A gigante mundial Smurfit Kappa amplia sua atuação no Brasil e celebra plantas fabris na Serra Gaúcha (em Bento Gonçalves) e a inauguração de um Centro de Experiências em São Paulo
Caroline Pierosan
Com uma receita anual global de USD 10 bilhões a Smurfit Kappa (SK) é uma empresa integrada de classe mundial, sendo uma das principais fornecedoras de soluções de embalagens (baseadas em papel) projetadas para otimizar as cadeias de suprimentos. Com 46.000 funcionários em 35 países ao redor do mundo, a empresa está presente em 13 Estados das Américas. No Brasil, atua desde 2015, com cerca de 1.700 funcionários. São sete fábricas aqui sendo duas sediadas em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha (uma fábrica de papel e uma de papelão ondulado). “Somos os líderes no mercado de embalagens para vinho na Itália, França, Europa e Escandinávia. Sendo a região de Bento Gonçalves produtora de até 84% do vinho elaborado no Brasil, consideramos o local ideal para implantarmos nossa fábrica” afirma Manuel Alcalá, Chief Executive Officer (CEO) da Smurfit Kappa no país. Ele pontua que o consumo médio de vinho no Brasil é de 2 litros por pessoa, ao ano, enquanto na Argentina é de 30 litros anuais e na Itália é de 60 litros. “O potencial de crescimento da produção vitivinícola da região de Bento é altíssimo. Estamos otimistas com o que vai acontecer no Brasil”, prevê o CEO. As demais plantas fabris brasileiras da Smurfit Kappa estão em Maranguape – CE (1 fábrica de papelão ondulado), em Pirapetinga – MG (2 fábricas - 1 de papel e 1 de papelão ondulado) e em Uberaba – MG (2 fábricas - 1 de papel, 1 de papelão ondulado). “Estamos não apenas trazendo conhecimento de todo o mundo para o Brasil como, também, aprendendo muito aqui. Os brasileiros são muito abertos a novidades, muito inovadores e têm muita vontade de aprender. Também são muito proativos. Nossos índices de produtividade no país são impressionantes!”, elogia.
Em solo brasileiro a empresa fornece soluções para todos os setores de bens de consumo embalados e bens duráveis. “Globalmente, a SK produz 5,9 milhões de toneladas (mais de 10,8 bilhões de metros quadrados) de embalagens de papelão ondulado, utilizando grande parte das 6 milhões de toneladas de container board produzidas em sua própria fábrica”, explica Acalá. “Nós analisamos nossos consumidores, tendências e mercados para fornecer soluções de embalagem que atendam às necessidades específicas de nossos clientes”, complementa. “Toda a análise que fazemos na cadeia de suprimentos, nas necessidades dos clientes e nas soluções de embalagem que fornecemos resulta na melhoria no custo total do produto”, destaca Acalá. De acordo com o CEO o objetivo da empresa é ajudar os clientes a realizarem economia, ampliarem vendas e otimizarem suas soluções de embalagens, melhorando a experiência do consumidor.
Nesse sentido uma das apostas do grupo é buscar inovação por meio do design. “Hoje atuam em nossa empresa cerca de 700 designers. Usamos tecnologia de ponta para fornecer formatos inovadores de embalagens e prateleiras”, assegura Acalá. “Nossa rede de apoio (que inclui laboratórios, instalações e ferramentas) nos permite usar princípios globais em cada operação local”, explica o gestor. “Utilizamos as mais recentes tecnologias disponíveis no mundo, como o neuromarketing, realidade aumentada, visualização 3D, para a otimização da solução de embalagem que entregamos aos nossos clientes”, descreve. Atualmente a empresa apresenta um portfólio de mais de 7.000 conceitos de embalagem.
Centros de Experiência
Um dos grande diferenciais da Smurfit Kappa são os Centros de Experiência. “São espaços que promovem nosso objetivo principal de ajudar os clientes a aumentarem as vendas reduzindo seus custos por meio da criatividade dos nossos funcionários”, explica Alcalá. A empresa mantém 23 Centros de Experiência em todo o mundo (sendo três deles nas Américas, um recentemente inaugurado em São Paulo) que oferecem aos clientes uma oportunidade de ver na prática o impacto das embalagens em cada etapa da cadeia de suprimentos. “Os Centros de Experiência desempenham um papel fundamental na promoção de talentos e inovações na empresa, oferecendo exposições, visualização virtual de loja e salas de inspiração modernas”, avalia o CEO. Na planta de Bento Gonçalves, no RS, a empresa mantém um Centro de Soluções de Embalagens (que está sendo revitalizado, com previsão de reinauguração para abril de 2019) conectado com os Centros de experiência ao redor do mundo. A SK investe, anualmente, cerca de USD 650 mil no projeto dos Centros de Experiência. No Brasil, a expectativa é atender 150 clientes no novo Centro paulista. Ali uma série de recursos tecnológicos demonstram exatamente como funciona o trabalho da Smurfit Kappa em cada etapa. No Centro os clientes podem ter contato com:
Participação na Wine South America 2018: A Smurfit Kappa tem presença global nos mercados de vinho há mais de 50 anos. Na Wine South America 2018 (realizada em outubro, pela primeira vez em solo brasileiro, em Bento Gonçalves), a empresa exibiu suas soluções de embalagem especialmente desenvolvidas para impulsionar o crescimento de empresas que operam nos setores de azeitona e vinho. Estes mercados estão entre os mais inovadores em termos de desenvolvimento de embalagens no mundo. Para esse segmento a SK indica a Bag-in-Box, um sistema de embalagem de uso único desenvolvido para ampliar a vida útil de líquidos de maneira prática, acessível e que respeita o meio ambiente.