Menu

NOI in movie

Cromoterapia Para Pets

“Auxilia a gerar equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e emoções”

“As terapias alternativas buscam tratar o que está desequilibrando no paciente, para curar o agente causador das doenças e não apenas os sintomas”, explica a médica veterinária Carolina Pescador. De acordo com ela, tudo isso é feito por meio do equilíbrio entre corpo físico e corpos sutis. “Para isso utilizo técnicas como Reiki, Cromoterapia e Aromaterapia”, explica. Carol afirma que, no dia a dia clínico, percebe que boa parte dos distúrbios apresentados pelos animais têm fundo emocional. “Por isso o uso de terapias alternativas é super importante ao se pensar em tratar um animal”, incentiva. A seguir, ela destaca os benefícios da cromoterapia para tratar os pets.

Caroline Pierosan: Como funciona a cromoterapia?

Carolina Pescador: A Cromoterapia é uma Terapia Integrativa e Complementar que utiliza as cores. Ela auxilia a gerar equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e emoções. Cada cor tem sua função terapêutica específica e atua em um chakra ou um órgão do corpo. Na Medicina Veterinária a Cromoterapia utiliza a vibração das cores do espectro solar visando devolver ao corpo do animal seu equilíbrio físico-energético em regiões que apresentam alguma disfunção. As propriedades terapêuticas de cada cor vão agir nos campos energéticos, chamados Chakras localizados ao longo do corpo dos animais. Entre as diversas utilizações da cromoterapia, a mais conveniente é a aplicação de um foco luminoso diretamente sobre o animal, a chamada caneta de cromoterapia. A aplicação da luz pode ser utilizada em conjunto com outros tipos de tratamento como a acupuntura.

Para quem é indicado?

Para todos os pets, principalmente para aqueles que possuem distúrbios comportamentais relacionados à agressividade e agitação, medo e ansiedade.

Qual o significado das cores na cromoterapia?

Cada cor tem uma frequência que pode ser direcionada para problemas específicos. O azul é calmante e anti-inflamatório, o laranja é revitalizante e assim por diante. Cada cor tem inúmeras funções de cura. Um bom exemplo de uso das cores para os animais é a utilização da cor azul no ambiente de cães muito bravos ou agitados. Com o passar do tempo a tendência é que eles se acalmem. Porém, todos os outros estímulos ambientais devem ser estudados. Não adiantaria usar a cor azul em um ambiente barulhento onde os proprietários vivem brigando, falando alto e escutando som no último volume.

Há contraindicações? 

Não nenhuma. O uso da cromoterapia oferece ao animal uma sensação de relaxamento e segurança, além de proporcionar todos os benefícios terapêuticos.

Há algum risco para a visão do pet? 

Não. Mas, durante a aplicação, costumamos proteger os seus olhos. 

 

ENTREVISTA E EDIÇÃO I CAROLINE PIEROSAN
IMAGENS I JOSUÉ FERREIRA