Menu

NOI in movie

Cada Profissional, Um Comunicador

“Numa era de redes sociais, você não precisa mais esperar o convite de um jornalista para expor-se qualificadamente compartilhando conteúdo relevante e, enquanto vende, motivar um movimento social positivo. ‘Aparecer’ é uma grande responsabilidade e uma importante missão” (Caroline Pierosan)

“Quem é que ocupa a maior parte dos espaços hoje na TV e nas redes sociais?”, provoco, diante do meu destacado entrevistador. “Quem são os nomes mais citados, que qualquer brasileiro conhece? Não são cantores, artistas, e atores de novela? Pois bem. Onde estão as referências sérias e competentes do país, de outras áreas? Por que ‘aparecemos’ tão pouco?”, questiono, ao explicar a minha nova missão, de fomentar a comunicação estratégica entre profissionais qualificados e empresas de todos os portes. A conversa com o jurista e jornalista (muito em breve graduado em Comunicação Social) Manoel Valente Figueiredo Neto desenvolveu-se ao longo de uma das lindas tardes de sábado da Serra Gaúcha, numa das landmaks mais suntuosas da região, o Chateau La Cave.

Convidei Manoel para realizar essa entrevista especial (a minha primeira como fonte) e o resultado foi impressionante! Essa troca de papeis faz parte do que já está acontecendo e acontecerá, cada vez mais, a partir de agora: cada profissional será um comunicador. “Acredito que a exposição também é uma forma de “give back” para a sociedade. É uma maneira de mostrar o progresso, o crescimento, e que tudo isso é possível por meio do trabalho, do empreendedorismo, do estudo, e do empenho”, enfatizo, ao longo da entrevista. “Quer dizer, numa era de redes sociais, não precisamos mais esperar o convite de um jornalista para expor-nos qualificadamente compartilhando conteúdo relevante e, enquanto vendemos, motivarmos um movimento social positivo. Acredito que ‘aparecer’ é uma grande responsabilidade e uma importante missão”, desafio.

A pergunta de agora é: como eu levo o meu produto ou serviço ao cliente por meio da comunicação de uma forma consistente, constante e fidedigna? Como o cliente que vai “me achar” na internet pode ter o máximo de informação e experiência com o meu produto / serviço antes de decidir comprá-lo? Quando compreendermos quanto tempo, investimento e esforço isso nos poupará, posteriormente, perceberemos que não há motivos para não fazer, não fazer bem feito, e não fazer o máximo possível. Precisamos compreender onde as vendas e relacionamentos nascem – e elas nascem, hoje, a partir das informações que compartilhamos na internet – mais que qualquer outra estratégia metafísica (palavra que gosto de usar para explicar) até, porque, o on-line, é “pessoal e presencial” sim. A seguir apresentamos essa interessante conversa sobre comunicação social exponencial, influência e responsabilidade humana, protagonizada por dois dos jovens intelectuais atuantes mais expoentes da Serra Gaúcha. 

 

Leia essa entrevista:
https://www.revistanoi.com.br/reportagens/cada-profissional-um-comunicador_1.html

 

INTRODUÇÃO I CAROLINE PIEROSAN
ENTREVISTA I MANOEL VALENTE
IMAGENS I JOSUÉ FERREIRA