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 Diego Bertolini, Diretor da Fenavinho e Gerente de Promoção do Ibravin

Queremos posicionar o espumante brasileiro como um dos 15 melhores do Hemisfério Sul do mundo

"Queremos posicionar o espumante brasileiro como um dos 15 melhores do Hemisfério Sul do mundo. Queremos ocupar um espaço de referência nessa categoria que hoje representa 7% em volume de consumo no mundo, porém 18% em representatividade de valor. A categoria vem crescendo 8% ao ano, muito mais do que os vinhos tranquilos. Decidimos acompanhar essa tendência, aliando-a à nossa vocação. O varietal mais cultivado na Serra Gaúcha é o Chardonnay. Teremos a primeira Denominação de Origem focada em espumantes em Pinto Bandeira", defende Diego Bertolini, Diretor da Fenavinho e Gerente de Promoção do Ibravin. Bertolini foi o professor dessa tarde para a turma de Enografia Brasileira e do Novo Mundo da Escola de Gastronomia UCS. Além de falar da divulgação do espumante brasileiro ele também expôs números comerciais do setor no Brasil e no mundo e descreveu algumas das estratégias que os produtores têm praticado para alcançar novos consumidores. "Precisamos continuar fomentando profissionais e educando sobre o vinho, mas precisamos buscar novos clientes. O consumo per capita no Brasil hoje é de 1,9 litros por pessoa, por ano equanto no Uruguai e Argentina é em torno de 20 a 25 litros per capita anual. Hoje apenas 32 milhões de pessoas no Brasil são consumidores frequentes de vinhos. São 90 milhões de consumidores potenciais que ainda não consomem esse produto", alertou Bertolini para a imensidão das possibilidades que o mercado brasileiro anuncia.