Menu

NOI in movie

Reserva de Valor

A mestre em administração e gestora Andreia Morello fala sobre o mercado de capitais no Brasil, sobre a alienação das mulheres em relação ao tema, e sobre o desafio de mudar a cultura financeira no país

A vitalidade e a perspicácia transpassam o belo olhar da empresária Andreia Morello. Notavelmente apaixonada por temas do Mercado Financeiro, a jovem empresária de sorriso radiante celebra, em 2019, 10 anos de fundação da Safe Investimentos, uma das poucas empresas dedicadas a assessorar investidores na Serra Gaúcha (RS), credenciada à maior corretora do Brasil, a XP Investimentos. Em um contexto masculino por tradição, a impetuosidade e a autoconfiança de Andreia chamam atenção. Entretanto, ela destaca que não gostaria de ser uma exceção. “Hoje temos, em média500 clientes ativos. Nem 10% deles são mulheres. Para mim, é triste constatar isso. Aqui, na nossa região nós não temos só homens que têm recursos. Nós temos muitas mulheres que trabalham e que ganham muito bem. Então por que tão poucas entre elas investem?”, questiona.

“Muitas vezes ouço assim ‘não tenho tempo, eu já trabalho, eu já cuido da casa, cuido dos filhos, então a parte financeira quem faz é meu marido pois para mim não dá, é muita coisa’. Seria importante que as mulheres integrassem essa realidade. Independentemente de o dinheiro ser da família, elas podem e devem se posicionar em relação a ele. Eu acho fundamental que elas entendam sobre o mercado financeiro. Não podemos mais aceitar ideias como ‘ah... é um mercado mais machista, mais masculino, então eu prefiro deixar’. Não, não deixa não! O dinheiro é teu também!”, alerta a empresária defendendo que, as mulheres, quando passam a entender sobre finanças, costumam ser muito práticas e lógicas. Ao longo da conversa com a NOI, Andreia também fez observações importantes sobre aspectos culturais da relação dos brasileiros com seu dinheiro. “Somos um povo endividado, moramos num Estado endividado e somos um país que não tem reservas. O Brasil apenas vai mudar a partir do momento em que nós entendermos que precisamos evoluir no sentido educacional. Também quando conseguirmos que as pessoas tenham reserva de valor ao invés de só tomar recursos emprestados”, alerta.

Sendo bem sucedida em um contexto extremamente desafiador, Andreia acredita que o futuro da empresa (que tem sede em Caxias do Sul) é promissor e planeja a expansão para outros municípios do Rio Grande do Sul. “Nós vamos mostrar para as pessoas que dá para investir de forma diferente, que dá para manter o seu perfil, rentabilizando, porém compondo melhor a sua carteira de investimentos. Então temos, além do nosso crescimento próprio, essa missão muito maior e mais difícil, que é a de fazer com que os clientes entendam onde estão investindo e por que estão investindo em tal produto nesse atual momento”, afirma. No video, acompanhe as importantes opiniões da visionária.

 

ENTREVISTA I CAROLINE PIEROSAN I FOTOS I JOSUÉ FERREIRA