Menu

NOI in movie

Manoel Valente - Bloco B

Manoel Valente Figueiredo Neto decidiu sediar-se em Caxias do Sul para realizar muitas das suas importantes missões de vida

O jurista mora na cidade desde janeiro de 2018. Professor de Direito no Mestrado e Doutorado da UCS, o estudioso incansável possui um vasto currículo acadêmico. Jovem (para tantos títulos), aos 34 anos, Valente é totalmente dedicado e gosta de se aprofundar nos sentidos e porquês da vida. Tradicional como um jurista, também é antenado como um nativo da era digital, podendo ser considerado um influencer nas redes sociais. Além disso, atualmente, ele estuda Jornalismo. “Eu considero ‘mostrar o meu dia a dia’ nas redes sociais uma forma de sobreviver. A luta pelo Direito não é uma ilusão, não é uma brincadeira, é uma realidade. Já que eu trabalho tanto, procurando ser autor do meu tempo e da minha História... por que não compartilhar? Eu acredito que seria um egoísmo muito grande da minha parte guardar isso tudo só para mim (tendo em vista tantas pessoas que me perguntam sobre coisas da minha vida jurídica e profissional). Tirar uma foto e postar é tão rápido! ”, salienta.  

Ele observa, atento, como as transformações tecnológicas impactam na rotina do seu ofício. “Já posso fazer atendimento no cartório, conforme normas do órgão máximo de controle administrativo, por recursos de aplicativos de celular. Há pouco tempo, por exemplo, informar oficialmente pelo WhatsApp era algo que, para muitos juristas, parecia uma aberração. Hoje é possível, enquanto perdurar a pandemia do Covid-19. Essas transformações que dialogam com tecnologias emergentes são objeto da minha curiosidade, pois melhoram a qualidade na prestação dos serviços e a comunidade se sente melhor atendida, o que promove cidadania”, afirma.  

A seguir apresentamos a interessante conversa que registramos nos Pavilhões da Festa Nacional da Uva, um dos símbolos arquitetônicos mais emblemáticos da Serra Gaúcha. A gravação foi realizada em meio à pandemia mundial da COVID-19. Nesse período adverso, as pautas do diálogo giraram em torno de questões sobre a Segurança Jurídica (também abordada na obra que o escritor lançou em maio desse ano), bem como temas do Registro de Imóveis, da Comunicação Social e da Tecnologia da Informação. Durante nossa conversa, Manoel falou (pela primeira vez publicamente), sobre o ataque hacker que sofreu em seu local de trabalho, há cerca de um ano. De acordo com ele, a experiência foi o “divisor de águas” em sua vida. Acompanhe as trocas geradas por esse instigante, raro e rico encontro. 

 

ENTREVISTA I CAROLINE PIEROSAN
IMAGENS I JOSUÉ FERREIRA 
EDIÇÃO I FERNADNA CARVALHO