para a dieta e saúde humana.

NOI: Com qual frequência devemos consumir fibras e qual a quantidade ideal?

Lilian Fries: O ideal é a ingestão diária mínima de 30g de fibras por dia, entretanto consumo maior do que o recomendado não ocasiona prejuízos à saúde. Para auxiliar o trânsito intestinal faz-se necessária a ingestão de água, evitando o enrijecimento do bolo fecal.

Há diferentes tipos de fibras?

Há dois tipos de fibras nos alimentos, as solúveis e as insolúveis. As fibras solúveis são assim denominadas, pois são absorvidas pelo trato intestinal, retardando o esvaziamento gástrico e gerando saciedade. Elas são encontradas na casca de frutas cítricas, maçã, batata, legumes, vegetais e farelos de aveia e cevada. As fibras insolúveis não são absorvidas pelo trato intestinal. São responsáveis por reter água nas fezes, auxiliando no funcionamento do intestino e aumentando o peristaltismo intestinal. São encontradas em folhosos, frutas com casca, grãos de cereais e sementes.

Uma dieta rica em fibras ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue?  

Sim. O consumo de fibras solúveis reduz o tempo de absorção de alimentos, principalmente os com alto índice glicêmico, reduzindo os níveis de glicose sanguínea.

Há benefícios em consumir frutas depois da refeição? Ou tanto faz o momento do consumo?

O ideal é que o consumo de frutas e verduras seja realizada antes do consumo dos pratos principais, pois assim o organismo terá tempo para realizar a função de promover a saciedade.

Qual a melhor forma de consumir as fibras (trituradas, hidratadas ) ?

A melhor forma para o consumo das fibras é in natura e, quando possível, com casca, pois ela contém todos os nutrientes e fibras disponíveis na fruta.

 

FIBRAS & ÁGUA!
Para que as fibras alimentares tenham efeito benéfico no organismo é importante que se beba uma boa quantidade de água (média de 2 a 3 litros por dia para adultos).Essa dupla trabalha muito bem em conjunto e auxilia, inclusive, no emagrecimento. Isto ocorre porque o consumo de fibras e água cria um gel no estômago (esse gel se forma devido as propriedades hidrossolúveis, unindo a água a fibra ingerida, preenchendo parcialmente o estômago), dando a sensação de saciedade, além de favorecer a digestão e absorção de nutrientes!
INTEGRAL X REFINADO
A maior parte das fibras contidas nos alimentos estão na casca. Além das fibras, os alimentos integrais contêm vitaminas do complexo B, vitamina A, cálcio, fósforo e ferro.
GRÃO INTEGRAL
Para ser integral, ele precisa ter os seus três componentes: endosperma, gérmen e casca (que não é a parte fibrosa, mas sim a camada protetora do grão – também chamada de farelo). Quando o alimento passa pelo processo industrial de refinamento, são retirados o gérmen e a casca, onde ficam a maioria das vitaminas, minerais e fibras, restando apenas o carboidrato.
TIPOS DE FIBRAS
As solúveis dissolvem-se na água e aumentam o tempo de digestão (ótimo para os diabéticos evitarem o pico de glicose e reduzir o colesterol). As insolúveis não se dissolvem no organismo e ajudam o intestino na evacuação, além de retardar a absorção da glicose.

 

FONTES DE FIBRAS QUE CONTRIBUEM PARA SUA SAÚDE
Linhaça – É rica em ácidos graxos insaturados (ômega 3 e 6) e em fibras e magnésio. Quando triturada auxilia no controle dos níveis de glicose e lipídeos sanguíneos. Para mulheres auxilia na redução dos sintomas pré-menstruais.
Farelo de trigo – É produzido a partir da camada externa do grão do trigo. É rico em fibras, proteína e ferro. Auxilia no controle dos níveis sanguíneos de glicose e lipídeos, além de promover saciedade quando adicionado à preparações.
Gergelim – É rico em fibras, proteínas, fósforo e magnésio. O alto teor de magnésio presente no gergelim, aliado a uma dieta saudável e atividade física, auxiliam na prevenção de câncer. Auxilia no ganho de massa magra e aceleração do metabolismo.