Menu

NOI in movie

Ozonioterapia Pet

A ozonioterapia possui efeito anti-inflamatório, antiálgico, imunomodulador, bactericida, fungicida e virucida

 

A ozonioterapia utiliza o gás ozônio e o oxigênio como agentes terapêuticos no tratamento de diversas patologias. Entre os seus efeitos podemos citar o anti-inflamatório, a imunomodulador, antimicrobiano e cicatrizante. Como efeito secundário, eles podem conferir o controle da dor em processos inflamatórios. O ozônio pode ser aplicado de várias formas, as principais são de forma local (que podem ser em pontos de acupuntura ou não) por via intramuscular, subcutânea ou intra-articular, insuflação retal e por auto-hemoterapia maior ou menor (quando o sangue do próprio paciente é ozonizado e reaplicado). O médico veterinário habilitado deverá determinar a dose adequada e a via de aplicação de acordo com a indicação e as condições do paciente. Também é possível ozonizar óleos e água para uso tópico, limpeza de tecidos ou até uso oral. Saiba mais a seguir. 

Para quem é indicado?

A ozonioterapia pode ser indicada no tratamento complementar de diversas doenças como: artrites e artroses, diabetes, infecções em geral (bacterianas, fúngicas ou virais), discoespondilite, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), glaucoma crônico, doenças isquêmicas, doenças autoimunes, tendinopatias e outros. O ozônio também é utilizado para acelerar a cicatrização de feridas infeccionadas, queimaduras e como adjuvante no tratamento de câncer, amenizando os efeitos colaterais da quimioterapia. 

Quais os benefícios?

A ozonioterapia possui efeito anti-inflamatório, antiálgico, imunomodulador, bactericida, fungicida e virucida. Além disso é capaz de estimular a cicatrização de feridas. Por seu efeito anti-inflamatório e analgésico diminui a necessidade do uso de medicamentos anti-inflamatórios. Então, quando a ozonioterapia é utilizada com esse objetivo nos pets, a ideia é que o pet não precise tomar medicações mais fortes para dor. O gás ozônio pode ser aplicado topicamente para tratamento de dermatopatias. No uso tópico, pode-se utilizar o gás contido em uma bolsa de pvc cristal. Quando utilizado em concentrações altas, o gás ozônio tem ação antimicrobiana de amplo espectro, podendo ser útil em infecções diversas e resistentes. A ação antimicrobiana é direta, com efeito oxidante sobre a membrana do microrganismo, tendo ação sobre bactérias, vírus, fungos e protozoário. E eliminando a coceira e favorecendo a cicatrização da pele.

Por quanto tempo o pet deve fazer o tratamento?

A resposta ao tratamento varia conforme cada animal, mas em geral é necessário realizar 4 sessões para ver a resposta do animal frente ao tratamento para verificar se a ozônioterapia está ajudando no caso e, assim, poder definir o tempo total de tratamento. 

Há contra – indicações?

Em pets idosos e debilitados ou com grande estresse oxidativo, a ozonioterapia deve ser evitada ou feita de com muito cuidado para não agravar o quadro clínico do animal.

O pet sente alguma dor?

Em doses com concentrações menores, utilizadas nas primeiras aplicações, o gás não causa dor. O animal pode sentir o desconforto da agulha e do volume do gás mas, na maioria das vezes, eles não se incomodam. Observando a resposta do animal e controlando a concentração de ozônio, é possível realizar um tratamento eficaz sem causar nenhum desconforto no pet.

 

Entrevista I Caroline Pierosan
Imagens I Josué Ferreira
Edição I Fernanda Carvalho