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Márcia Costa - Querer, Inovar e Crescer

Conheça a trajetória empreendedora, os ideais e valores de Márcia Costa, idealizadora da rede de lojas para vestuário Drops de Menta

“Se você quer, você pode”, essa simples, porém poderosa frase de Luiz Felipe Scolari levou convicção à menina de 11 anos, que se achava pequena demais para jogar num time de vôlei. Inspirada e persistente, no final daquela temporada, ela ganhou sua primeira medalha. A experiência de superação e a fé na frase daquele que, posteriormente, seria um dos maiores técnicos esportivos do Brasil, inspiraram muitas outras decisões na vida de Márcia Costa. Se, pequena em estatura, a gigante em visão e determinação aprendeu, desde muito cedo, as responsabilidades de um empreendedor. Tendo sempre consigo aquele querido presente de Scolari formatado em palavras “se eu quero, eu consigo”, decidiu ser empresária aos 15 anos. “Me tornei sócia da Floricultura onde havia começado minha vida profissional”, conta. “Foi ali, quando comecei a entregar as flores, que tive a certeza - queria trabalhar no comércio. Adorei a sensação encantadora de ver o sorriso no rosto das pessoas, quando recebiam nossas encomendas”, relembra.

Pouco tempo depois, aos 17 anos, uma nova empreitada. “Resolvi abrir uma loja de roupas, pois sempre amei moda”, relembra. “Venho de uma família humilde, e nunca tive muitas condições de comprá-las na minha adolescência. Então minha prima Marga, que até hoje está comigo, me dava algumas roupas que eu mandava reformar em uma costureira do bairro. Eu ficava tão feliz com o que ganhava… acho que até hoje é isso! Nós sabemos que a moda proporciona felicidade para as pessoas e é essa a nossa missão como empresa”, afirma com um sorriso seguro.

Além de coragem e determinação, muita pesquisa e estudo de mercado embasaram os planos de Márcia para a inauguração da inovadora Drops de Menta, em 1996. De acordo com ela, a hoje sólida empresa, nasceu para ser uma franquiadora, desde o princípio. Em 2018, apenas 22 anos depois de sua fundação, a marca capitaneia 15 franquias espalhadas pelo Rio Grande do Sul, tendo sido a primeira loja a estruturar uma Flagship no Sul do país. A seguir, a eleita Administradora do Ano pela Associação dos Administradores da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul (AANERGS) – sendo a destacada segunda mulher a receber o título - conta sobre suas convicções, trajetória de vida, opinião sobre o mercado da moda e visão (ainda hoje de vanguarda) para os negócios que, conforme ela mesma anuncia, “seguirão planos muito bonitos para o futuro”.

Entrevista e Edição l Caroline Pierosan I Fotos I Josué Ferreira